Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alojamento
Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Luang Namtha é uma província no Noroeste do Laos que se supõe possua o maior número de grupos étnicos do país. Encontra-se delimitada a Norte pela China e a Oeste pelo estado Shan da Birmânia.

The Boat Landing Guest House localiza-se no cais do rio Namtha, em Ban Kone, a cerca de um quilómetro do aeroporto e a seis da principal cidade. Trata-se duma pousada com arquitetura característica da região, exibindo paredes de bambu entrelaçado e oferecendo uma água aquecida pelo sol. Não existem televisões nem telefones, mas há na aldeia um café com acesso à Internet.

Os guias proporcionam passeios de bicicleta (meio de transporte assaz ecológico) por várias aldeias, algumas das quais famosas pela fiação de seda. Um barco a motor pode conduzir o visitante a florestas da área protegida de Nam Ha, onde é possível contemplar tigres, elefantes e ursos dourados. Andar de caiaque é outra das atrações, e empresários locais costumam oferecer expedições de espeleologia.

Rafting, canoagem, trekking ou uma viagem no Nam Tha River, com apanágios selvagens, são outras possibilidades. Estas atividades permitem apoiar economicamente os moradores, facultando-lhes uma importante fonte alternativa de rendimentos, mas também contribuir diretamente para a preservação da vida selvagem e para auxiliar projetos de conservação da floresta, através de autorizações de acesso. No fundo, cada visita a Luang Namtha transmite a mensagem de que a floresta não cortada é muito mais útil e valiosa. Em acréscimo, a presença dos turistas diz à população local que a sua cultura e os seus recursos naturais são relevantes e têm valor, além de lhe propiciar um maior conhecimento do mundo exterior.

No que se refere à gastronomia, as refeições tradicionais são a grande aposta. A especialidade regional é a sopa Kao Soi, que integra um molho de soja fermentada, malagueta e carne de porco.

Luang Namtha compõe-se dum vasto conjunto de comunidades étnicas, sendo que muitas destas vivem ainda estilos de vida bastante tradicionais, inclusive no que respeita ao artesanato.

As florestas montanhosas de Evergreen, cheias de nevoeiro e de vales, as cascatas na selva, as aventuras fluviais e as aldeias de montanha fazem as delícias dos forasteiros. Podem ainda ouvir-se os habitantes a chamar os pássaros, experimentar o gosto dos alimentos recolhidos na floresta, fazer jogos no mato, etcétera.

De salientar que os proprietários da The Boat Landing Guest House costumam fazer doações às gentes nativas e recolher fundos para proteger os gibões ameaçados de extinção.

A filosofia vigente é de que se os outros beneficiarem do serviço que se presta, então os prestadores beneficiarão de igual forma, sendo que há lugar para todos. É mesmo à oriental…


Maria Bijóias

Título: Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

610 

Imagem por: Mat Honan

Comentários - Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Mat Honan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios