Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Motas > Motas de velocidade

Motas de velocidade

Categoria: Motas

Quando se fala de velocidade normalmente pensamos em motos. De entre as várias categorias salientemos aquelas que se destacam pelas motorizações mais elevadas.

As motos desportivas possuem design futurista e mecânica de excelente desempenho. Os motores possuem normalmente mais de 600 cm³ de cilindrada, o que permite maior aceleração, casos em que algumas atingem velocidades superiores aos 310 km/h reais. Em geral, possuem discos de travão duplos, quadros fabricados em materiais leves, design aerodinâmico, posição de pilotagem baixa, e carenagens para reduzir a resistência ao ar. Possuem pneus largos para aumentar a área de contacto com a pista tanto em rectas como em curvas. Geralmente possuem amortecedor de direcção com o objectivo de evitar o chamado shimmy, que em muitos casos pode provocar a queda do piloto. O shimmy é um movimento muito rápido, virando de um lado para o outro, sem controlo, normalmente causado pelos desníveis no asfalto. No painel, ou em linguagem mais coloquial, nos manómetros, o que se destaca é o conta rotações, que, como o nome indica, mede o número de rotações por minuto. Este, geralmente fica numa posição de destaque e de fácil visualização. Actualmente os velocímetros são digitais, bem como os indicadores do nível do óleo, de combustível, etc.

O recorde de velocidade pertence à Suzuki GSXR Hayabusa, tendo havido um acordo entre as marcas para limitar electronicamente todas as motos desportivas nos 300 km/h.

A relação peso/potência já ultrapassou a barreira de 1:1, ou seja, cada cavalo de potência empurra um peso inferior a 1kg. O piloto na sua posição de pilotagem fica praticamente deitado sobre o depósito, com o tronco inclinado para a frente e os pés para trás. Estas motos, pelas suas características desportivas, não são muito confortáveis para conduzir em estradas urbanas. Os locais mais aconselhados são como é óbvio as pistas de velocidade, os chamados autódromos, ou as auto-estradas.

Duas das mais conhecidas provas do circuito desportivo são o MotoGP e as Superbikes.

O MotoGP ou Moto Grand Prix é a prova máxima do Grande Prémio de Motociclismo. O campeonato ainda é constituído pelas categorias de 125 cm³ e 250 cm³ de cilindrada. Foi criada esta categoria em 2002 para substituir a categoria de 500 cm³. Desde então as motos são equipadas com motores a 4 tempos e limitados à cilindrada de 990 cm³. Em 2007 foram novamente limitadas aos 800 cm³.

A Superbike é um tipo de moto modificada. Existem campeonatos nesta categoria em muitos países. Os campeonatos mais atractivos são realizados nos E.U.A., no Japão, na Austrália, Reino Unido e Canadá. Estes campeonatos nacionais e mundiais realizam-se desde 1988 sempre com uma crescente e nova adesão de adeptos.

Para os amantes da condução urbana existe no mercado a scooter que é uma moto que permite uma condução eficaz para as necessidades do trânsito na cidade. A maioria das scooters possui 50 cm³ de motorização e são equipadas com motores a 2 tempos, mas não é por isso que se ficam atrás na velocidade frenética da cidade.


Rua Direita

Título: Motas de velocidade

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - Motas de velocidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios