Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As amantes dos Reis: de D. Miguel I a D. Manuel II

As amantes dos Reis: de D. Miguel I a D. Manuel II

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 38
Comentários: 4
As amantes dos Reis: de D. Miguel I a D. Manuel II

D. Miguel destacou uma amante na sua vida, D. Francisca Vadre. Foi enquadrada na corte de D. Adelaide, esposa de D. Miguel, mas esta nunca deu a entender que sabia. Em 1852, nasceu a filha, a infanta Maria das Neves, e no ano seguinte, nasceu o seu descendente, D. Miguel.
D. Pedro IV não teve amantes, até porque faleceu precocemente. No seu curto casamento, não foi infiel, pois amava a sua esposa, D. Estefânia, que morreu pouco tempo depois de terem casado.

D. Luís I, após o nascimento do infante D. Afonso, recomeçou as suas aventuras pelo leito feminino. Em 1869, encontramos referência a Marina Mora, com quem teve um filho, Pedro Luís António Pretti. D. Luís teve várias amantes descaradas, que andavam atrás do seu dinheiro. Destaca-se Rosa Damaceno das suas amantes, aparecendo a alusão a esta a partir de 1886. Era atriz no teatro D. Maria II.

Também D. Carlos usufrui da fama de adorar estar na presença do sexo feminino. Quando ia para Cascais de férias, ia todos os dias para a Boca do Inferno, onde ficava à conversa com as donzelas e madames. Das suas aventuras, conhecem-se a condessa de Paraty, a viúva de César Viana de Lima e a condessa da Guarda. Das muitas piadas que se fazia na altura sobre a monarquia portuguesa, destacamos uma:

«Do imperador, de quem diz que é filho,
Tem retrato na sala
Mas da p… que o pariu
Não tem retrato nem fala!»

D. Manuel, como filho de D. Carlos, não podia deixar de ser um aventureiro. Em 1909, conheceu a atriz e bailarina Gaby Deslys (Maria-Elise Gabrielle Caire), em Paris, com quem teve uma relação duradoura, que foi pública. Nasceu em Marselha, a 4 de novembro de 1881 e faleceu no mesmo lugar em 1919. D. Amélia não gostava nada desta relação e tinha medo que D. Manuel tivesse intenções de ter uma vida amorosa tão intensa como a do pai. Em 1913, casou com a sua prima, D. Augusta Vitória. Esta, mesmo em exílio, intitulou-se Rainha de Portugal. Não se sabe se teve alguma amante durante o seu casamento, mas muito provavelmente não.


Daniela Vicente

Título: As amantes dos Reis: de D. Miguel I a D. Manuel II

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 38

738 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Gabriel Soares

    16-12-2014 às 19:02:48

    Como assim Pedro IV, não foi infiel? Mas ele tinha se casado primeiramente com Dona Maria Leopoldina quando era conhecido como Dom Pedro I do Brasil, por que isso é tão errado?

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    18-08-2014 às 05:42:20

    Adorei o texto sobre as amantes dos reis. Não tá muito diferente de hoje com essa época...srrsrs

    ¬ Responder
  • Maria De Nogueira

    08-02-2014 às 16:36:09

    Nunca li tantas asneiras, mentiras e imprecisões.
    Onde é que se licenciou em insidias? A primeira filha de D. Miguel nasceu em 1832, no tempo do cerco, quando solteiro. Foi criada por uma aia portuguesa. Depois deste acontecimento não lhe foram conhecidas nem atribuídas amantes. Escreve ainda que D. Pedro não teve amantes???
    Só filhos fora do casamento teve 18. Cuide da sua cultura e não acredite em tudo o que lê na internet. Comece por «Domitila de Castro Canto e Melo» e depois dedique-se ao tema com maior responsabilidade pelo que escreve. Boa sorte

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojuca

    11-07-2014 às 23:28:33

    muito obrigado pelo seu esclarecimento

    ¬ Responder

Comentários - As amantes dos Reis: de D. Miguel I a D. Manuel II

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios