Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > A fantástica versatilidade do gesso

A fantástica versatilidade do gesso

Visitas: 10
Comentários: 2
A fantástica versatilidade do gesso

Dos materiais manipuláveis para construção, o gesso está entre os mais remotos, ao lado do barro e da cal. O gipso, sua matéria-prima, é transformado em pó, após passar pelo forno moderadamente aquecido.

Por ser o gipso mineral largamente encontrado na natureza, acredita-se que o gesso foi descoberto ao acaso, durante trabalhos na construção de um forno, utilizando solo onde minava a gipsita. Da reação do calor com a água, surgiu este material maleável, de numerosas possibilidades. O acaso converteu-se em técnica, ainda empregada na fabricação do gesso, no lado Oriente do mundo.

Estudos arqueológicos comprovam o emprego do gesso há cerca de oito milênios antes da Era Cristã. Escavações da Turquia e Síria revelaram sua presença decoração de paredes, nas bases e em vários recipientes. Em Jericó há seus vestígios em modelagens. A pirâmide de Quéops tem o gesso como rejunte perfeito dos blocos, e compõe 16 toneladas do monumento.

Documentos de Teófrasto, filósofo interessadíssimo pelo gesso, registram-no como parte da decoração, nos baixo-relevos, em afrescos, na confecção de estátuas, e ainda como reboco nas construções dos antigos países da Síria, Fenícia e Chipre. O autor também sublinha a facilidade de sua recuperação e reutilização.

A arquitetura moderna o transformou em aliado para seu desenvolvimento. Graças à sua plasticidade, o gesso permite vôos de imaginação. Com ele são feitos nichos, arcos, arandelas, rodatetos, e bancadas, entre tantas aplicações, com diferenciados perfis. Presta-se também a disfarces de pequenas imperfeições na construção e, embora de fácil e rápida aplicação, um profissional é indispensável.

O gesso é excelente isolante térmico e propicia boa acústica ao ambiente. Também garante o equilíbrio da umidade em locais refrigerados com condicionadores de ar. Sua capacidade de absorver água, torna-se também sua limitação, pois o contato freqüente com a água diminui sua resistência.

Para usos distintos, o gesso apresenta-se em placas, blocos, ou pó. As placas são mais utilizadas em forros e os acartonados em divisórias. O cerâmico é apropriado em revestimentos e construção de rodatetos, florões e arandelas. O gesso rápido, para molduras e modelagem, e o lento é substituto à massa fina, recobrindo paredes. Atualmente, encontram-se peças acabadas, como colunas, molduras e sancas. Sobre ele são permitidos acabamentos com pintura, cerâmica, madeira, tecido e papéis de parede.

Numa espantosa combinação de beleza, versatilidade e baixo custo, o gesso é um material que revestirá sua casa de conforto, suavidade e exuberância.


Hediene

Título: A fantástica versatilidade do gesso

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 10

782 

Imagem por: tropicalart77

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 12:52:03

    Realmente, o gesso tem bastante versatilidade e conta com um dos materiais mais antigos, porém nunca se perdeu seu valor e até hoje é usado por milhares de pessoas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • geilson ribeiro souzageilson ribeiro souza

    19-03-2012 às 14:21:03

    esse jesso e para entrga lo na casa de geison vila galvao vizinho ao mercado do galego da palmeira

    ¬ Responder

Comentários - A fantástica versatilidade do gesso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: tropicalart77

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios