Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > O Planejamento Tributário na organização

O Planejamento Tributário na organização

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Empresariais
Visitas: 6
Comentários: 2
O Planejamento Tributário na organização

Planejamento tributário é colocar em prática um plano em que se possa economizar legalmente impostos, taxas e contribuições dadas ao governo em dinheiro. Com este planejamento é possível evitar a geração de tributos, reduzir o valor do tributo e sua base de cálculo e retardar o seu pagamento. Esse tipo de planejamento é fundamental na organização empresarial, pois garante a administração certa do ônus dos tributos, pois muitas empresas acabam gastando mais da metade dos rendimentos somados entre custos e despesas em tributos. Além disso, realizar um planejamento tributário é possibilitar à empresa, pois gera capital de investimento e possibilidade de geração de empregos, já que com a economia feita por meio desse planejamento é possível sobrar recursos da empresa para a realização de novos empreendimentos e ainda baratear o preço ou o serviço que a empresa oferece.

Com o planejamento tributário, a empresa pode reduzir o montante do tributo preenchendo o imposto de renda, deduzindo as despesas com planos de saúde, dependentes e planos de previdência. Isso garantirá um menor imposto a pagar ou uma maior restituição. Adiar o pagamento do tributo pode ser feito transferindo o faturamento da empresa para o primeiro dia útil do mês, sem multa. Agindo assim, a instituição ganha tempo para o pagamento das taxas.

Essa diminuição da restrição da carga tributária tão necessária hoje para a sobrevivência das empresas deve estar incutida dentro de um planejamento bem-arquitetado. Há condições legais de redução dos tributos, basta as empresas contatarem profissionais qualificados, como economistas, contadores, advogados tributários, que, entendidos no assunto, enquadrarão a situação da empresa dentro dessas possibilidades legais de redução. O que acontece atualmente é que muitas empresas fazem esse tipo de planejamento, mas não o colocam em prática de maneira eficaz ou esquecem de controlá-lo. Com o planejamento tributário, as empresas além de reduzirem gastos, evitando as perdas, também podem elevar seus lucras, tornando-se mais competitivas.

O sucesso desse planejamento é diretamente proporcional ao profissionalismo e à qualificação do profissional responsável pela organização tributária da empresa. Essa organização passa pelo estabelecimento dos objetivos da empresa, a observação de sua realidade e dos recursos que são necessários ao funcionamento do empreendimento, sejam eles materiais ou humanos, a determinação de estratégias de ação que garantam o alcance dos objetivos e a elaboração de um programa de ação.

É preciso estar atento a realização desse programa de ação já que é fundamental conhecer bem as leis tributárias a fim de evitais transtornos futuros. É preciso evitar a evasão fiscal, em que contribuinte utiliza artimanhas para escapar ou reduzir o pagamento dos tributos, descumprindo as determinações legais. Um bom planejamento tributário deve estudar criteriosamente as alternativas, de acordo com a realidade da empresa, de reduzir impostos, dentro da legalidade estabelecida.

O intuito de um planejamento tributário é garantir um plano de ação para que a empresa economize na hora de acertar as contas com o governo. Um bom profissional é atento às brechas da lei que podem beneficiar a empresa, as possibilidades de postergação do pagamento dos tributos e conhecer todos os recursos que podem ser utilizados na redução do imposto de renda.


Rosana Fernandes

Título: O Planejamento Tributário na organização

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 6

763 

Imagem por: lumaxart

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    04-07-2014 às 23:24:21

    Importantíssimo para manter a ordem e organização do setor financeiro. Os impostos são muitos e altos, tem que ter um planejamento tributário e contratar um bom contador para isso.

    ¬ Responder
  • Oscar MarrettaOscar Marretta

    25-08-2011 às 23:58:16

    Quero parabenizar á autora Rosana Fernandes por sua inteligência e perfeição.
    Oscar Luiz Marretta Cavalcanti

    ¬ Responder

Comentários - O Planejamento Tributário na organização

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: lumaxart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios