Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Aspetos do islamismo na sociedade

Aspetos do islamismo na sociedade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 36
Comentários: 2
Aspetos do islamismo na sociedade

Após a morte de Maomé, os muculmanos dividiram-se em relação à escolha do seu líder.
Assim, a maior parte acabou por optar por aquele que considerava ter maiores qualidades de liderança. A preferência da maioria recaíu sobre ABu Bakr, mas muitos deles achavam que a liderança deveria continuar nos decendentes de Maomé.

Este era o grupo partidário do genro do profeta, Ali, que acabou por ser o quarto califa.
No entanto, ele viria a ser assassinado, tal como o seu filho Hussein, neto de Maomé.
Os xiitas seus respetivos seguidores, afirmam crenças próprias, tal como a espera de um líder que será revelado antes do juízo final. Este é um grupo maioritáriamente do Irão e do Iraque, onde controlam a vida política do país.

Além destes ainda existem outros grupos xiitas com algumas características particulares, como os ismaelitas, dirigidos pelo líder Aga Khan e os alauitas, que formam uma minoria significativa na turquia e na Síria.

O grupo maioritário do islamismo, abrangia 90% dos muculmanos, constituídos por sunitas, cujo nome se deve por terem aceite como religião válida, a Suna, que consiste em conjunto de regras que pertenceram a Maomé.

O livro sagrado dos seguidores de Maomé é o Corão e, encontram-se espalhados pela Arábia Saudita, na parte oriental, maioritáriamente.

Com efeito, o Islão é uma religião que tem como preocupação a relação entre a humanidade e um Deus criador todo-poderoso, que tem por objetivo a recompensa ,com a vida eterna, após a morte física.

No que diz respeito às suas cxrenças, elas são baseadas na crença de uma existência de um inferno e de um paraíso, semelhante aos apresentados na tradição judaico-cristâ.

Maomé foi considerado um grande líder político e militar, que dirigiu uma comunidade de crentes, chamada Umma, cujo objetivo era conquistar territórios e submeter outras comunidades do Islão.

Na realidade o Corão, estabelece regras,, normas de comportamento e leis , a que todos se devem submeter, tais como: a forma de vestir, normas de casamento e castigos aplicados aos criminosos e muçulmanos.

Alguns líderes, no entanto, defendem que o Corão e a Suna, sendo inspirados por Deus, devem ser aplicados rigorosamente. É por isso que são denominados de fundamentalistas, e provoca problemas de adaptação de muitos.

Toda a gente conhece os seus trajes, que não permitem ver o rosto de quem o usa, o que é contrário aos trajes e costumes ocidentais.

Assim, a desconfiança e indiferença é muito comum nas comunidades islâmicas.
A grande parte destas comunidades entendem já que a religião não se deve confundir com a sociedade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Aspetos do islamismo na sociedade

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 36

763 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    31-08-2014 às 22:16:21

    Muito boa todas essas observações! O islâmico é extremista, radical nos conceitos do islamismo e isso é inaceitável na sociedade. Usar a força bruta, violência em prol de um deus não se pode defender de maneira alguma.

    ¬ Responder
  • bruna maria

    04-05-2014 às 14:09:59

    achei a maioria das coisas que eu não tinha achado do trabalho de história aqui

    ¬ Responder

Comentários - Aspetos do islamismo na sociedade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios