Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 2
Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi ou mais conhecido como Mahatma Gandhi foi um grande líder indiano e pacifista que ficou conhecido por lutar pela independência da Índia que estava sob domínio britânico.

Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia Ocidental .

Casou-se bem jovem com apenas 14 anos de idade com uma moça da mesma idade apresentada pela família e teve 4 filhos. 5 anos depois de se casar, Gandhi foi estudar direito na universidade de Londres e depois voltou a Índia e trabalhou no Supremo Tribunal de Bombaim.

Seu interesse pela política começou de maneira bem curiosa e pouco usual: Gandhi viajava de trem na primeira classe e foi ordenado a ele que fosse para a terceira classe por não ser uma pessoa de cor branca.

Revoltado com a discriminação, Gandhi se recusou a mudar de classe e foi expulso do trem. Inconformado, foi a partir desse episódio que Gandhi começou a lutar para mudar as leis discriminatórias.

Defensor da igualdade de direitos e pacifista por princípio, Gandhi atuou como advogado também na Africa do Sul e defendeu a causa do povo hindu que vivia no estado africano.




Sempre em sua luta pela paz, quando retornou a Índia lutou pela paz entre hindus e muçulmanos que viviam em constante conflito.

Porém Gandhi ficou famoso mesmo na sua luta pela independência da Índia .Tendo como princípio a "não violência" liderou milhares de indianos em protestos pacíficos , tendo sido preso diversas vezes pelas autoridades britânicas.

Uma das formas de protesto que Gandhi utilizava contra a tirania britânica era convencer os indianos a não consumirem produtos importados britanicos como roupas e sim usar roupas fabricadas por elas mesmas, numa espécie de boicote .

Outro protesto que ficou famoso foi a "Marcha do Sal" onde Gandhi incitou milhares de indianos a irem ao mar e coletarem o próprio sal para fugirem das taxas impostas pelos britânicos pelo sal comprado.

Várias vezes Gandhi usou o jejum para protestar contra a tirania britânica e várias vezes ele foi preso sofrendo maus tratos por parte das autoridades britânicas. Durante a Segunda Guerra Mundial, Gandhi intensificou sua luta pela retirada dos britânicos da Índia e por fim conseguiu conquistar a independência.

Gandhi era completamente contra a divisão da Índia porém após a independência a Índia acabou sendo dividida entre indianos(hindus) e paquistaneses(muçulmanos). Mahatma Gandhi foi assassinado em 1948 a tiros por um hindu fanático que o responsabilizava pelo declínio do governo ao pagar dívidas ao Paquistão.

Sua vida e sua luta ficaram para sempre marcadas na história da Índia.


Nilson Empreendedor

Título: Mahatma Gandhi

Autor: Nilson Empreendedor (todos os textos)

Visitas: 0

711 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:07:59

    Até hoje se ouve as suas palavras, suas frases. Gandhi foi um defensor e lutou até o fim. Realmente, as pessoas se inspiram muito nele.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 19:07:36

    Eu tive conhecimento desta personalidade através de um filme que vi na aula de Geografia há 7 anos atrás. Na adolescência ver este tipo de filmes tão motivador foi o ponto de partida para a minha estrutura lutadora. É um dos meus filmes de eleição pela mensagem que passa. Previno a quem queira ver que tem uma duração superior aos filmes normais. Deve estar receptivo para a mensagem que este passa. Parabéns pelo tema.

    ¬ Responder

Comentários - Mahatma Gandhi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios