Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > DVD Filmes > O diário de Tati

O diário de Tati

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: DVD Filmes
O diário de Tati

Trazer a protagonista Tati, um ótimo exemplo de jovem caricato interpretado por Heloisa Périssé, as telas poderia ser uma experiência arriscada. Eram muitos os problemas e inquietações. Assistir uma comediante cheia de talento dando voz a uma jovem de catorze anos em um quadro de um programa de humor é bem mais fácil, e assim foi no começo. A consequência desse trabalho foi a fama conquistada por Tati no teatro e na televisão, tendo ganhado a oportunidade de ser uma atração permanente na televisão.

Porém nas telonas, ainda havia muitas inquietações sobre o possível sucesso de Tati.

Fui assistir o filme achando que estava cometendo um erro, e que tinha grandes chances de assistir algo que não ia me agradar, porém o filme me conquistou. Dessa produção bem simplória, sem nenhuma arrogância ,porém que mira no alvo e acerta: entreter o público com o cotidiano de uma jovem comum e seus “gigantes” problemas, que, na produção, tudo gira em simplesmente vencer o medo de ser reprovada em Matemática e nas dúvidas do começo da vida amorosa de Tati.

O Diário de Tati é bom filme por duas razões lógicas: o carisma de Périssé sendo a protagonista Tati e o roteiro quadradinho dos diretores E “quadradinho” tem o significado de se propor a fazer o simples (porém bem feito), de não tentar um dialogo mais amplo entre os personagens muito menos ficar tentando analisar o que poderia ser o começo da vida como adulta da adolescente. A produção faz somente um exemplo caricato e cinematográfico de uma pequena jovem e tem a trama toda bem coerente e de certa forma convence o público dentro daquilo que se propôs.

O diretor é o Mauro Farias, que passou boa parte da vida cuidando da direção de seriados de televisão. A direção do filme não tem a intenção de fazer O Diário de Tati uma atração que saiu da televisão e invadiu as telas de cinema, porém é evidente que reduziu muito o aparato cinematográfico. Se quisesse investir mais em certas partes como quando Tati decide jogar futebol, o longa ficaria bem mais interessante. Apesar de um deslize ou outro, é um filme bem feito e engraçado.

Gabriela Torres

Título: O diário de Tati

Autor: Gabriela Torres (todos os textos)

Visitas: 0

618 

Comentários - O diário de Tati

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios