Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como assar castanhas

Como assar castanhas

Categoria: Alimentação
Visitas: 155
Comentários: 2
Como assar castanhas

A castanha é um fruto que vem de uma árvore, o castanheiro e está coberta por uma protecção chamada ouriço. No Outono este abre e deixa cair a castanha no chão. O fruto está então pronto a ser comido, sendo muito apreciado nos célebres magustos e no dia de S. Martinho. Estes festejos coincidem com o final das vindimas e com a prova do vinho. Ficam muto saborosas assadas e a acompanhar com água- pé.

O melhor modo de as assar é em primeiro lugar passá-las com água para o sal se agarrar, dar-lhe um pequeno corte e depois colocar sal. Depois de estarem devidamente preparadas devem ser colocadas num tabuleiro e ir ao forno a assar durante quinze minutos. Ficam estaladiças e bem assadas para acompanhar com uma bebida no final de uma refeição no caso de ser em casa. Se for no campo são preparadas do mesmo modo e assadas nas brasas de uma fogueira.

O tempo que demora a assar é o mesmo do fogão eléctrico embora fiquem mais saborosas deste modo. Depois são descascadas com facilidade e acompanhadas normalmente com a célebre água-pé. È normal fazerem-se magustos no dia um e onze de Novembro, dia em que se comemora o São Martinho, cuja lenda é conhecida e famosa bem como os seus provérbios. Há quem prefira assá-las num assador de barro com buraquinhos para ficarem abafadas e quentes. Este método é usado também pelas vendedoras de castanhas que as vendem na rua à dúzia. São embrulhadas em jornal para ficarem quentes e estaladiças.

No entanto as castanhas não se ingerem só assadas, há quem as prefira cozidas ou faça sopa com elas. Sendo muito nutritivas fazem uma boa refeição em especial nos dias frios de inverno. São ainda utilizadas para guarnecer várias ementas e acompanham bem com carne e legumes. A sua tradição vem do Norte onde existem muitos castanheiros e daí são vendidas para vários pontos do país.

Faz parte da tradição e da mesa não só dos nortenhos mas também das outras regiões incluindo as ilhas. São motivo de convívio nos magustos onde se reúnem muitas pessoas em volta de uma fogueira em convívio alegre.

Nas noites frias de inverno são bastante apreciadas com vinho tinto ou branco ou bebidas espirituosas.

São apetitosas de todas as maneiras sendo no entanto as assadas mais vendidas na época fria. Animam as ruas das cidades com seu cheiro forte e fumo intenso.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como assar castanhas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 155

778 

Imagem por: jwalsh

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 17:52:17

    Hummm, deliciosa!! Adorei seu texto e o tema...parabéns!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • hbvghvfghjfgvhjgfhfkfhfjkhbvghvfghjfgvhjgfhfkfhfjk

    14-03-2012 às 15:55:01

    legal

    ¬ Responder

Comentários - Como assar castanhas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: jwalsh

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios