Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O que deve saber sobre a soja

O que deve saber sobre a soja

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
O que deve saber sobre a soja

A soja é uma leguminosa há muito tempo cultivada na Ásia, mais precisamente, a China Antiga. Esta leguminosa varia entre 60 centímetros e 1,5 metro de altura. É uma planta que se adapta, não a todos os climas, mas de um grande leque destes, nomeadamente, climas tropicais e subtropicais. Se quer plantar soja, saiba à partida que ela não pede nenhum tipo de solo especial.

Infelizmente, é uma planta que apanha muitos tipos de doenças, entre elas provocadas por gungos: antracnose (colletotrichum dematiun), cercosporiose (cercospora sojina), mancha púrpura (cercospora kikuchü), Míldio (peronosspora manshurica), rizoctoniose (rhizoctonia solani) e septoriose (septoria glycines). Doenças provocadas por bactérias: pústula bacteriana (xanthomonas phaseoli), crestamento bacteriano (pseudomonas glycinea) e fogo selvagem (pseudomonas tabaci).

Por fim, as doenças causadas por vírus: mosaico comum (vírus do mosaico comum) e vira-cabeça (vírus da necrose branca do fumo). A soja ainda tem que enfrentar outro inimigo, os nematoides (meloidogyne), que originam galhas nas raízes. Os sintomas são o amarelecimento das folhas e alargamento das folhas.

A nível nutricional, é um alimento rico em proteínas, fibras, isoflavonas, ácido fítico, saponinas, cálcio e fósforo. A quantidade diária recomendada de ingestão de soja é de 60 gramas. Tem um papel muito importante, recentemente descoberto, na prevenção do cancro de mama e da próstata. As fibras da soja permitem emagrecer.

Abaixo no nível de colesterol. Há pouco tempo, vimos a soja a entrar para a indústria da cosmética, sendo aplicada em cremes para a celulite, o anti envelhecimento e loções para tirar a maquilhagem. O seu principal fator para entrar nesta indústria foi as isoflavonas (elemento também presente na cenoura, batata e feijão), que diminua as agressões à pele. Também a proteína da soja ajuda a tratar cabelos quebradiços.

Quando falamos de soja, temos, obrigatoriamente, que falar do tofu (tipo de queijo feito de leite de soja), shoyu (molho de soja), leite de soja e óleo de soja. Para preparar a soja, deve fervê-la durante dois minutos. Depois esfregar os grãos até a cascar sair. Volte a colocar no lume durante 20 a 40 minutos. Para temperar, não há nada como o típico alho, louro e/ou sal.


Daniela Vicente

Título: O que deve saber sobre a soja

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 4

639 

Comentários - O que deve saber sobre a soja

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios