Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Empresariais
Visitas: 4
Comentários: 2
Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

É sabido por todos que trazer consigo diploma conferido por universidade tradicional, renomada socialmente, sempre foi caminho aberto para os profissionais alçarem os melhores empregos.

A despeito da preferência por profissionais graduados em universidades tradicionais, atualmente, na prática, a tendência vem sofrendo modificações significativas.

Investindo em capacitação para captação de recursos humanos, as empresas vêm optando por avaliar não apenas a origem do diploma do candidato à vaga, mas também suas habilidades profissionais, bem ainda a capacidade de se relacionar com superiores hierárquicos e também com colegas de trabalho, bem ainda, para os casos em que o cargo exige as qualificações das quais o indivíduo dispõe para ocupar cargos de chefia, que demandem organização e liderança para realização de trabalhos em grupo.

É fato que profissionais egressos de universidades tradicionais são em números menores em relação aqueles que saem das demais universidades, bem ainda que a preferência da grande maioria dos executivos contratantes é por aqueles primeiros, porém, as grandes empresas têm atentado para o fato de que as capacitações que buscam nos profissionais não necessariamente vêm atreladas com o diploma de graduação que conquistaram.

Em pesquisas feitas por institutos próprios, profissionais da área têm constatado que aqueles oriundos de instituições tradicionais, eventualmente não dispõem da mesma disposição e disponibilidade para se dedicar ao trabalho, condição inerente aos demais profissionais, muitos buscando compensar um fato com uma situação, além do fato de que os primeiros comportam-se de forma arrogante e indiferente.

A busca do mercado de trabalho é por pessoas que saibam liderar, sejam sociáveis e comunicativas, e o preconceito que sempre pairou sobre executivos na hora de contratar, mantendo uma mera repetição de padrão, ao longo de muito tempo impediu acesso de pessoas qualificadas com aquelas características a bons postos de trabalho.

A realidade na área do direito não difere. Para se candidatar a vaga de estágio nos grandes escritórios, o estudante, não raro, deve por requisito integrar as grandes universidades como USP, PUC, Mackenzie, caso contrário não é apto a inscrever-se à seletiva.

Ao aplicar processos de seleção, empresas especializadas em capitação de recursos humanos têm se deparado com situação diversa da antiga realidade.

Empresas como a BASF – América do Sul têm se manifestado quanto à contratação de profissionais, que à elas importa avaliar critérios de competência, desempenho acadêmico, inserção em atividades de monitoria e iniciação científica, atividades paralelas que visem o aprimoramento do profissional, como cursos de línguas estrangeiras, especialização relativa à área de atuação, passando à análise em momento posterior a origem acadêmica dos candidatos.

O que não se pode olvidar é que com aplicação de avaliação pelo Ministério da Educação e Cultura aos cursos superiores, a cultura à tradição passa por transformações, uma vez que tais avaliações visam conferir continuidade ou encerramento às atividades dos cursos superiores, o que confere ainda às empresas meio para analisar e avaliar a qualidade da origem acadêmica do profissional em processo de recrutamento.


Fernanda Fernandes

Título: Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

Autor: Fernanda (todos os textos)

Visitas: 4

785 

Imagem por: lumaxart

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    04-07-2014 às 21:20:55

    Adquirir um diploma é muito bom, mas ter habilidade profissional deve estar em conformidade. As empresas reclamam muito hoje em dia da falta de capacidade, mesmo com os melhores diplomas. Tem que haver concordância.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 16:56:31

    É um tema interessante, aquele que discute neste artigo. Os diplomas universitários são vistos, nos dias que correm, como essenciais para o sucesso profissional, sendo até já a licenciatura vista como o mínimo possível. Assim, cada vez mais os alunos investem em pós-graduações, mestrados e doutoramentos. No entanto, ser diplomado não significa que não se possuam habilidades práticas, como muitos empregadores parecem pensar. Cabe tanto às universidades quanto aos alunos investirem nessa vertente em particular.

    ¬ Responder

Comentários - Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Imagem por: lumaxart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios