Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > D. Afonso Henriques, o Conquistador

D. Afonso Henriques, o Conquistador

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
D. Afonso Henriques, o Conquistador

D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa de Leão, nasceu numa das principais cidades do Condado Portucalense: Coimbra, Viseu ou Guimarães, possivelmente, em 1109. Casou com D. Mafalda de Saboia, filha do conde de Saboia, em 1145. Foi criado com Egas Moniz, quando o seu pai faleceu, tinha ele apenas 3 anos. Também D. Teresa ganhou outro papel, nomeadamente, como Rainha de Portugal. Juntou-se ao seu amante, Fernão Peres de Trava, que tinha como objetivo juntar Portugal e a Galiza. Em 1125, com 16 anos, Afonso Henriques foi armado cavaleiro. Entretanto, no reino vizinho, morreu D. Urraca em 1126, sucedendo-lhe Afonso VII.

D. Afonso Henriques nada satisfeito com as opções governativas da sua mãe, arranjou alguns apoiantes da nobreza insatisfeita, e confrontou-se com ela e com o seu amante na Batalha de São Mamede, em 1128. Possivelmente também teve o apoio de populares. A ligação de D. Teresa ao conde Trava ditou o afastamento de muitos nobres, o que ia favorecendo cada vez mais o seu filho. Com a vitória do filho, D. Teresa refugiou-se na Galiza, onde faleceu em 1130. Em 1131, fundou o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, dos cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Em 1139, ocorreu a Batalha de Ourique, no Alentejo., contra os mouros, onde o filho de D. Henrique consegue mais uma vitória. Diz o mito, que Cristo apareceu um dia antes da batalha e deu-lhe as quinas, um símbolo ainda hoje presente na bandeira portuguesa. Em 1143, em Zamora, D. Afonso Henriques foi reconhecido como rei, pelo cardeal Guido Vico. Em 1179, a bula papal Manifestis probatum emitida por Alexandre III concede o título de rei a D. Afonso Henriques.

Em 1147, começou mais uma série de conquistas, nomeadamente, Santarém, Lisboa, Alcácer do Sal, Évora, Beja, Serpa, entre outras. Antes de falecer, D. Afonso Henriques caiu no erro de tentar ficar com Badajoz. D, Fernando II não gostou, e enfrentaram-se numa batalha, onde o monarca português partiu uma perna e ficou prisioneiro.

Faleceu a 6 de dezembro de 1185. Encontra-se sepultado no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Daniela Vicente

Título: D. Afonso Henriques, o Conquistador

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 6

652 

Comentários - D. Afonso Henriques, o Conquistador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios