Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 3
Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Christofoletti dizia que dentre as várias etapas que constituem o processo de produção agrícola, a aplicação de agrotóxicos é uma das mais exigentes, pois deve atender não somente ao tratamento da lavoura, mas também a cuidados com a preservação do ambiente e com a qualidade final dos alimentos, que chegam à mesa do consumidor.

Fatores ambientais como temperatura e umidade relativa do ar afetam na absorção e na translocação dos agrotóxicos aplicados nas plantações. Quando a umidade relativa diminui e / ou a temperatura do ar aumenta, as gotas do produto aplicado secam mais rapidamente, fazendo com que o produto aplicado seja menos absorvido pela planta, reduzindo seu desempenho na mesma. Para controlar eficientemente plantas daninhas com herbicidas, é necessário preocupar-se com a quantidade de água usada como veículo em sua aplicação, da pressão de regulagem e da velocidade com qual o pulverizador aplica o herbicida.

Na aplicação de agrotóxicos, é possível acompanhar a qualidade da operação através da utilização de indicadores de desempenho que possibilitem coletar dados no campo e conferir com exatidão as conformidades de acordo com o que prescrevem os técnicos. A qualidade de aplicação de agrotóxico pode se tornar marcante para que atinja a produtividade pretendida de uma lavoura, e essa operação tem como principal objetivo aplicar a dose correta do agrotóxico no alvo desejado. Uma pulverização de baixa qualidade pode trazer como consequências perdas significativas na produtividade, ocasionadas por reincidências de doenças, pragas e plantas daninhas na área. Portanto, o acompanhamento da qualidade da aplicação de defensivos agrícolas é muito importante para que se consiga controlar com eficiência fatores danosos à lavoura.

Bonilla afirma que o controle de qualidade é possível de ser aplicado na produção agrícola, o qual, corrigindo e eliminando desperdícios e erros, reduzindo custos e aumentando a produtividade, traz grandes vantagens na competitividade do campo. De acordo com o pensamento dele, fica evidente que só sobreviverão as empresas agrícolas que aplicam técnicas eficientes na administração de seus custos.

O controle de processos é constituído de ferramentas que possibilitam a melhorar a qualidade e a produtividade nas empresas. É um conjunto de técnicas úteis para resolver problemas, alcançar a estabilidade do processo e aumentar a capacidade produtiva, reduzindo as grandes diferenças nas operações, que quase sempre remetem a erros. Para o mesmo Bonilla utilizar ferramentas estatísticas para controlar a qualidade ajuda a detetar erros nas operações agrícolas, a tempo de ser possível corrigi-los.

Vários autores têm estudado a utilização de técnicas estatísticas de controle de qualidade em operações agrícolas mecanizadas nas mais diversas lavouras, sendo o milho a cultura agrícola de maior destaque nessa linha de pesquisa.

Controlando custos, reduzindo desperdícios e produzindo com eficiência, chegam alimentos na mesa de todos, tornando esses fatores grandes aliados no combate a fome mundial.


Cláudio Júnior

Título: Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 2

800 

Imagem por: photofarmer

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    17-08-2014 às 23:18:23

    Grande texto sobre agratóxicos e como aplicar com qualidade. Muitas vezes, não há resultados por não saberem como utilizar. Maravilhoso!

    ¬ Responder
  • gabrielgabriel

    02-09-2011 às 13:22:33

    o site é muito interessante fala de como se aplicar agrotóxicos

    ¬ Responder
  • kananda moreira araújokananda moreira araújo

    16-11-2010 às 15:45:55

    kra eu tava relizando um trabalho sobre o uso do agrtóxico e esse site me ajudou bastante. ta super bem elaborado PARABÉNS!!! adorei.

    ¬ Responder

Comentários - Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: photofarmer

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios