Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios da soja na alimentação

Os benefícios da soja na alimentação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Comentários: 6
Os benefícios da soja na alimentação

A soja é um grão de leguminosa da família do feijão e da lentilha, proveniente da China. É um alimento rico em proteínas, lipídios, carboidratos e minerais. Possui isoflavona, um composto da soja que previne doenças degenerativas. A soja e seus derivados, como o queijo e o leite de soja, constituem-se em alimento funcional, pois são ricos em nutrientes e possuem, em sua composição, ácidos graxos insaturados, responsáveis pela ação contra doenças crônicas.

Por ser um elemento funcional, pode ser ingerido sem quantidade mínima ou máxima, contudo é importante lembrar que deve estar presente em uma dieta balanceada, junto com a prática de esportes. A soja possui inúmeros benefícios à saúde. Dentre eles, além de prevenir doenças degenerativas, alivia os sintomas da tensão pré-menstrual, regula os hormônios da menopausa, previne doenças do coração e a osteoporose, reduz a possibilidade de se desenvolver o mal de Alzheimer e a diabetes. A soja também evita a desnutrição por ser um alimento de alto valor nutricional.

É encontrada facilmente no mercado e está presente em inúmeros produtos como óleo, leite, suco, massas, pães e seus derivados: farinha de soja ou Kinako, o queijo de soja ou Tofu, a proteína texturizada ou carne de soja, entre muitos outros produtos. Pode ser utilizado em uma diversidade de pratos na culinária, podendo, inclusive, substituir a carne vermelha pela soja em um refogado ou strogonoff, por exemplo. É importante buscar receitas variadas para o preparo da soja a fim de que não prejudique o gosto. O mau preparo do alimento pode proporcionar um gosto não muito agradável, fazendo com que não se tenha mais vontade de consumir esse alimento funcional. Porém com o uso frequente em receitas variadas e interessantes, o consumo dessa leguminosa altamente nutricional vai se tornando um hábito.

O leite de soja pode substituir o leite de vaca, sem danos nenhum ao organismo, especialmente para aquelas pessoas incompatíveis com o leite animal e os seus derivados. É um alimento vegetal rico em vitaminas e minerais, além de conter pouca gordura e a princípio possuir pouco açúcar. Entretanto é preciso ter cuidado ao administrar o leite de soja para bebês. É recomendado seu consumo somente sob prescrição médica, pois as crianças têm necessidades nutricionais diferentes dos adultos.

Para os maiores, há inúmeras receitas que podem incluir a soja, tornando seu consumo um hábito saudável. Pode-se fazer almôndegas de soja, soja frita, fritando os grãos após cozinhá-los em água fervente, escorrer e descascá-los, mingau com Kinako, arroz doce de soja, maionese de soja, iogurte e granola com Kinako, salada de soja, massa, pão e torta com farinha de soja, entre inúmeras outras possibilidades de preparo de alimentos com o uso desse grão ou de seus derivados: leite e farinha.

Para o preparo do leite de soja em casa é necessário colocar um copo de grãos de soja de molho em dois litros de água, deixando-os ali até o dia seguinte. O próximo passo é retirar a água, jogando-a fora e tirando as cascas dos grãos para que o sabor fique mais gostoso. Após, é necessário ferver 10 copos de água e reservá-la. Em um liquidificador, deve-se colocar os grãos descascados e um copo da água fervente. Depois o indicado é por na função pulsar  do liquidificador por 20 segundos, aumentando a velocidade. Em seguida, acrescentam-se três copos de água e deve-se bater no liquidificador por 5 minutos. Após, a recomendação é pegar uma peneira e forrá-la com voal úmido, passando o líquido pela peneira, virando as pontas do voal e espremendo para extrair todo o leite. É importante fazer isso com todo o líquido do liquidificar, passando sempre pela peneira. O passo seguinte é ferver esse leite em fogo médio por dez minutos, mexendo sempre. Quando a espuma que fica em cima da panela sumir, deve-se retirar do fogo e colocá-lo em banho Maria para esfriar. Por último adiciona-se essência de baunilha e se consome imediatamente ou coloca-se o leite se soja no refrigerador.

Já para o preparo da farinha de soja deve-se colocar os grãos da soja em água fervente, deixando ali por cinco minutos. Após, o recomendado é escorrer a água e deixar os grãos secando em cima de papel toalha por uma hora. Em seguida, se torra os grãos no forno por uma hora mexendo sempre para não queimar. Depois se tritura os grãos torrados no liquidificador e por último deve-se peneirar os grãos triturados. Será obtida, então, a farinha de soja, que deve ser mantida numa vasilha seca e bem fechada. A partir daí pode-se fazer muitas receitas com soja, ingerindo este alimento que além de funcional traz inúmeros benefícios para a saúde.


Rosana Fernandes

Título: Os benefícios da soja na alimentação

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

770 

Imagem por: avlxyz

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:28:10

    Quantos benefícios importantes para nossa boa saúde. Já quero incluir a soja em meu cardápio diário. É bom demais!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ana Rodrigues

    18-09-2012 às 12:42:34

    sera q posso dar papa de soja ao meu bebe de 5meses?

    ¬ Responder
  • fátimafátima

    31-05-2012 às 04:45:27

    eu já consumo sucos a base de soja, eu agora troquei o feijão por grãos de soja é muito bom,é só cozinhar por 40minutos escorrer e dar um choque térmico em água gelada pra sair o gosto forte,fica ótimo.cosuma mais soja e tenha mais saude beijoss

    ¬ Responder
  • Darforma - Formaçãocarlos botelho

    28-09-2010 às 22:18:35

    eu era obeso perdi 60kg em um ano e meio agora apretei o estõmago já antes tinha começado a beber leite de soja com sabor a baunilha mas gostava de saber mais sobre essa alimentação e os seus beneficios

    ¬ Responder
  • micaelamicaela

    30-06-2010 às 21:16:01

    coma +soja viu filhota quero fazer de tudo para vc emagrecer vamos fazer uma dieta juntas?

    ¬ Responder
  • janaina alves de carvalhojanaina alves de carvalho

    29-03-2010 às 11:53:11

    aprendi a fazer recheio de coxinha de galinha com soja é uma delicia esperimente.

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios da soja na alimentação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: avlxyz

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios