Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 2
Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi ou mais conhecido como Mahatma Gandhi foi um grande líder indiano e pacifista que ficou conhecido por lutar pela independência da Índia que estava sob domínio britânico.

Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia Ocidental .

Casou-se bem jovem com apenas 14 anos de idade com uma moça da mesma idade apresentada pela família e teve 4 filhos. 5 anos depois de se casar, Gandhi foi estudar direito na universidade de Londres e depois voltou a Índia e trabalhou no Supremo Tribunal de Bombaim.

Seu interesse pela política começou de maneira bem curiosa e pouco usual: Gandhi viajava de trem na primeira classe e foi ordenado a ele que fosse para a terceira classe por não ser uma pessoa de cor branca.

Revoltado com a discriminação, Gandhi se recusou a mudar de classe e foi expulso do trem. Inconformado, foi a partir desse episódio que Gandhi começou a lutar para mudar as leis discriminatórias.

Defensor da igualdade de direitos e pacifista por princípio, Gandhi atuou como advogado também na Africa do Sul e defendeu a causa do povo hindu que vivia no estado africano.




Sempre em sua luta pela paz, quando retornou a Índia lutou pela paz entre hindus e muçulmanos que viviam em constante conflito.

Porém Gandhi ficou famoso mesmo na sua luta pela independência da Índia .Tendo como princípio a "não violência" liderou milhares de indianos em protestos pacíficos , tendo sido preso diversas vezes pelas autoridades britânicas.

Uma das formas de protesto que Gandhi utilizava contra a tirania britânica era convencer os indianos a não consumirem produtos importados britanicos como roupas e sim usar roupas fabricadas por elas mesmas, numa espécie de boicote .

Outro protesto que ficou famoso foi a "Marcha do Sal" onde Gandhi incitou milhares de indianos a irem ao mar e coletarem o próprio sal para fugirem das taxas impostas pelos britânicos pelo sal comprado.

Várias vezes Gandhi usou o jejum para protestar contra a tirania britânica e várias vezes ele foi preso sofrendo maus tratos por parte das autoridades britânicas. Durante a Segunda Guerra Mundial, Gandhi intensificou sua luta pela retirada dos britânicos da Índia e por fim conseguiu conquistar a independência.

Gandhi era completamente contra a divisão da Índia porém após a independência a Índia acabou sendo dividida entre indianos(hindus) e paquistaneses(muçulmanos). Mahatma Gandhi foi assassinado em 1948 a tiros por um hindu fanático que o responsabilizava pelo declínio do governo ao pagar dívidas ao Paquistão.

Sua vida e sua luta ficaram para sempre marcadas na história da Índia.


Nilson Empreendedor

Título: Mahatma Gandhi

Autor: Nilson Empreendedor (todos os textos)

Visitas: 0

711 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:07:59

    Até hoje se ouve as suas palavras, suas frases. Gandhi foi um defensor e lutou até o fim. Realmente, as pessoas se inspiram muito nele.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 19:07:36

    Eu tive conhecimento desta personalidade através de um filme que vi na aula de Geografia há 7 anos atrás. Na adolescência ver este tipo de filmes tão motivador foi o ponto de partida para a minha estrutura lutadora. É um dos meus filmes de eleição pela mensagem que passa. Previno a quem queira ver que tem uma duração superior aos filmes normais. Deve estar receptivo para a mensagem que este passa. Parabéns pelo tema.

    ¬ Responder

Comentários - Mahatma Gandhi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios