Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como escolher um tema para TCC

Como escolher um tema para TCC

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 1
Como escolher um tema para TCC

Para concluir um curso técnico ou graduação, deve-se fazer um trabalho de Conclusão de Curso, em que é necessário escolher um tema e aplica-se todo o conhecimento adquirido no decorrer do curso. Porém, para decidir qual tema utilizar para produzir o TCC, em alguns casos, pode ser difícil e demorado. Por isso, veja algumas dicas sobre como escolher um tema para TCC e produzir um bom projeto.

Geralmente, o primeiro passo é o mais difícil, pois os alunos não sabem o que fazer e onde procurar informações para achar um bom tema. Utilizar livros e pedir o auxílio dos professores sobre como preparar o trabalho é um bom começo, pois você deve esclarecer todas as suas dúvidas para saber qual direção o grupo deverá seguir para começar o trabalho. Todos os temas, independente de ser uma inovação ou algo simples, se forem bem trabalhados, podem se tornar grandes trabalhos. Para isso, você só precisa saber desenvolver adequadamente o assunto abordado e ter boas fontes de pesquisas.

Dicas de como escolher temas para TCC




- Quando tiver um tema em mente, converse com seus professores e orientadores, ouça o que eles têm a dizer e se eles apóiam a sua idéia. Caso eles não o tema escolhido, tente demonstrar sua visão sobre o tema para eles e convencê-los. Caso isso não de certo, tente mudar de tema ou de orientador, pois o apoio dos professores e orientadores é essencial para que tudo de certo.

- Jamais perca o ritmo e deixe o trabalho para a última hora, pois isso pode causar grandes dores de cabeça. Monte um cronograma e estipule metas para que você não se perca no tempo. Para lhe ajudar a deixar claro o objetivo e a importância da sua idéia, tenha em mente as seguintes questões: Qual assunto será abordado? Quais serão os recursos utilizados? Qual a justificativa do trabalho?

- Especifique muito bem o seu tema, pois se for algo muito abrangente pode dar trabalho e, às vezes, não chegar ao objetivo esperado. E também, para fazer um ótimo trabalho, procure sempre ser objetivo.

- Não faça cópias de outros trabalhos, pois isto é plágio. No final do trabalho você deverá apresentar todas as suas referências bibliográficas.

- Procure a ajuda de outras pessoas para verificar a grafia e formatação do seu TCC, pois a banca avaliadora também leva isso em conta.

- Mantenha-se informado sobre a sua área ou o assunto do seu TCC, pois a maior dificuldade na hora de escolher um tema é não estar por dentro das notícias de sua área.

- Outra opção para facilitar a escolha do tema do TCC é utilizar a sua experiência profissional em determinada área, e assim, poderá fazer algo relacionado.


Rua Direita

Título: Como escolher um tema para TCC

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

761 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Wallace RandalWallace Randal

    17-09-2012 às 14:13:31

    TCC dá uma dor de cabeça terrível. Perdi meus amigos, fui muito mal em várias provas finais, e desperdicei muitos finais de semana com este trabalho. Escolher o tema do TCC da forma certa pode encurtar o trabalho de finalização, uma vez que alguns temas são mais fáceis de encontrar informações e outros nem tanto. Mas, no final das contas, todo o esforço vale à pena, quando vemos que nosso trabalho é recompensado justamente.

    ¬ Responder

Comentários - Como escolher um tema para TCC

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios