Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Feijão Tropeiro - Prato típico brasileiro

Feijão Tropeiro - Prato típico brasileiro

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 7
Feijão Tropeiro - Prato típico brasileiro

A culinária mineira, descende das grandes fazendas da época da colonização. Seus ingredientes eram e são ainda hoje cultivados na maioria das casas no interior de Minas Gerais. É impressionante a vasta gama de pratos mineiros conseguida com ingredientes tão simples como tubérculos e hortaliças e alguns de origem animal como porcos e galinhas. Mesmo assim, a cozinha mineira talvez seja a mais apreciada em todo o Brasil.

Seu modo de preparo é até hoje preservado em grande parte das cidades mineiras. Até os restaurantes mais requintados de Minas Gerais, preferem cozinhar nos fogões à lenha, em grandes panelas de ferro, o que parece revelar o segredo de seu inigualável sabor. Durante o período colonial, no chamado “ciclo do ouro”, cavaleiros organizados em “tropas”, assim chamadas, eram encarregados de levar o ouro retirado das minas, até a capital do pais onde este seria comercializado. Durante essas viagens, em suas paradas para descansar e se alimentarem, preparavam o seu almoço, que consistia nos poucos ingredientes que traziam. Eram na sua maioria, feijão, lingüiça, torresmos, e farinha de mandioca. O tempero era basicamente o sal, a cebola e o alho. E foi dessa maneira que nasceu o Feijão Tropeiro.

Hoje é um prato que não pode faltar em qualquer restaurante mineiro. Sua simplicidade de preparo não deixa escapar o sabor que encanta a todos que um dia degustaram essa iguaria do cardápio mineiro. Uma receita simples e de fácil preparo, mas que encanta qualquer um que ousar desfrutar de um dos pratos mais típicos da cozinha mineira.

Ingredientes:
- 1 kg de feijão fradinho

- 5 ovos

- 2 dentes de alho

- 1 cebola pequena

- 1 pimentão verde

- 1 maço de cheiro-verde

- 3 maços de couve

- 250 gramas de toucinho

- 250 gramas de lingüiça fresca picada ou mais se desejar (cuidado para não exagerar).

- Farinha de mandioca

- Sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o feijão e deixe este reservado. Cozinhe os ovos e corte-os em cubinhos. Em uma panela, frite a lingüiça e o toucinho em pedaços pequenos para fazer os torresmos. Quando estiverem prontos, retire-os e deixe de lado. Na mesma panela refogue o alho, a cebola e em seguida coloque o pimentão e o cheiro-verde. Acrescente o feijão. Corte a couve bem fininha e junte ao feijão. Coloque também os ovos a lingüiça e os torresmos. Agora com todo cuidado e mexendo sempre, vá colocando aos poucos a farinha de mandioca. O ideal é que tome a consistência de uma leve farofa. Está pronto o seu feijão tropeiro, como era preparado antigamente nos acampamentos. Pode ser servido com arroz branco e carnes assadas, ou como sua imaginação mandar.


Celia Silva

Título: Feijão Tropeiro - Prato típico brasileiro

Autor: Celia Silva (todos os textos)

Visitas: 6

785 

Imagem por: net_efekt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:08:23

    Já experimentei o feijão tropeiro e é delicioso! Quem puder, experimente que vai gostar muuuitoooo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 12:30:04

    nunca tinha ouvido falar do feijão topeiro, mas já ouvi falar do famoso feijão preto, que é óptimo a acompanhar um prato de picanha. desconhecia a origem da cozinha brasileira na exploração mineira. parece-me uma história muito bonita. pode até ser muito bom, mas eu fico-me pelo feijão preto mesmo. muito saboroso. parabéns pelo seu texto, está muito interessante e nunca tinha lido nada sobre este tema. é isso que pretendemos, ler sempre novidades.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojanessa

    02-09-2010 às 11:41:03

    d++ essa receita

    ¬ Responder
  • danielydaniely

    27-08-2010 às 03:50:06

    eu adoro este prato,minha mae e mineira,e faz maravilhas de la...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDion

    10-05-2010 às 15:30:51

    @Carlos
    Cara voce não sabe o que é bom!è melhor ficar calado para não dizer asneira.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos

    10-05-2010 às 15:29:39

    Já provei e não gostei não! É horroroso...Feijoada portuguesa é muito melhor.

    ¬ Responder
  • karen brunnakaren brunna

    10-05-2010 às 14:52:22

    e muito bom

    ¬ Responder

Comentários - Feijão Tropeiro - Prato típico brasileiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: net_efekt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios