Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > O Planejamento Tributário na organização

O Planejamento Tributário na organização

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Empresariais
Visitas: 6
Comentários: 2
O Planejamento Tributário na organização

Planejamento tributário é colocar em prática um plano em que se possa economizar legalmente impostos, taxas e contribuições dadas ao governo em dinheiro. Com este planejamento é possível evitar a geração de tributos, reduzir o valor do tributo e sua base de cálculo e retardar o seu pagamento. Esse tipo de planejamento é fundamental na organização empresarial, pois garante a administração certa do ônus dos tributos, pois muitas empresas acabam gastando mais da metade dos rendimentos somados entre custos e despesas em tributos. Além disso, realizar um planejamento tributário é possibilitar à empresa, pois gera capital de investimento e possibilidade de geração de empregos, já que com a economia feita por meio desse planejamento é possível sobrar recursos da empresa para a realização de novos empreendimentos e ainda baratear o preço ou o serviço que a empresa oferece.

Com o planejamento tributário, a empresa pode reduzir o montante do tributo preenchendo o imposto de renda, deduzindo as despesas com planos de saúde, dependentes e planos de previdência. Isso garantirá um menor imposto a pagar ou uma maior restituição. Adiar o pagamento do tributo pode ser feito transferindo o faturamento da empresa para o primeiro dia útil do mês, sem multa. Agindo assim, a instituição ganha tempo para o pagamento das taxas.

Essa diminuição da restrição da carga tributária tão necessária hoje para a sobrevivência das empresas deve estar incutida dentro de um planejamento bem-arquitetado. Há condições legais de redução dos tributos, basta as empresas contatarem profissionais qualificados, como economistas, contadores, advogados tributários, que, entendidos no assunto, enquadrarão a situação da empresa dentro dessas possibilidades legais de redução. O que acontece atualmente é que muitas empresas fazem esse tipo de planejamento, mas não o colocam em prática de maneira eficaz ou esquecem de controlá-lo. Com o planejamento tributário, as empresas além de reduzirem gastos, evitando as perdas, também podem elevar seus lucras, tornando-se mais competitivas.

O sucesso desse planejamento é diretamente proporcional ao profissionalismo e à qualificação do profissional responsável pela organização tributária da empresa. Essa organização passa pelo estabelecimento dos objetivos da empresa, a observação de sua realidade e dos recursos que são necessários ao funcionamento do empreendimento, sejam eles materiais ou humanos, a determinação de estratégias de ação que garantam o alcance dos objetivos e a elaboração de um programa de ação.

É preciso estar atento a realização desse programa de ação já que é fundamental conhecer bem as leis tributárias a fim de evitais transtornos futuros. É preciso evitar a evasão fiscal, em que contribuinte utiliza artimanhas para escapar ou reduzir o pagamento dos tributos, descumprindo as determinações legais. Um bom planejamento tributário deve estudar criteriosamente as alternativas, de acordo com a realidade da empresa, de reduzir impostos, dentro da legalidade estabelecida.

O intuito de um planejamento tributário é garantir um plano de ação para que a empresa economize na hora de acertar as contas com o governo. Um bom profissional é atento às brechas da lei que podem beneficiar a empresa, as possibilidades de postergação do pagamento dos tributos e conhecer todos os recursos que podem ser utilizados na redução do imposto de renda.


Rosana Fernandes

Título: O Planejamento Tributário na organização

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 6

763 

Imagem por: lumaxart

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    04-07-2014 às 23:24:21

    Importantíssimo para manter a ordem e organização do setor financeiro. Os impostos são muitos e altos, tem que ter um planejamento tributário e contratar um bom contador para isso.

    ¬ Responder
  • Oscar MarrettaOscar Marretta

    25-08-2011 às 23:58:16

    Quero parabenizar á autora Rosana Fernandes por sua inteligência e perfeição.
    Oscar Luiz Marretta Cavalcanti

    ¬ Responder

Comentários - O Planejamento Tributário na organização

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: lumaxart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios