Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Aspetos do islamismo na sociedade

Aspetos do islamismo na sociedade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 36
Comentários: 2
Aspetos do islamismo na sociedade

Após a morte de Maomé, os muculmanos dividiram-se em relação à escolha do seu líder.
Assim, a maior parte acabou por optar por aquele que considerava ter maiores qualidades de liderança. A preferência da maioria recaíu sobre ABu Bakr, mas muitos deles achavam que a liderança deveria continuar nos decendentes de Maomé.

Este era o grupo partidário do genro do profeta, Ali, que acabou por ser o quarto califa.
No entanto, ele viria a ser assassinado, tal como o seu filho Hussein, neto de Maomé.
Os xiitas seus respetivos seguidores, afirmam crenças próprias, tal como a espera de um líder que será revelado antes do juízo final. Este é um grupo maioritáriamente do Irão e do Iraque, onde controlam a vida política do país.

Além destes ainda existem outros grupos xiitas com algumas características particulares, como os ismaelitas, dirigidos pelo líder Aga Khan e os alauitas, que formam uma minoria significativa na turquia e na Síria.

O grupo maioritário do islamismo, abrangia 90% dos muculmanos, constituídos por sunitas, cujo nome se deve por terem aceite como religião válida, a Suna, que consiste em conjunto de regras que pertenceram a Maomé.

O livro sagrado dos seguidores de Maomé é o Corão e, encontram-se espalhados pela Arábia Saudita, na parte oriental, maioritáriamente.

Com efeito, o Islão é uma religião que tem como preocupação a relação entre a humanidade e um Deus criador todo-poderoso, que tem por objetivo a recompensa ,com a vida eterna, após a morte física.

No que diz respeito às suas cxrenças, elas são baseadas na crença de uma existência de um inferno e de um paraíso, semelhante aos apresentados na tradição judaico-cristâ.

Maomé foi considerado um grande líder político e militar, que dirigiu uma comunidade de crentes, chamada Umma, cujo objetivo era conquistar territórios e submeter outras comunidades do Islão.

Na realidade o Corão, estabelece regras,, normas de comportamento e leis , a que todos se devem submeter, tais como: a forma de vestir, normas de casamento e castigos aplicados aos criminosos e muçulmanos.

Alguns líderes, no entanto, defendem que o Corão e a Suna, sendo inspirados por Deus, devem ser aplicados rigorosamente. É por isso que são denominados de fundamentalistas, e provoca problemas de adaptação de muitos.

Toda a gente conhece os seus trajes, que não permitem ver o rosto de quem o usa, o que é contrário aos trajes e costumes ocidentais.

Assim, a desconfiança e indiferença é muito comum nas comunidades islâmicas.
A grande parte destas comunidades entendem já que a religião não se deve confundir com a sociedade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Aspetos do islamismo na sociedade

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 36

763 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    31-08-2014 às 22:16:21

    Muito boa todas essas observações! O islâmico é extremista, radical nos conceitos do islamismo e isso é inaceitável na sociedade. Usar a força bruta, violência em prol de um deus não se pode defender de maneira alguma.

    ¬ Responder
  • bruna maria

    04-05-2014 às 14:09:59

    achei a maioria das coisas que eu não tinha achado do trabalho de história aqui

    ¬ Responder

Comentários - Aspetos do islamismo na sociedade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios