Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > A Pura Beleza Está Em Si

A Pura Beleza Está Em Si

Categoria: Beleza
Visitas: 8
A Pura Beleza Está Em Si

A idade é, por definição e conceptualização mais ou menos vulgarizada, a principal inimiga da beleza. O aparecimento das rugas, dos pés de galinha, não raramente transformados em autênticas patas de peru, dos cabelos brancos, a flacidez crescente, o aumento do tamanho das extremidades, nomeadamente das orelhas e do nariz, e outras modificações decorrentes do passar dos anos constituem, para muita gente, um pesadelo inevitável a evitar a todo o custo. Talvez por isso, sobretudo as senhoras, tenham tantas reservas em responder à famigerada pergunta: «Qual é a sua idade?» Algumas nunca ultrapassam a casa dos trinta, replicando: «Trinta e alguns meses». Mas se lhes voltarem a questionar: «Quantos meses?», a resposta poderá, eventualmente, surpreender: «Duzentos e cinquenta e quatro…»

Não obstante, os homens mostram-se cada vez mais preocupados com o seu aspecto exterior e com a manutenção de uma certa aparência, mesmo quando a meia-idade já descamba para a terceira. Por isso, é possível que o seu marido olhe para o espelho e se ache feio, gordo, acabado, como que a solicitar, indirectamente, um elogio. Pode sempre retorquir-lhe, em estilo de incentivo, que a visão dele se encontra em perfeitas condições…

O peso e o volume integram outro dos “cavalos de batalha” de quem se preocupa com estas matérias da beleza. Por vezes, não se trata de diminuir somente o índice de massa corporal, mas também de reduzir o volume. De facto, em muitos casos, o peso não constitui o problema mais premente, sendo as gorduras localizadas a principal fonte de desconforto e mal-estar. Há situações-limite em que só uma lipoaspiração de magnitude máxima, possivelmente com o recurso a aspiradores de tecnologia industrial, é capaz de resolver o excesso! … Em circunstâncias menos graves, alguma contenção alimentar ou até uma dieta, controlada por nutricionistas (!), são passíveis de produzir resultados satisfatórios. Bem, há pessoas a fazer regimes de duas semanas em que a única coisa que perdem é quinze dias…

O cabelo faz, igualmente, parte dos contemplados do pódio das prioridades de produção da beldade. Possuir uma cabeleira tipo ninho de ratos ou um capachinho a levantar constantemente voo não constará dos padrões predefinidos de excelência! Contudo, há penteados e penteados… Seja como for, quando alguém vai arranjar a sua penugem superior, gosta que reparem e elogiem, e não que façam interrogações parvas: «Cortaste o cabelo?», que só dão vontade de retrucar algo do género: «Não, tirei-o para lavar».

Depois, há também troca de mimos neste contexto da subjectividade da aparência. Se um cavalheiro observar a outro que tinha um bigode igual ao seu mas que, como era horroroso, o rapou, tal afirmação é susceptível de ser entendida como ofensiva. Tomando a palavra, o “bigodudo” atingido pode ripostar que foi por ter uma cara igual à do seu interlocutor, pavorosa portanto, que deixou crescer o bigode…



Maria Bijóias

Título: A Pura Beleza Está Em Si

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

612 

Comentários - A Pura Beleza Está Em Si

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios