Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 2
Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi ou mais conhecido como Mahatma Gandhi foi um grande líder indiano e pacifista que ficou conhecido por lutar pela independência da Índia que estava sob domínio britânico.

Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia Ocidental .

Casou-se bem jovem com apenas 14 anos de idade com uma moça da mesma idade apresentada pela família e teve 4 filhos. 5 anos depois de se casar, Gandhi foi estudar direito na universidade de Londres e depois voltou a Índia e trabalhou no Supremo Tribunal de Bombaim.

Seu interesse pela política começou de maneira bem curiosa e pouco usual: Gandhi viajava de trem na primeira classe e foi ordenado a ele que fosse para a terceira classe por não ser uma pessoa de cor branca.

Revoltado com a discriminação, Gandhi se recusou a mudar de classe e foi expulso do trem. Inconformado, foi a partir desse episódio que Gandhi começou a lutar para mudar as leis discriminatórias.

Defensor da igualdade de direitos e pacifista por princípio, Gandhi atuou como advogado também na Africa do Sul e defendeu a causa do povo hindu que vivia no estado africano.




Sempre em sua luta pela paz, quando retornou a Índia lutou pela paz entre hindus e muçulmanos que viviam em constante conflito.

Porém Gandhi ficou famoso mesmo na sua luta pela independência da Índia .Tendo como princípio a "não violência" liderou milhares de indianos em protestos pacíficos , tendo sido preso diversas vezes pelas autoridades britânicas.

Uma das formas de protesto que Gandhi utilizava contra a tirania britânica era convencer os indianos a não consumirem produtos importados britanicos como roupas e sim usar roupas fabricadas por elas mesmas, numa espécie de boicote .

Outro protesto que ficou famoso foi a "Marcha do Sal" onde Gandhi incitou milhares de indianos a irem ao mar e coletarem o próprio sal para fugirem das taxas impostas pelos britânicos pelo sal comprado.

Várias vezes Gandhi usou o jejum para protestar contra a tirania britânica e várias vezes ele foi preso sofrendo maus tratos por parte das autoridades britânicas. Durante a Segunda Guerra Mundial, Gandhi intensificou sua luta pela retirada dos britânicos da Índia e por fim conseguiu conquistar a independência.

Gandhi era completamente contra a divisão da Índia porém após a independência a Índia acabou sendo dividida entre indianos(hindus) e paquistaneses(muçulmanos). Mahatma Gandhi foi assassinado em 1948 a tiros por um hindu fanático que o responsabilizava pelo declínio do governo ao pagar dívidas ao Paquistão.

Sua vida e sua luta ficaram para sempre marcadas na história da Índia.


Nilson Empreendedor

Título: Mahatma Gandhi

Autor: Nilson Empreendedor (todos os textos)

Visitas: 0

711 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:07:59

    Até hoje se ouve as suas palavras, suas frases. Gandhi foi um defensor e lutou até o fim. Realmente, as pessoas se inspiram muito nele.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 19:07:36

    Eu tive conhecimento desta personalidade através de um filme que vi na aula de Geografia há 7 anos atrás. Na adolescência ver este tipo de filmes tão motivador foi o ponto de partida para a minha estrutura lutadora. É um dos meus filmes de eleição pela mensagem que passa. Previno a quem queira ver que tem uma duração superior aos filmes normais. Deve estar receptivo para a mensagem que este passa. Parabéns pelo tema.

    ¬ Responder

Comentários - Mahatma Gandhi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios