Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O que voce não sabe sobre as bebidas

O que voce não sabe sobre as bebidas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
O que voce não sabe sobre as bebidas

Existem muitos mitos, alguns quase a tocar as raias da crendice, acerca de variadíssimas bebidas. Por exemplo, é falsa a afirmação que sustenta que a cerveja engorda mais do que o vodka. A cerveja, além de uma menor concentração alcoólica, também possui bastante menos calorias, e, em simultâneo, contém algumas vitaminas e sais minerais.

Costuma dizer-se que o vinho tinto é mais saudável do que o branco, e isto é verdade. Ficando sempre em contacto com a casca das uvas (o que pode não acontecer no vinho branco), o vinho tinto traz mais benefícios à saúde, nomeadamente no que concerne à grande porção de flavonoides que ostenta, um antioxidante capaz de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e a incidência de cancros, assim como de coadjuvar a absorção de minerais como o cálcio, o magnésio, o fósforo e o zinco. Contudo, e tal como a cerveja, não é preciso exagerar, sob pena de se desencadearem alergias, enxaquecas, problemas de fígado e, em ultimas análise, derrames cerebrais.

Outro mito diz respeito aos refrigerantes light, que muitas pessoas acreditam não terem calorias. Não é assim. Supostamente, eles teriam menos 30 por cento de algum constituinte (açúcar, gordura, calorias, …), comparativamente ao produto original. Todavia, se, para reduzir uma substância, se aumentar outra, o valor energético pode ser mantido ou até aumentado.

Agora, andam muito na moda as águas com “poderes mágicos” (emagrecimento, trato intestinal, etcétera) e sabores diversos, e, como se trata de água, toca a beber, que água é sempre água! Fantasia! Há que ler atentamente os rótulos, porque nem todas as “águas” são água e mesmo as águas não são todas iguais. Deve beber-se água cristalina à razão de dois litros por dia, dependendo de fatores como a temperatura, a atividade física, problemas de febre ou diarreia (que requerem uma reposição de líquidos), entre outros. E, ao contrário do que se possa pensar, a ausência de sede não significa que não seja preciso beber mais água. Particularmente nos indivíduos mais idosos, é natural que a sede não se faça sentir, mas as suas necessidades hídricas não se alteram por causa disso.

E, quem disse que o café é a principal fonte de cafeína? As bebidas energéticas podem equiparar a quantidade de cafeína do café. O chá e alguns refrigerantes também têm cafeína. O consumo deste estimulante terá de ser limitado para quem padeça de hipertensão e para mulheres grávidas. De facto, é suscetível de aumentar a frequência cardíaca e a tensão arterial, provocar irritabilidade ou alterações do sono. Dois cafés por dia são o suficiente, de preferência sem açúcar.

Sim, porque os organismos não sujeitos a grandes esforços ou circunstâncias peculiares não carecem de bebidas açucaradas. Aliás, há estudos que associam a ingestão deste tipo de bebidas a cáries dentárias e diabetes do tipo II.
Os sumos de fruta não são, nem de perto nem de longe, tão saudáveis como a fruta à peça. Apresentam mais calorias, perdem fibras e o açúcar é mais rapidamente absorvido.

As bebidas isotónicas NÃO PODEM substituir a água! A função hidratante desta e a sua participação na regulação térmica e na homeostasia dos fluidos corporais não tem par. Do mesmo modo, é sandice dizer-se que a agua às refeições engorda, uma vez que ela não possui valor calórico.

Finalmente, o calor que se experimenta ao tomar uma bebida alcoólica não é sinónimo de aquecimento corporal, mas, ao invés, essa deslocação do sangue do interior do organismo para a superfície irá provocar uma considerável perda de calor dos órgãos por irradiação. Em analogia, o álcool também não ajuda a digestão. O que faz é acelerar os movimentos que lançam de forma abrupta os alimentos no intestino ainda mal digeridos, trazendo perturbações digestivas a vários níveis.


Maria Bijóias

Título: O que voce não sabe sobre as bebidas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

735 

Imagem por: Joe Shlabotnik

Comentários - O que voce não sabe sobre as bebidas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: Joe Shlabotnik

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios