Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios da soja na alimentação

Os benefícios da soja na alimentação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Comentários: 6
Os benefícios da soja na alimentação

A soja é um grão de leguminosa da família do feijão e da lentilha, proveniente da China. É um alimento rico em proteínas, lipídios, carboidratos e minerais. Possui isoflavona, um composto da soja que previne doenças degenerativas. A soja e seus derivados, como o queijo e o leite de soja, constituem-se em alimento funcional, pois são ricos em nutrientes e possuem, em sua composição, ácidos graxos insaturados, responsáveis pela ação contra doenças crônicas.

Por ser um elemento funcional, pode ser ingerido sem quantidade mínima ou máxima, contudo é importante lembrar que deve estar presente em uma dieta balanceada, junto com a prática de esportes. A soja possui inúmeros benefícios à saúde. Dentre eles, além de prevenir doenças degenerativas, alivia os sintomas da tensão pré-menstrual, regula os hormônios da menopausa, previne doenças do coração e a osteoporose, reduz a possibilidade de se desenvolver o mal de Alzheimer e a diabetes. A soja também evita a desnutrição por ser um alimento de alto valor nutricional.

É encontrada facilmente no mercado e está presente em inúmeros produtos como óleo, leite, suco, massas, pães e seus derivados: farinha de soja ou Kinako, o queijo de soja ou Tofu, a proteína texturizada ou carne de soja, entre muitos outros produtos. Pode ser utilizado em uma diversidade de pratos na culinária, podendo, inclusive, substituir a carne vermelha pela soja em um refogado ou strogonoff, por exemplo. É importante buscar receitas variadas para o preparo da soja a fim de que não prejudique o gosto. O mau preparo do alimento pode proporcionar um gosto não muito agradável, fazendo com que não se tenha mais vontade de consumir esse alimento funcional. Porém com o uso frequente em receitas variadas e interessantes, o consumo dessa leguminosa altamente nutricional vai se tornando um hábito.

O leite de soja pode substituir o leite de vaca, sem danos nenhum ao organismo, especialmente para aquelas pessoas incompatíveis com o leite animal e os seus derivados. É um alimento vegetal rico em vitaminas e minerais, além de conter pouca gordura e a princípio possuir pouco açúcar. Entretanto é preciso ter cuidado ao administrar o leite de soja para bebês. É recomendado seu consumo somente sob prescrição médica, pois as crianças têm necessidades nutricionais diferentes dos adultos.

Para os maiores, há inúmeras receitas que podem incluir a soja, tornando seu consumo um hábito saudável. Pode-se fazer almôndegas de soja, soja frita, fritando os grãos após cozinhá-los em água fervente, escorrer e descascá-los, mingau com Kinako, arroz doce de soja, maionese de soja, iogurte e granola com Kinako, salada de soja, massa, pão e torta com farinha de soja, entre inúmeras outras possibilidades de preparo de alimentos com o uso desse grão ou de seus derivados: leite e farinha.

Para o preparo do leite de soja em casa é necessário colocar um copo de grãos de soja de molho em dois litros de água, deixando-os ali até o dia seguinte. O próximo passo é retirar a água, jogando-a fora e tirando as cascas dos grãos para que o sabor fique mais gostoso. Após, é necessário ferver 10 copos de água e reservá-la. Em um liquidificador, deve-se colocar os grãos descascados e um copo da água fervente. Depois o indicado é por na função pulsar  do liquidificador por 20 segundos, aumentando a velocidade. Em seguida, acrescentam-se três copos de água e deve-se bater no liquidificador por 5 minutos. Após, a recomendação é pegar uma peneira e forrá-la com voal úmido, passando o líquido pela peneira, virando as pontas do voal e espremendo para extrair todo o leite. É importante fazer isso com todo o líquido do liquidificar, passando sempre pela peneira. O passo seguinte é ferver esse leite em fogo médio por dez minutos, mexendo sempre. Quando a espuma que fica em cima da panela sumir, deve-se retirar do fogo e colocá-lo em banho Maria para esfriar. Por último adiciona-se essência de baunilha e se consome imediatamente ou coloca-se o leite se soja no refrigerador.

Já para o preparo da farinha de soja deve-se colocar os grãos da soja em água fervente, deixando ali por cinco minutos. Após, o recomendado é escorrer a água e deixar os grãos secando em cima de papel toalha por uma hora. Em seguida, se torra os grãos no forno por uma hora mexendo sempre para não queimar. Depois se tritura os grãos torrados no liquidificador e por último deve-se peneirar os grãos triturados. Será obtida, então, a farinha de soja, que deve ser mantida numa vasilha seca e bem fechada. A partir daí pode-se fazer muitas receitas com soja, ingerindo este alimento que além de funcional traz inúmeros benefícios para a saúde.


Rosana Fernandes

Título: Os benefícios da soja na alimentação

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

770 

Imagem por: avlxyz

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:28:10

    Quantos benefícios importantes para nossa boa saúde. Já quero incluir a soja em meu cardápio diário. É bom demais!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ana Rodrigues

    18-09-2012 às 12:42:34

    sera q posso dar papa de soja ao meu bebe de 5meses?

    ¬ Responder
  • fátimafátima

    31-05-2012 às 04:45:27

    eu já consumo sucos a base de soja, eu agora troquei o feijão por grãos de soja é muito bom,é só cozinhar por 40minutos escorrer e dar um choque térmico em água gelada pra sair o gosto forte,fica ótimo.cosuma mais soja e tenha mais saude beijoss

    ¬ Responder
  • Darforma - Formaçãocarlos botelho

    28-09-2010 às 22:18:35

    eu era obeso perdi 60kg em um ano e meio agora apretei o estõmago já antes tinha começado a beber leite de soja com sabor a baunilha mas gostava de saber mais sobre essa alimentação e os seus beneficios

    ¬ Responder
  • micaelamicaela

    30-06-2010 às 21:16:01

    coma +soja viu filhota quero fazer de tudo para vc emagrecer vamos fazer uma dieta juntas?

    ¬ Responder
  • janaina alves de carvalhojanaina alves de carvalho

    29-03-2010 às 11:53:11

    aprendi a fazer recheio de coxinha de galinha com soja é uma delicia esperimente.

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios da soja na alimentação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Imagem por: avlxyz

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios