Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Cuide do seu canário

Cuide do seu canário

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 22
Cuide do seu canário

Se tiver adquirido recentemente ou está a planear para breve ter um canário, deve aprender tudo o que puder sobre os cuidados deste pássaro. Algumas áreas de cuidados que vai querer considerar são a gaiola, a limpeza, a alimentação e a interação necessária.

Para uma ave, a gaiola não tem de ser grande. Ela deve ter, pelo menos, 30 a 40cm de lado. Para dois pássaros a gaiola deve ser um pouco maior. A gaiola de plástico deve ter um reservatório no fundo para impedir que as cascas das sementes e as fezes caiam ao chão.

A gaiola desta dimensão é pequena o suficiente para colocar em praticamente qualquer lugar, mas deve estar num local que esteja longe da luz solar direta. Também deve estar numa divisão muito frequentada para que o pássaro tenha muitas oportunidades de interagir consigo. Ele será capaz de observar as pessoas, mesmo quando elas não estiverem a prestar-lhe atenção. Isso fará com que o canário se sinta menos solitário.

A gaiola terá de ser cuidadosamente limpa, pelo menos, uma vez por semana. Você pode deixar que o pássaro voe em torno da casa durante o tempo que dedica à limpeza e manutenção da gaiola. Retire todos os brinquedos e lave-os. Lave os recipientes para alimentação e, finalmente, toda a gaiola. Altere o revestimento que entretanto utilizou para forrar o fundo da gaiola.
Diariamente também terá de fazer um pouco de limpeza. Remova produtos que a ave rejeitou e as cascas de sementes. Durante a estação de muda de pena precisará remover as penas também.

Deve ajudar a ave a limpar-se pulverizando-a diariamente com uma névoa fina de água. Isto deve ser feito na parte da manhã para que o pássaro esteja devidamente seco quando o dia arrefecer pelo final da tarde e noite. Verifique pontualmente se é necessário cortar as garras do seu canário. Segure o pássaro na mão com uma garra entre o dedo anelar e o polegar; segure-a até um pouco abaixo do vaso sanguíneo com a outra mão. Em seguida, passe para a próxima garra. Um osso rico em cálcio amarrado ao lado da gaiola vai dar ao pássaro o cálcio de que precisa, além de ajudar a manter o bico saudável.

Pode comprar muitos tipos de alimento de pássaro nas lojas de animais. Procure um rico em sementes de capim, sementes com um pouco de óleo e alguns citrinos. Estas misturas irão conter todos os nutrientes que o seu canário irá precisar. Mantenha os alimentos num recipiente coberto para evitar que fique estragado. Isso também irá mantê-lo longe dos insetos.

O pássaro provavelmente também aprecia alguns alimentos frescos, como alface e cenoura ralada. Apenas remova qualquer parte não consumida diariamente.

Um pássaro que é mantido por si só pode ficar sozinho. Um pássaro solitário, provavelmente, ficará doente e pode até morrer. Por isso, é importante que o pássaro não esteja só. Pode, claro, comprar dois pássaros, mas é possível ter apenas um que seja perfeitamente feliz. O melhor brinquedo será um espelho para que a ave fique de frente para si mesma e a cantar também, pensando que precisa fazê-lo entreter este 'outro pássaro'.

Ocasionalmente, você pode querer brinquedos alternativos, através da substituição de um dos brinquedos existentes por um novo. Você pode alternar os brinquedos a cada duas semanas. Não coloque muitos brinquedos na gaiola, pois isso pode sobrecarregar o pássaro.

Além disso, a ave vai precisar de um pouco de atenção humana a cada dia. Você pode tirá-lo da gaiola e falar com ele. Você pode até mesmo ensiná-lo a falar, repetindo a mesma palavra insistentemente. A ave deve ter pelo menos 10 minutos de tempo de vôo livre a cada dia. Certifique-se de que a sua casa é segura e mantenha-se vigilante enquanto ele está fora da gaiola.

Poderá ser um momento divertido do dia, enquanto observa o seu canário em pleno voo na sua sala de estar!


Ruben Duarte

Título: Cuide do seu canário

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 22

771 

Comentários - Cuide do seu canário

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios