Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Introdução para um Texto Narrativo

Introdução para um Texto Narrativo

Categoria: Outros
Comentários: 2
Introdução para um Texto Narrativo

Uma introdução é o rosto do texto daí ser uma parte muito importante que deve ser cuidadosamente elaborada.

Na introdução são apresentados o assunto ou tema, os personagens, o espaço e o tempo e ainda a primeira indicação sobre o enredo que será de seguida desenvolvido e depois concluído.

A elaboração da introdução do texto narrativo implica um conhecimento prévio das regras básicas da construção deste tipo de texto. Antes de mais a linguagem utilizada deve ser coloquial e o vocabulário cuidadosamente escolhido e variado evitando a repetição de ideias, expressões e até mesmo estruturas frásicas completas.

O autor deve ter em linha de conta que a realização de um plano do texto não pode ser descurada. Nesse plano e no que à introdução diz respeito devem ser colocados todos os aspetos considerados essenciais para a apresentação da narrativa. Não é de todo imprescindível mas pode e deve ser considerada a inserção de figuras de retórica que motivem o leitor.

A redação da introdução não deverá prolongar-se em número de parágrafos. O que nela é referido deve tornar-se claro e de fácil leitura para não complicar aquilo que será depois expandido no desenvolvimento.

O leitor deverá sentir-se arrebatado pelo início do texto e, como tal, conquistá-lo é primordial. Se a introdução for demasiado básica ou extensa poderá desmotivar o leitor para a leitura integral do texto. Assim sendo, esta parte pode ser determinante no sucesso de toda a obra. Todos os autores reconhecidos atribuem à introdução a importância que ela de facto merece e elegem-na como o rosto das suas obras.

Um autor principiante deverá também fazer várias leituras de obras de qualidade reconhecida para mais depressa se familiarizar com a estrutura e a forma que uma boa introdução deve ter. A leitura é a fonte da riqueza vocabular e o melhor ambiente a explorar quando se quer escrever bem.

O texto narrativo revela alguma complexidade nas regras da sua estrutura, pelo que, o seu estudo é fator obrigatório antes de se almejar escrever um.

A introdução é apenas uma das partes que compõe essa estrutura e, por isso, fazer uma abordagem apenas a ela é incompleto.


Ruben Duarte

Título: Introdução para um Texto Narrativo

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    18-08-2014 às 05:47:26

    O início é fundamental, pois é logo quando se prende a atenção do leitor e deve ser a mais bem produzida! Um texto narrativo é tão interessante, gosto demais. Obrigada pela explicação!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-04-2014 às 20:28:11

    A Rua Direita agradece pelo belíssimo texto, muito bem elaborado! Parabéns!

    ¬ Responder

Comentários - Introdução para um Texto Narrativo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios