Os benefícios da linhaça
Está sendo muito utilizada na alimentação atual como fonte de nutrientes, sendo também usada em outros segmentos como na indústria de cosméticos e em farmácias de manipulação. Da casca dessa semente é extraído o óleo da linhaça, utilizado na fabricação de cosméticos e medicamentos manipulados, fabricação de linóleo, um tecido impermeável untado com óleo de linhaça e na diluição de tintas a óleo para pintura.
Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. A linhaça clara depende de climas mais frios para o seu cultivo e é de um sabor mais suave do que a escura. A linhaça mais escura é cultivada em climas quentes, tem a casca mais dura que a clara, contudo os dois tipos possuem os mesmos nutrientes. A casca da linhaça contém também vitamina E que evita o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
A melhor forma de ingestão dessa semente é passando-a num triturador ou liquidificar na função pulsar, que evita que a semente vire pó. A ingestão é melhor dessa forma do que inteira, pois sua casca é dura. Além de que, consumindo a linhaça inteira, não há garantia de que seus nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Triturando-a é mais garantida a sua absorção. O ideal é fazer e consumir logo em seguida para evitar a oxidação deste composto. Para guardá-lo é necessário mantê-lo no refrigerador e fora da luz.
As sementes podem ser misturadas a iogurtes, vitaminas variadas, sucos naturais, sopas, feijão, saladas e cereais ou ainda ser acrescentadas a massas de pães e bolos. O pó de linhaça pode também substituir o óleo utilizado nas receitas. Os benefícios foram descobertos, porém as quantidades de consumo por dia ainda estão sendo estudadas. Então, mesmo com todas essas qualidades, vale lembrar que o consumo em excesso não é o mais indicado. O recomendado hoje é uma colher de sopa ao dia. Uma pequena quantidade que já faz uma enorme diferença, beneficiando os sistemas imunológico, nervoso e digestivo.
Além de todos os benefícios já mencionados da semente de linhaça, ainda há estudos que confirmam que a farinha dessa semente ajuda a emagrecer, pois permanece bastante tempo no aparelho digestivo, evitando com que o organismo dê sinais de fome, isto é, diminuindo o apetite.