Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Lei Da Sobrevivência

A Lei Da Sobrevivência

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
A Lei Da Sobrevivência

Imagine uma savana. O leão ergue-se imponente à espreita da presa. Ao longe uma linda e soculenta gazela. Aproxima-se devagar. O leão prepara-se para almoçar. E a gazela cada vez mais perto nem vê o prerigo que a espreita. E continua a aproximar-se do rei da selva. De repente, apercebe-se que está em perigo e põe-se à escuta. Mas sem querer avança ainda mais para onde não deve, tal é o pânico. De repente, o leão salta. A gazela assusta-se e corre. O leão corre também. Inicia-se uma perseguição sem fim.

No reino animal, é assim. É a luta pela sobrevivência. Porém, esta mesma luta não é diferente da vida real dos seres humanos. E nos tempos que correm essa sede de sobrevivência é ainda mais comum. Num tempo em que se fala tanto de crise, de poucos recursos económicos, em que os bons empregos são escassos, em que o dinheiro, os bens materiais, a comida, começa a faltar. É uma luta diária pela nossa sobrevivência. E pela lei da natureza os fortes ganham sempre aos mais fracos. Claro que existem exceções. Mas, de modo geral, são os mais fortes que vencem. Ganham os que têm Saúde, os que têm Dinheiro, os que têm Poder.

O leão é chamado de o rei da selva porque é o animal mais forte. É o que impõe respeito. Os animais mais fracos respeitam o seu território, não por reverência, apreço ou admiração, mas por terem medo de serem o próximo almoço. Da mesma forma, existem pessoas na nossa sociedade que são mais fortes. São mais fortes porque têm dinheiro. São mais fortes porque têm poder. O povo, que somos nós, não temos nada. Só temos impostos, dívidas, escassez de trabalho, de abrigo e de comida. Não temos Poder, porque não temos dinheiro. E devemos o respeito a quem o tem, não no sentido de sermos nós o almoço, mas sim para não ficarmos sem almoço.Esta é a lei da vida. A lei da sobrevivência.Temos sempre algo ou alguém acima de nós. E agora? Se a vida é mesmo assim, será que podemos fazer algo para mudar isso?

Voltemos ao quadro. O leão corre, corre, corre pois, tem fome, mas parece que o almoço está sempre a fugir. A gazela bem se esforça a lutar contra as investidas do leão correndo também o mais que pode. Qual será o desfecho? Já sabe qual é o fim desta história? Pela lei da sobrevivência vence o mais forte. Assim sendo, o leão parece finalmente apanhar a presa, mas cai desamparado. A gazela saltou no mesmo momento em que o leão a accançou conseguindo distanciar-se. Mas o leão não se dá por vencido e continua a correr. A gazela já vai longe. Mas o leão não desiste. Corre mais uns metros até deixar de ver a presa. Corre até se cansar. E a gazela para finalmente alguns metros mais à frente diante de um rio, onde pode finalmente beber água fresca, descansar e recuperar forças. Ao contrário do leão, que fica cansado, cheio de sede e sem almoço.

Esta história serve para mostrar que podemos sempre dar a volta à situação em que nos encontramos. Assim como a gazela podemos dar o salto decisivo das nossas vidas e correr para alcançar a sobrevivência. A nossa força não vem de fora mas sim de dentro. Se contarmos com a nossa inteligência, determinação e força interior vamos conseguir ser bem-sucedidos assim como a gazela.

Afinal de contas quem é que é o mais forte? O leão ou a gazela?

A resposta está dentro de cada um de nós.


Jovita Capitão

Título: A Lei Da Sobrevivência

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 4

808 

Comentários - A Lei Da Sobrevivência

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios