Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Introdução para um Texto Narrativo

Introdução para um Texto Narrativo

Categoria: Outros
Comentários: 2
Introdução para um Texto Narrativo

Uma introdução é o rosto do texto daí ser uma parte muito importante que deve ser cuidadosamente elaborada.

Na introdução são apresentados o assunto ou tema, os personagens, o espaço e o tempo e ainda a primeira indicação sobre o enredo que será de seguida desenvolvido e depois concluído.

A elaboração da introdução do texto narrativo implica um conhecimento prévio das regras básicas da construção deste tipo de texto. Antes de mais a linguagem utilizada deve ser coloquial e o vocabulário cuidadosamente escolhido e variado evitando a repetição de ideias, expressões e até mesmo estruturas frásicas completas.

O autor deve ter em linha de conta que a realização de um plano do texto não pode ser descurada. Nesse plano e no que à introdução diz respeito devem ser colocados todos os aspetos considerados essenciais para a apresentação da narrativa. Não é de todo imprescindível mas pode e deve ser considerada a inserção de figuras de retórica que motivem o leitor.

A redação da introdução não deverá prolongar-se em número de parágrafos. O que nela é referido deve tornar-se claro e de fácil leitura para não complicar aquilo que será depois expandido no desenvolvimento.

O leitor deverá sentir-se arrebatado pelo início do texto e, como tal, conquistá-lo é primordial. Se a introdução for demasiado básica ou extensa poderá desmotivar o leitor para a leitura integral do texto. Assim sendo, esta parte pode ser determinante no sucesso de toda a obra. Todos os autores reconhecidos atribuem à introdução a importância que ela de facto merece e elegem-na como o rosto das suas obras.

Um autor principiante deverá também fazer várias leituras de obras de qualidade reconhecida para mais depressa se familiarizar com a estrutura e a forma que uma boa introdução deve ter. A leitura é a fonte da riqueza vocabular e o melhor ambiente a explorar quando se quer escrever bem.

O texto narrativo revela alguma complexidade nas regras da sua estrutura, pelo que, o seu estudo é fator obrigatório antes de se almejar escrever um.

A introdução é apenas uma das partes que compõe essa estrutura e, por isso, fazer uma abordagem apenas a ela é incompleto.


Ruben Duarte

Título: Introdução para um Texto Narrativo

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    18-08-2014 às 05:47:26

    O início é fundamental, pois é logo quando se prende a atenção do leitor e deve ser a mais bem produzida! Um texto narrativo é tão interessante, gosto demais. Obrigada pela explicação!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-04-2014 às 20:28:11

    A Rua Direita agradece pelo belíssimo texto, muito bem elaborado! Parabéns!

    ¬ Responder

Comentários - Introdução para um Texto Narrativo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios