Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Escultura De Canova E Bernini

A Escultura De Canova E Bernini

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 24
A Escultura De Canova E Bernini

Paolina Bonaparte como Vénus vencedora, de Antonio Canova, 1805-08, mulher de Camilo Borghese, é esculpida aqui como a deusa Vénus. É uma escultura com muito requinte visível no penteado e na pose de Paolina, na maciez das almofadas e dos lençóis.

David, de Gian Lorenzo Bernini, 1623-24, é um tema bíblico, que envolve David e a vitória sobre Golias. Todo o seu corpo se contrai no momento anterior ao lançamento. O seu rosto mostra um conjunto de elementos que vai de encontro a este momento de tensão retida: olhos semicerrados, lábios cerrados, teste enrugada e cabelo esvoaçante. O herói mitológico encontra-se parcialmente nu, com um pano à volta da cintura. A sua nudez permite ao observador ver a musculatura do jovem David. No chão está a couraça que Saul lhe tinha emprestado.

Apolo e Dafne, de Gian Lorenzo Bernini, 1622-25, é uma peça que imortaliza o momento em que Apolo toca em Dafne, filha de Peneu, e esta começa a transformar-se num loureiro. Não conseguindo escapar do deus Apolo por mais tempo, Dafne pede ao seu pai para ajudá-la e eis que transforma-a num loureiro, um atributo que fará parte da coroa de Apolo. Na escultura de Bernini, Apolo está a correr (perna levantada) atrás da sua amada e conseguiu alcança-la, tocando-lhe na anca transformada em cortiça.

Rapto de Prosérpina, de Gian Lorenzo Bernini, 1621-22, foi uma obra encomendada por Scipione Borghese. Narra a lenda que Prosérpina, filha de Ceres, num belo dia, atraída por uma bela flor, a terra abriu-se sobre os seus pés, donde surgiu o deus dos Infernos, Plutão. O seu pai Ceres ficou tristíssimo quando deu pela falta da sua filha. Júpiter, deus supremo do Olimpo, para amenizar a dor de Ceres, permite que Prosérpina viva metade do tempo em Terra. Na escultura, o possante Plutão agarra com toda a força Prosérpina, que tenta escapar.

Conseguimos ver a força do deus através dos seus músculos fortes e saídos e do declive na pele da deusa das Colheitas quando este a agarra. O desespero está presente na figura de Prosérpina, que chora. O animal junto de Plutão é o conhecido Cérbero, um animal de três cabeças que guarda o Inferno.

Daniela Vicente

Título: A Escultura De Canova E Bernini

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 24

705 

Comentários - A Escultura De Canova E Bernini

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios