Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte etrusca

Arte etrusca

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 40
Arte etrusca

A arte etrusca surgiu na Península Ibérica por volta de 1000 a.C. Os antigos etruscos foram marinheiros e mercadores experientes e a sua fortuna assentava na exploração de jazidas de cobre, ferro e prata.

Os etruscos começaram a enterrar os seus mortos em agrupamentos familiares por volta VII a.C. Com o passar do tempo, os túmulos das famílias ricas adquiriram características monumentais. Eram escavados na rocha vulcânica local e continham objectos funerários magníficos. Alguns apresentavam pinturas murais de cores vivas e brilhantes. Também revelaram figuras reclinadas sobre o sarcófago. Por exemplo, o sarcófago de Cerveteri. Estes convidam a entrar. As figuras estão serenas e têm os olhos alongados. Tem o sorriso típico etrusco. Também existe a representação de casais enlaçados na tampa do sarcófago.

Na arquitectura, reconstruiu-se o templo etrusco bastante próximo do grego. Tem colunas toscanas, um tímpano, um telhado de 2 águas, uma naos e uma pronaos. No telhado a decoração compõe-se com acroteros, figuras de culto da divindade.

Na escultura, os etruscos embelezaram os seus templos com figuras decorativas em terracota. Por exemplo, Apolo, de Veios, datada de 510 a.C, em terracota. Importaram o deus grego pelos romanos e mantiveram o seu nome. O sorriso mantem-se etrusco, pois é um sorriso muito próprio (o sarcófago de Cerveteri é, de facto, o mais conhecido pela história da arte). É típico. O penteado é feito de tranças. Os panejamentos têm aqueles lindos drapeados. A bainha é ondulada a que os romanos chamavam toga. Os olhos são alongados e o corpo é bem constituído, musculado e estruturado.

A pintura etrusca é uma pintura contextualizada na cultura etrusca. É uma pintura transportada dos túmulos, logos os temas estão relacionados com este mundo, o universo dos mortos. Nota-se influências dos seus vizinhos, ou seja, o mundo cretense e o mundo egípcio. Tal como os egípcios, acreditam numa vida feliz para além da morte. Os túmulos de Tarquínio são uma grande fonte inspiração para a pintura etrusca. São um marco! Os temas, habitualmente. São a caça, as cenas de banquete, a música e a dança, as cenas de luta, as cenas mitológicas, entre outros.


Daniela Vicente

Título: Arte etrusca

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 40

799 

Comentários - Arte etrusca

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios