Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como escolher o bacalhau?

Como escolher o bacalhau?

Categoria: Alimentação
Visitas: 66
Comentários: 8
Como escolher o bacalhau?

Faz parte dos pratos mais tradicionais Portugueses e só em Portugal existem mais de 30 receitas com este peixe encontrado em águas frias. O Bacalhau!

Para quem tem a ideia de que o melhor bacalhau é o da Noruega, desengane-se. O bacalhau da Noruega vem em segundo lugar, mesmo ao lado do bacalhau da Islândia e em terceiro lugar está o da Rússia. De qualquer forma, consideramos o bacalhau Português, e acredite, muitos são os que pensam desta forma.

Presente na ceia de Natal de milhares de casas portuguesas é muitas vezes enviado de uma maneira ou de outra para Portugueses espalhados em todo o mundo. Emigrantes que ao comer um Bacalhau cozido com todos, voltam emocionalmente às suas origens.

Bacalhau à Brás, à Zé do Pipo, à Minhota, Assado com batata a murro ou até mesmo os pastelinhos de bacalhau são apenas alguns pratos que por este país se come e nos faz deliciar com tais manjares.

Mas se existem variadíssimas espécies de bacalhau e dezenas de receitas para executar, como devemos escolher o bacalhau na altura de o comprar? Seco, demolhado, inteiro, às lascas, enfim, um não mais acabar de formas diferentes de o comprar que nos podem deixar confusos e sem saber muito bem o que escolher.

Ora aqui vai uma ajuda. O bacalhau deve ser sempre comprado inteiro (pede depois para o cortar) e muito bem seco. A melhor forma de verificar se o bacalhau está bem seco é tentar dobrar a cauda. Quanto menos esta dobrar, melhor. Significa que está bem seco e isso é o que mais interessa. Depois, procure o que tem menos fendas, rachas e manchas. Uma cor uniforme amarelada é o ideal. Significa que o sal está bem entranhado e o bacalhau bem seco.

Dependendo do tipo de posta que gosta ou da receita que quer executar, vai ter de verificar como quer as postas cortadas e qual o peso ideal do bacalhau inteiro quando o comprar.

Se gosta de postas altas, o melhor é comprar um bacalhau graúdo ou crescido, cujo peso varia entre 1.5kg e os 3kg. Se quer fazer uma receita com bacalhau desfiado pode comprar um bacalhau pequeno que pode ter menos de 1 kg ou ligeiramente mais.

Aconselha-se a demolhar o bacalhau em água fria com a pele para baixo durante 1 dia e meio ou dois. De seguida, seque o bacalhau num pano seco e só depois o deve guardar no congelador. Quando o quiser cozinhar, é só descongelar as postas de que necessita.


Carla Horta

Título: Como escolher o bacalhau?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 66

809 

Imagem por: [cipher]

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:21:25

    Geniais as dicas de como escolher o bacalhau! Bem, amo bacalhau, aprecio muito e a escolha é fundamental para ter um sabor mais gostoso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • luis carlos gonçalves

    03-04-2014 às 20:59:35

    O melhor é bacalhau na punheta...delícia!!!

    ¬ Responder
  • RUBENS T.COSTA

    05-03-2014 às 19:19:18

    Boa Tarde estarei embarcando dia 15/03 para Portugual e gostaria que nos informa-se onde posso encontrar /para compra ´´Cabeça de Bacalhau´´)pois aqui no Brasil não se comercializa esta iguaria pois tenho muitos amigos me pedindo para trazer o referido produto. no aguardo
    att /Rubens

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 13:00:37

    eu gosto muito de bacalhau. é um dos melhores pratos da gastronomia nacional. só não gosto de bacalhau cozido. acho que o bacalhau cozido perde algumas das suas propriedades que o tornam saboroso. quem é que nunca ouviu falar do bacalhau da Noruega? sempre ouvi dizer que é o melhor e para mim é mesmo o melhor pois é o único que consumo. bacalhau com migas é o topo do bacalhau para mim. adoro.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNatalia

    23-07-2012 às 12:08:00

    Gosto de bacalhau de todas as maneiras. As lascas até podem ser mais baratas mas comprar o bacalhau inteiro e pedir para cortar em postas é sempre a molhar opção. Apesar do trabalho que dá, as alternativas de receitas são muito mais extensas. Mesmo quando mais caro no Natal, vale a pena.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJúlia

    19-07-2012 às 12:31:22

    Gosto muito de bacalhau, mas só o compro em lascas. Como já existe a opção de lascas maiores do que as outras, prefiro comprá-lo assim. Sai mais barato e nos dias que correm, escolher uma posta grande e mandá-la cortar é um custo que neste momento é dificil de suportar. Além disso com as lascas posso fazer muitas receitas como o bacalhau com natas, á bráz ou até á zé do pipo.
    Quando é comprado em lascas também se tem que demolhar, mas até aqui ganho pontos, pois é bem mais fácil. Basta mudar a água pois não tenho de me preocupar com as postas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSandra

    12-07-2012 às 11:29:23

    É preciso ter cuidado com a forma como se demolha o bacalhau. Não nos podemos esquecer que foi todo salgado por igual, mas como as postas têm uma grossura diferente, ao demolhá-lo umas postas ficam mais salgadas do que outras.
    O melhor é colocar dentro do recipiente as postas mais finas e por cima as finas. Depois muda-se a água 4 vezes por dia (fazer esta operação durante 1 dia). No fim tire uma lasca das postas mais grossas e prove. Se ainda estiverem salgadas, retire as finas e deixe as grossas ainda de molho.
    Na hora de cozinhar também deve ter atenção ao sal que coloca. O bacalhau é traiçoeiro de cozinhar, mas perfeito para comer.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruno

    12-07-2012 às 11:29:02

    A escolha do bacalhau tem muito que se diga. Há quem compre o bacalhau já desfiado, mas esquecem-se que não o vemos com a pele que é o que identifica a sua qualidade. Como diz no texto, é necessário ver a cor da pele, se não tem manchas e ver também se foi bem salgado ou não. Comprar o bacalhau inteiro e mandar cortá-lo pode sair mais caro, mas acho que vale muito mais a pena.
    Tenho por habito (julgo que como todos os Portugueses) comer o conhecido bacalhau cozido no a Consoada, mas por esta altura é sempre mais caro. O que acabo por fazer é comprá-lo mais cedo, demolho-o e congelo.

    ¬ Responder

Comentários - Como escolher o bacalhau?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: [cipher]

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios