Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como procurar emprego?

Como procurar emprego?

Categoria: Outros
Como procurar emprego?

Hoje em dia, com o desemprego crescente, apenas alguns de nós conseguem arranjar um local para poderem trabalhar. Neste momento o emprego está quase reservado aos melhores dos melhores. No entanto, existem alguns truques e dicas que podemos seguir para facilitar a nossa entrada no mundo do trabalho. Para facilitar a vossa entrada num futuro emprego, deixo-vos algumas indicações essenciais.

1 – Currículo

O seu currículo deve ser tão impecável como adaptável.

Deve sempre ter em conta que o currículo entregue deve corresponder ao que o empregador pretende. Por exemplo, se for licenciado em Medicina e não conseguir arranjar na sua área um emprego, terá provavelmente que procurar noutra área. No entanto, se concorrer para um supermercado, não fará sentido mencionar o seu curso no currículo, mas sim experiências anteriores de trabalho com público.

Se seguir um modelo predefinido para o seu currículo, a probabilidade de este ser bem sucedido é maior. Hoje em dia, o modelo geral adoptado é o Currículo Europass. Este dispõe de um sistema de criação online através de preenchimento de formulário. Pode encontrá-lo aqui: https://europass.cedefop.europa.eu/cvonline/cv.jsp?forward=before&localeStr=pt_PT .

2 – Formação

Sejam quais forem as suas habilitações literárias, estas podem sempre ser complementadas com formação. Caso esteja inscrito no Centro de Emprego, aproveite possíveis oportunidades de formação, mesmo que não seja remunerada. Procure com frequência workshops, ofertas de formação, formação profissional, entre outras.

Tudo isto vai enriquecer o seu currículo e delegar para segundo plano o nível de escolaridade, caso seja baixo.

3 – Experiência

Ao fazer um currículo, pense em todas as experiências de trabalho que teve até à data, quer fossem remuneradas ou não. As remuneradas deve colocar na zona da experiência profissional, tendo sempre o cuidado de escolher as mais adequadas para o cargo pretendido. As não remuneradas, deve colocar na área das qualidades. Por exemplo, trabalho de voluntariado com crianças deve ser descrito como uma capacidade social para lidar com crianças.

4 – Roupa para a entrevista

Na entrevista, deve usar roupas simples, com cortes normalizados (sem assimétricos, folhos, rendas exageradas, entre outras), com cores pouco chamativas (cinzas, beje, castanho, verde-seco, entre outros), sem padrões pronunciados e sem brilhantes ou estampados vistosos. Lembre-se que a atenção do empregador deve estar dirigida para si e não para a sua forma de vestir. Evite sempre branco ou preto integral, cores muito vivas ou fluorescentes ou roupas ligadas a estereótipos (por exemplo, roupa gótica, militar, punk, entre outras).

A maquilhagem deve também ser natural ou inexistente.

Existem, no entanto, excepções, como por exemplo, se for concorrer a um trabalho numa loja de roupa alternativa, pode usar um estilo diferente: só o vai beneficiar.

5 – Atitude na entrevista

Na entrevista, a sua atitude deve ser confiante e descontraída. Deve acreditar “eu vou ficar com o lugar!”. O empregador vai sentir a sua confiança e acreditar mais em si e nas suas probabilidades de sucesso no trabalho.

Deve ser bem disposto e simpático, mas evitar piadas que possam ter graça duvidosa ou assuntos de política, bem como outros assuntos controversos.

6 – Mantenha-se contactável

Nada pior que perder uma chamada de um empregador. Mantenha o telefone contactável e o e-mail pronto. Atenda anónimos, pois o empregador pode-lhe ligar deste modo.

7 – Dinamismo e criatividade

O dinamismo e criatividade podem melhorar muito as suas possibilidades de conseguir um emprego.

Caso seja criativo, pode arranjar várias formas de melhorar o seu currículo, como fazer um website para o colocar, entre outras.

Caso, como eu, queira trabalhar na Torke, dou-lhe já um conselho: não envie currículos, prime pela criatividade.

Lembre-se sempre que não deve desistir ao primeiro falhanço. Enquanto lutar, todas as hipóteses estão em aberto.

Desejo a todos a maior sorte nos vossos actuais ou futuros empregos!


Patrícia Carvalho

Título: Como procurar emprego?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

625 

Comentários - Como procurar emprego?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios