Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Desde meados da década de 70, nossa sociedade está passando por uma transformação brusca, por dentro e por fora das pessoas que a compõem. Nesse meio, o Q.I., ou Quociente de Inteligência, está se tornando cada vez mais usado para classificar os mais aptos para o trabalho intelectual.

O QI é um sistema para medição da inteligência através de métodos lógicos, como perguntas de lógica, identificação de sequências numéricas ou geométricas (esses são os testes mais populares) e etc. O QI é medido por uma escala de média 100, quem, em um teste de QI, pontuar menos que isto, é considerado com uma inteligência inferior, e aqueles que pontuam acima de 100 têm uma inteligência superior.

Muitos livros já podem ser encontrados por aí, ensinando métodos para aumentar a inteligência, mas é preciso discernimento, pois embora toda atividade do cérebro seja benéfica, você não pode esperar aumentar o QI (que exige um treinamento sério, muito mais que simplesmente benéfico) com um livro que só apresenta palavras cruzadas, ou essas coisas fáceis.

Agora vou dar uma breve introdução sobre como se dá o desenvolvimento do cérebro, para que você possa entender como será capaz de aumentar o seu Q.I. Primeiramente, devemos imaginar o cérebro como um músculo, mesmo sem ser, será um exemplo meramente elucidativo. Quanto mais você exercita um músculo, mais ele se desenvolve, assim também se dá com o cérebro, só que de maneira extremamente mais complexa. Nosso cérebro é composto por aproximadamente 80 bilhões de neurônios (é mais conhecido como 100 bilhões, mas recentes pesquisas científicas apontaram só 80), e esse neurônios passam informações um para o outro, fenômeno conhecido como sinapse. Os neurônios que são mais usados, como por exemplo, os da memória, costumam se multiplicar com mais facilidade do que aqueles que não são usados frequentemente. Nosso cérebro é dividido em quatro lobos principais, dentre dezenas de outras subdivisões. Por exemplo, há uma parte do cérebro responsável pela interpretação dos idiomas e da fala, conforme você exercite essa região cerebral, com um curso de inglês, por exemplo, sua capacidade linguística melhorará ainda mais, por que foi exercitada.

O Mal de Alzheimer, por exemplo, se dá na maioria das vezes por falta de atividade cerebral. Se essas pessoas praticassem exercícios mentais durante o dia, com certeza, pelo menos a degeneração mental seria menor.

Então, para se ter um cérebro saudável, é necessário exercitá-lo, preferencialmente, na área que você mais deseja, pois você não pode colher banana de um coqueiro, nem pode melhorar muito sua capacidade artística exercitando a memória, por exemplo. Se você quer melhorar sua capacidade visual, tente jogos como xadrez, jogos de memória, puzzles...; se você quer melhorar seu raciocínio lógico, tente jogos como xadrez (novamente), teoremas, problemas de lógica...; para a memória tente quebra-cabeças e etc.

Lembre-se que muito depende da dificuldade, lógico que quanto mais difícil o jogo, mais neurônios serão exercitados e criados na área cerebral responsável pelo processamento daquele jogo, então opte pelos jogos mais difíceis, por exemplo, dominó e baralho são coisas facílimas, não penso que seu QI vai aumentar muito (se é que vai aumentar) jogando jogos como esses. Tente jogos realmente desafiadores. Eu, em minhas experiências pessoas, cheguei a aumentar 10 pontos de QI em 3 meses me exercitando 30 minutos por dia. Além das revistas especializadas nesses jogos como a revista Coquetel, recomendo também sites nesse ramo como o cerebromelhor.com.br .


Diego César

Título: Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Autor: Diego César (todos os textos)

Visitas: 10

761 

Comentários - Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios