Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O que fazer quando não se está inspirado?

O que fazer quando não se está inspirado?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 4
Comentários: 2
O que fazer quando não se está inspirado?

Ás vezes é assim. Olho para a folha de papel muito branca e vazia e não consigo transmitir o que penso. A ideia está lá, mas a minha mente parece que está atrofiada e não se quer decidir. Por vezes isso acontece quando tenho de escrever por algum tipo de obrigação. Essa situação faz-me ficar sem assuntos de modo que o prazer da escrita fica para segundo plano. Assim, em vez de arrancar um texto com nexo, sai-me um texto desarticulado na estrutura e no contexto, coisa que eu não queria. Apesar de ser necessário alguma disciplina não posso escrever pela simples obrigação de escrever porque a escrita é uma arte. É a mesma coisa quando se obriga um pintor a pintar um quadro quando não tem inspiração.

É normal não sentir inspiração? Claro que sim. É bastante normal não ter vontade de escrever durante algum tempo, o mesmo já aconteceu com um célebre escritor Inglês chamado William Shakespeare. Comigo acontece exatamente o mesmo. Posso passar algum tempo sem escrever mas de repente uma emoção forte cresce no meu peito e tenho de deitar cá para fora tudo aquilo que sinto e opino., e tudo flui naturalmente. Quando não sinto inspiração procuro elementos do exterior e por vezes do meu interior para ter ideias. Às vezes resulta, mas outras vezes não. Procuro esses elementos em revistas,jornais, fotografias, desenhos, pessoas, enfim...tudo o que estiver à minha volta, e que possa ser usado para criar uma boa história, uma boa narrativa. Ler um bom livro também ajuda porque os enredos sugerem sempre ideias fenomenais. Outra dica é começar por escrever sobre um assunto particularmente familiar, ou seja um assunto que seja facil escrever porque já o conhecemos bem. Dessa forma as palavras surgem quase sem darmos por isso. O importante é começar. Nem que seja com uma letra, pois de repente disparam frases e parágrafos vindos de todas as direções. Pelo menos é isso que acontece comigo.

Eu escrevo todos os dias, quer esteje com inspiração quer não. Porque nunca se sabe quando pode aparecer uma boa oportunidade de mostrar o que se vale. E como se diz: é melhor prevenir do que mais tarde remediar.

Assim, o meu conselho para quem escreve, e de repente ficou sem inspiração é: Nunca desista só por falta de inspiração. Pois só se alcança um sonho se se lutar por ele.

Jovita Capitão

Título: O que fazer quando não se está inspirado?

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 4

627 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 13:10:35

    Eu já tive momentos de grande falta de inspiração. O pior é quando acontece naqueles dias que tenho mesmo de escrever, que tenho trabalhos da faculdade para fazer. Mas eu obrigo-me a escrever. Bem ou mal, escrevo. Depois no dia seguinte faço uma revisão para fazer se ficou tudo bem, minimamente. Parabéns por ter abordado este tema, até porque somos autores de um site. É um tema que deve interessar a muitos, com certeza.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    21-09-2012 às 19:36:49

    Daniela vicente, muito obrigada pela sua apreciação. É sempre bom saber que somos reconhecidos pelo nosso trabalho.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão

    ¬ Responder

Comentários - O que fazer quando não se está inspirado?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios