Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Educação sexual - abordagem aos jovens

Educação sexual - abordagem aos jovens

Categoria: Outros
Visitas: 5
Educação sexual - abordagem aos jovens

Os jovens precisam de informações objetivas e sem tabus sobre s... e sexualidade para abordarem as suas relações sexuais com segurança e responsabilidade. A educação sexual deve cobrir uma ampla gama de tópicos, incluindo a biologia da reprodução, os relacionamentos, a sexualidade, a contracepção e as doenças sexualmente transmissíveis. Os modelos mais influentes para os jovens são os pais e encarregados de educação. No entanto, não serão estes os primeiros a ser abordados sobre o tema...

Os estudos já realizados mostram os jovens querem falar com os pais e encarregados de educação sobre saúde sexual. Muitos pais, entretanto, não sabem por onde começar ou podem sentir algum desconforto com essas conversas, mas evitar o assunto não vai parar a curiosidade nem impedir os filhos de fazerem s... .

O grau de abertura dos jovens é muito maior quando este assunto surge e eles procuram nos pais informações diretas e respostas às suas perguntas, reduzindo o risco de relacionamentos doentios, s...indesejado, gravidez não planeada e doenças sexualmente transmissíveis.




Mais do que nunca, os mídia constantemente expõem os jovens a imagens e histórias sobre s.... Eles também podem conversar com os amigos ou procurar on-line as respostas para as suas perguntas e dúvidas, mas a informação que irão adquirir nem sempre será precisa ou positiva.

A maioria dos jovens procura, mais tarde ou mais cedo, informações sobre saúde sexual. Procuram a mãe ou o pai,um amigo ou amiga, aproveitam a informação divulgada nas escolas através do programa de saúde ou conversam diretamente com o seu médico.

Os estudos também comprovam que falar aos jovens sobre o s...não os incentiva à experiência sexual. Eles também mostram que os jovens que recebem educação sexual abrangente têm um menor risco de gravidez não planeada e são mais propensos a atrasar a sua primeira experiência sexual.

Tente usar momentos do quotidiano para começar a falar sobre s.... Os programas de TV, reportagens e tópicos de rádio podem ser excelentes pontos de partida. Tente perguntar ao seu filho, "O que você acha sobre isso? 'Ou' Concordas com o que eles disseram?"

O papel do género (masculino e feminino) é uma parte fundamental das relações sexuais. Os jovens aprendem sobre relacionamentos adultos observando como os pais e encarregados de educação interagem, o que pode depois influenciar as suas próprias relações sexuais.

Os jovens precisam aprender que num relacionamento, a contracepção é da responsabilidade de ambos os parceiros. Aos jovens e especialmente às mulheres deve ser dada informação rigorosa sobre a contracepção, as doenças e a gravidez não planeada para ajudá-los a tomar decisões informadas.

A maioria dos jovens experimentam em algum momento a sua iniciação sexual e proibi-los de ter relações sexuais em casa não vai impedi-los de ter experiências sexuais. Você terá de decidir sobre as regras básicas sobre o comportamento sexual em sua casa, que podem incluir ou não se o seu filho está autorizado a ter o seu parceiro em seu quarto ou a passar a noite. O melhor momento para decidir sobre essas regras é quando estiver a abordar o assunto abertamente.

É importante conversar com o seu filho sobre a contracepção e sobre como praticar s...seguro. As razões que levam alguns jovens a não usar contracepção incluem a falta de conhecimento, preocupar-se com a descoberta por parte dos pais, pensar que o uso de contracepção significa que eles são promíscuos ou que o planeamento para o s... quebra a espontaneidade e ainda estar sob a influência de álcool e outras drogas.


Ruben Duarte

Título: Educação sexual - abordagem aos jovens

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 5

629 

Comentários - Educação sexual - abordagem aos jovens

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios