Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I

D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I

Categoria: Outros
Visitas: 2
D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I

A tentativa de D. Dinis de controlo do poder senhorial e os avultados benefícios dados ao seu filho bastardo, Afonso Sanches, conduziram à revolta de Afonso IV contra o seu pai, apoiado pelos nobres. A guerra civil ocorreu desde 1319 até 26 de Fevereiro de 1324, ficando D. Afonso IV conotado com o cognome o Bravo no sentido de belicoso.

A partir de 1322, a saúde de D. Dinis começou a apresentar sinais de fraqueza, vindo a falecer, em Santarém, um ano depois de terminada a guerra civil, a 7 de Janeiro de 1325 com 63 anos de idade.

Neste mesmo ano, D. Afonso IV sobre ao trono com 34 anos. Foi um rei legislador e que introduziu algumas inovações, reformas na justiça e na administração do reino, e promulgou leis para regulamentar e restringir o exercício dos poderes senhoriais.

Passou também pela crise que marcou o século XIV, em que a peste, a fome, as guerras e as epidemias se fizeram sentir. E foi nesta conjuntura pouco favorável que se travou a Batalha do Salado, em 1340, contra os muçulmanos e que resultou numa vitória cristã.
Casou com D. Beatriz, filha de Sancho IV de Castela e de D. Maria de Molina e irmã de Fernando IV, e que viera para Portugal em 1297, quando contava com quatro anos apenas. À data do matrimónio, em Maio de 1309, D. Afonso tinha 18 anos e D. Beatriz 16. Foi uma rainha interventiva, principalmente no plano diplomático, tentando conciliar os interesses do seu reino de adopção com os da sua família natural.

D. Pedro, filho de D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela, nasceu em Coimbra, a 8 de Abril de 1320, e morreu em Estremoz, a 18 de Janeiro de 1367. Casou com Constança Manuel, filha do importante fidalgo castelhano D. João Manuel e de Constança de Aragão, em Agosto de 1340, na Sé de Lisboa. Com D. Constança chegou também a Portugal a formosíssima Inês de Castro, cuja imediata ligação amorosa com D. Pedro I, provocou forte conflito com D. Afonso IV e levará à sua morte a 7 de Janeiro de 1355.

«Estavas, linda Inês, posta em sossego,
De teus anos colhendo doce fruito,
Naquele engano da alma, ledo e cego,
Que a Fortuna não deixa durar muito,
De teus fermosos olhos nuca enxuito,
Aos montes insinando e às ervinhas
O nome que no peito escrito tinhas.»

D. Pedro foi justiceiro, generoso e amado pelo povo, mas também um monarca impulsivo, que se revolta com o seu pai, causando grandes destruições em diversas terras do Norte do País. Quando subiu ao trono a 28 de Maio de 1357 provou ser um grande rei.


Daniela Vicente

Título: D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

653 

Comentários - D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios