Alimentos perigosos para os cães e gatos
O chocolate surge como o principal alimento errado que vai sendo dado aos cães e gatos. Esta iguaria contém teobromina (cuja presença é oito vezes mais acentuada no chocolate preto, em comparação com o branco), uma substância que vai entrar em choque com o organismo do animal, podendo causar-lhe desde vómitos e diarreia a aumento da atividade cardíaca ou mesmo ataques de epilepsia. Quando o seu animal suplicar, ofereça-lhe biscoitos próprios para cão ou gato e desvie-lhe a atenção do chocolate. É preferível! Também pode adquirir numa loja de animais «chocolate» (que o não é) adaptado. Este alimento apresenta a cor, textura e sabor do chocolate, mas não contém a substância tóxica, a teobromina. Outro alimento que envolve as mesmas consequências é o café que não deverá, de igual forma, ser dado aos animais.
A cebola e o alho, por sua vez, interferem com o sistema sanguíneo dos cães e gatos, diminuindo-lhes a quantidade de glóbulos vermelhos e provocando degenerescências e anemias. Em casos de ingestão elevada, poderá ser necessária a intervenção do médico veterinário, que procederá a uma transfusão.
Já sabe: sempre que quiser mimar o seu animal, dê-lhe comida apropriada ao seu organismo. A César o que é de César!
Comentários ( 8 ) recentes
- Zé
22-10-2012 às 09:54:45Sim, é preciso estar-se informado, não vá dar qualquer coisa má aos bichos.
¬ Responder - Sofia Nunes
13-09-2012 às 16:18:47São excelentes recomendações. É necessário ter muito cuidado com os alimentos que damos aos cães e gatos. Os gatos são particularmente sensíveis, sendo que qualquer alteração à sua dieta é passível de provocar problemas de digestão. É certo que por vezes os animais, especialmente os cães (e também os gatos, quando cheiram peixe ou camarões) pedincham comida das nossas refeições humanas, e acabamos por lhes fazer a vontade. Mas é necessário contrariar essa tendência.
¬ Responder - Sandra
10-05-2012 às 19:33:12Só uma correção... não são as frutas que contém cianureto (cianeto) e sim suas sementes... se retirá-las antes de servi-las não farão mal algum ao animal. ;)
¬ Responder - Paulo
09-02-2012 às 15:02:30É necessário que as pessoas que fazem afirmativas informem suas formações acadêmicas e atuação profissional, pois as afirmações precisam de embasamento científico para terem credibilidade.
¬ Responder - Sofia
13-05-2010 às 21:04:58Caro Bruno,
¬ Responder
A interrogação que aqui coloquei é pertinente e era obviamente dirigida à autora do texto, mas agradeço desde já a sua opinião. Contudo permita-me alertar para o facto de que o Bruno não leu bem o que escrevi, pois referi-me a gatos e não a cães.
E nem sequer afirmei que fruta faz falta aos gatos, mas sim que eles gostam de algumas frutas e se haverá algum problema de saúde se as ingerirem de vez em quando :)
Os humanos também não precisam nem de metade dos alimentos que consomem, como tão bem referiu em relação ao chocolate ;)
Cordialmente,
Sofia - Bruno
13-05-2010 às 14:16:35@sofia
¬ Responder
Não é preciso ser muito inteligente para perceber que os cães não necessitam de fruta na sua alimentação. Para estes a fruta é como o chocolate para o homem!!Entendeu? Você não precisa de chocolate na sua alimentação né?Mas gosta de comr de vez em quando.
As frutas ácidas, como laranja, mexirica, morango e abacaxi não devem ser oferecidas aos cães, uma vez que são muito acidas.
Outras apesar de não acrescentarem nenhum valor proteico à alimentação dos cães podem ser dadas, tal como a banana, maçã, pêra, manga e ameixa doce.
Não é assim tão dificil pois não!! - sofia
13-05-2010 às 12:36:38Também fiquei um pouco confusa...Os gatos que vivem comigo gostam de algumas frutas. O gato gosta muito de abacate e a gatinha adora melancia, manga e dióspiro. Haverá algum inconveniente?
¬ Responder
Obrigada. - Margarida
12-05-2010 às 23:10:30Após ler este artigo fiquei deveras intrigada! Tenho 3 cães que não comem nada de extravagante para além da ração, no entanto um deles ( um pug ) é gordinho. Sempre que vou à clínica veterinária falamos sobre ele estar gordito mesmo com medicação para reduzir o apetite. Como ele "pede" sempre fruta, principalmente se for maçã ou pêra)perguntei por brincadeira se caso lhe desse fruta antes da refeição ele ficava com menos fome. Disseram-me que podia dar desde que não fosse uma grande quantidade! E agora já estou toda baralhada!!!
¬ Responder