Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Perca os quilos indesejados depois da gravidez

Perca os quilos indesejados depois da gravidez

Categoria: Beleza
Perca os quilos indesejados depois da gravidez

No decurso da gravidez, o corpo da mulher sofre uma série de alterações para poder acolher um bebé e passar pela experiência do parto. Após o nascimento, ele vai precisar de tempo para recuperar e voltar a ter as características anteriores. Por outro lado, terá de se adaptar à nova condição de mãe, nomeadamente no que se refere à produção de leite para alimentar o bebé. Assim, durante cerca de quatro a seis semanas, o corpo da recente mãe irá passar por novas transformações. Este período é conhecido como puerpério.

No decorrer do puerpério, verifica-se uma evidente perda de peso corporal. Primeiramente, há a perda do peso do bebé, da placenta, das membranas adjacentes e do líquido amniótico, que em conjunto representam à volta de cinco quilos. Para além disso, ainda se subtraem dois a quatro quilos, em resultado da diminuição do útero e da eliminação progressiva dos líquidos que se foram acumulando na gestação.

Nos meses subsequentes, a mulher deverá fazer uma alimentação cuidada e seguir um plano de exercícios físicos para reduzir harmoniosamente o peso corporal. Não obstante, só ao cabo de seis meses, em média, é que recuperará o peso anterior à gravidez.

Se a recém mamã não amamentar, uma dieta equilibrada não deverá levantar qualquer problema. No entanto, para a mãe que amamenta, não fará muito sentido iniciar um regime de emagrecimento; por um lado, porque ela irá continuar a perder peso naturalmente, e, por outro, porque poderá correr o risco de comprometer a produção e a qualidade do leite, não colmatando as necessidades nutricionais do bebé. Os quilos a mais não estão lá por acaso. Eles representam uma reserva calórica que permite ao organismo produzir leite. Portanto, a mãe deverá esperar pelo fim da amamentação para iniciar uma dieta, o que não invalida alguns cuidados com a alimentação.

Um dos melhores exercícios que as mulheres podem fazer parta recuperar a forma é andar. De preferência, com um carrinho de bebé: queima mais calorias, mesmo a uma velocidade mais reduzida. Remar é o indicado para a parte superior do corpo numa fase pós-parto. Fortalece os rombóides, grande dorsal e a zona posterior dos deltóides, que ajudam a postura e aliviam as dores da zona superior das costas, para além de tonificar os bicípites.

Não há regras gerais relativamente ao tempo a aguardar para começar a fazer exercício. O normal é quinze dias depois de um parto normal e três a quatro semanas em caso de cesariana. A maior parte dos médicos recomenda que se espere seis semanas antes de iniciar um programa de exercício físico “tradicional”.

Os exercícios Kegel e a Ponte são dos mais aconselhados. Neste último, o procedimento é deitar de costas e elevar devagar a coluna vertebral do chão a partir da base (bacia). Realizar este movimento até desencostar totalmente as coxas do chão. Depois, voltar a colocar devagar a bacia no chão. Os braços devem ser mantidos no chão, assim como os pés e não se pode usar os braços para ajudar.



Maria Bijóias

Título: Perca os quilos indesejados depois da gravidez

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

648 

Comentários - Perca os quilos indesejados depois da gravidez

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios