Escrever Sorrisos – um apoio para meninos raros
Escrever Sorrisos destina-se a ajudar crianças com doenças raras, quer em termos financeiros, quer em termos de apoio direto às famílias.
O Projeto
Pelas palavras da fundadora, “O projeto ‘Escrever Sorrisos’ foi pensado no dia 11 de julho de 2012. Neste dia, enquanto me encontrava a ver televisão, tomei conhecimento do caso da Leonor Mel, uma menina com uma doença rara. Além de sempre me ter interessado em causas sociais, este caso comoveu-me e decidi atuar. Sei, no entanto, que não vale a pena pedir dinheiro ao nosso povo, devido à crise que atravessamos, mas sei também que somos um povo de trabalho. Por este motivo, decidi criar um projeto que transformasse o voluntariado em lucro.”
A Fundação
O projeto Escrever Sorrisos foi criado após a fundadora, Filipa Carvalho, ter conhecimento da comovente história de Leonor Mel, uma bebé de dois anos e meio que luta com uma doença rara sem diagnóstico conhecido. Leonor apareceu numa reportagem televisiva do canal SIC, conduzida pela jornalista Ana Póvoa, dando origem a uma grande onda de solidariedade.Apesar de se ter começado a pensar alguma forma de atuação para ajudar a menina logo no dia 11 de julho de 2012, o projeto teve início oficial dois dias depois, numa sexta-feira 13 "que se espera de sorte", afirma a fundadora na página do Facebook do projeto. Logo de seguida foi criada uma estratégia. Foram efetuados contactos com a SIC, com a associação Raríssimas, com empresas, entre outras.Foi então necessário criar uma página no Facebook, tanto para obter visibilidade como para manter a organização e transparência. Por esse motivo, a gerência do projeto comprometeu-se a colocar todas as ações do projeto à disponibilidade do público.Posteriormente, após cerca de dois meses do início oficial do projeto, nasceu um website, com a finalidade de manter uma coerência de informação.
A Fundadora
A fundadora deste projeto é Filipa Carvalho. Filipa nasceu a 11 de fevereiro de 1993. Cresceu na zona Centro do país e desde cedo revelou gosto pelas causas sociais, principalmente incentivada pelo seu pai, José. Ainda em criança, deu-se como voluntária na pediatria do hospital da sua zona de residência.
"Para mim não há impossíveis. Nunca é hora certa de uma criança sofrer. Nunca é hora certa de uma criança partir. Isso só poderá acontecer se, no limite das minhas forças, não o poder evitar" - Filipa Carvalho.
Objetivos
O objetivo principal do projeto, neste momento, é ajudar a Leonor Mel e, ao mesmo tempo, divulgar a Raríssimas, uma associação para doenças raras com um excelente trabalho executado nesse campo.Quando for conseguida a ajuda necessária para a Leonor, o projeto passará a ajudar outras crianças e, a longo prazo, tencionam constituir uma ONG para apoio a crianças com doenças raras e à pesquisa neste campo.
Para saber mais acerca deste projeto, visite a página do facebook (www.facebook.com/EscreverSorrisos) ou o website (escrever-sorrisos.pt.vu). Caso esteja interessado em contactar directamente, pode enviar um e-mail para [email protected] (Geral) ou [email protected] (para contactos relacionados com o voluntariado).
Este projecto tem o apoio da empresa Ten to Ten e do website Rua Direita.