Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Atenas no século IV a.C

Atenas no século IV a.C

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Atenas no século IV a.C

A cidade de Atenas estava politicamente tripartida: as gentes da planície, os comerciantes e os agricultores. Quem dominava era aristocracia.

Na política de Atenas surge uma figura, Pisistrato, que defendia a demos. Consigo implantar uma tirania em 1560 a.C.. Hípias Hiparco, os seus filhos, participaram na tirania. Baseou o seu poder na demos, principalmente nos oprimidos. Lançou uma dízima a ser cobrada às trocas comerciais. Foi o fundo dessas taxas que permitiu uma política de apoio aos oprimidos. Nesta época desenvolveu-se a urbanística de Atenas, uma política de colonização, a primeira política de boas relações com outras cidades e de atividades artesanais. Piristrato teve perto de 30 anos no poder, com alguma oposição da aristocracia, mas com o apoio da demos. A tirania trouxe à cidade a prosperidade e a paz. Quem estragou o panorama favorável foi os seus filhos, dando um carácter negativo à cidade. Mais tarde, foram expulsos do poder, pois os atenienses não queriam a tirania. Atenas era agora uma cidade rica e próspera, que atrai gregos de outras cidades.

Esparta era uma cidade muito fechada ao mundo, enquanto Atenas era uma grande cidade a nível europeu. O poder da aristocracia acabou, alargando-se aos estrangeiros uma nova sociedade cívica. Com o fim da aristocracia Iságoras foi bater às portas de Esparta e outras cidades, pedindo apoio. Iságoras consegue dominar Atenas com apoio de Esparta, obrigando Clístenes a exilar-se. Contudo, a demos tem um grande fator decisivo e Clístenes volta ao poder. Os cidadãos novos (neopolitai) são muito importantes a nível económico na cidade, pois encontram-se ligados à produção cerâmica.

Atenas pretendia instituir a democracia, dando o poder a toda a comunidade. Todavia era uma democracia um pouco limitada, pois as mulheres, as crianças, os idosos, os estrangeiros e os escravos não participavam. Apenas cerca de 20% da população tinha acesso a participar na vida da cidade. O poder político de Atenas assentava numa Assembleia, Ekklesia. Esta assembleia não tinha mais de 5 mil pessoas e podia aplicar condenações (ostracismo, uma condenação política). Havia uma assembleia mais pequena, Boulé, que tinha por volta de 500 indivíduos. Esta pequena assembleia preparava tudo para a Ekklesia.

Daniela Vicente

Título: Atenas no século IV a.C

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

657 

Comentários - Atenas no século IV a.C

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios