Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Visitas: 4
Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Na área da construção, assim como em qualquer outra área, é necessário inovar constantemente de forma a apresentar novas soluções, mais económicas e também mais amigas do ambiente. Foi neste contexto, que um trabalho de uma investigadora portuguesa levou à descoberta da possibilidade de serem feitos tijolos a partir de “lixo”. Trata-se de tijolos que contam na sua composição com uma determinada percentagem de resíduos de caixilharias de alumínio.

Estes resíduos, que são basicamente lamas resultantes da indústria de proteção do alumínio, são normalmente depositados em aterros (alguns dos quais clandestinos). Esta nova descoberta vai possibilitar o uso de uma boa quantidade destes resíduos na produção desta nova geração de tijolos.

Estes novos tijolos serão compostos por: 10% de resíduos e 90% de argila, sendo que não será necessária qualquer alteração do processo de fabrico atualmente existente e por isso não haverá também custos adicionais.

Segundo os estudos realizados, estes tijolos apresentam um melhor isolamento térmico (+34% em relação aos tijolos convencionais). Além disso, esta nova geração de tijolos apresenta a resistência mecânica adequada para poderem ser usados na construção, não apresentam defeitos estruturais, não libertam partículas poluentes e não apresentam problemas com a absorção de água.

Em termos ambientais as vantagens são bem evidentes. Além da poupança energética resultante do melhor isolamento térmico dos edifícios construídos com estes novos tijolos, há ainda a considerar a enorme quantidade de resíduos que serão usados como matéria-prima, e que assim serão “eliminados” em vez de irem parar a aterros, com todas as implicações ambientais que isso representa.

Trata-se sem dúvida de uma importante inovação na área dos materiais de construção, e de mais uma prova que é possível produzir materiais com melhores propriedades físicas, mais eficazes, e ao mesmo tempo mais amigos do ambiente.

É neste tipo de soluções que as nações têm que apostar cada vez mais, de forma a melhorarem os seus índices de competitividade e ao mesmo tempo preservarem o ambiente, que tão maltratado tem vindo a ser ao longo de todo o processo de industrialização mundial.


Carlos Vieira

Título: Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 4

796 

Imagem por: gtrwndr87

Comentários - Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: gtrwndr87

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios