Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 298
Comentários: 1
Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Tal como o chocolate, os rebuçados e guloseimas são companheiros de muitos momentos, estando presentes principalmente em casas e eventos onde há crianças- é até tradição que nas festas de aniversário de crianças se ofereça pequenos brindes de guloseimas aos pequenos convidados, para além dos que se encontram dispostos nas mesas.

Como são ricos em açúcar – frutose, sacarose e glucose- e contêm muitas calorias (cerca de 375 por cada 100g), considera-se comummente que engordam. Mas, na realidade, podem ter um efeito contrário, uma vez que o consumo de açúcar reduz o apetite, o que, no entanto, é prejudicial para a saúde, principalmente das crianças: consumindo muito açúcar e perdendo o apetite para as refeições importantes, estão a fomentar uma possível carência dos nutrientes necessários para uma boa saúde. Para além disso, o consumo exagerado de açúcar pode conduzir a tipos não genéticos de diabetes.

Um elemento presente nos rebuçados e gomas que pode ser prejudicial à saúde são os corantes. De facto, o corante E102 pode comprovadamente deteriorar a respiração, ainda que só em portadores de asma, e provocar dores de cabeça. É passível ainda de provocar visão turva, urticária, ligeiro corrimento dos olhos e corrimento nasal. Para além dispo, este corante, juntamente com outros, é aconselhável evitar pela parte de crianças hiperativas, podendo contribuir para o agravamento do problema. Os doces, a par do chocolate e de outros alimentos artificiais ricos em açúcares, contribuem, quando o seu consumo é demasiado frequente, para a deterioração da qualidade dos dentes, nomeadamente para o aparecimento de cáries dentárias, para além de contribuírem para uma indesejada dissolução do esmalte que reveste os dentes.

No entanto, estes malefícios aplicam-se apenas, regra geral, ao consumo em demasia, sendo que não há nada de errado com um consumo controlado de rebuçados, gomas e outras guloseimas. É aconselhada, para além da ingestão moderada, uma boa higiene oral para evitar a formação de placa derivada do consumo de açúcar. Se a questão dos dentes for para si muito importante, prefira o chocolate aos rebuçados, visto que este, com a gordura e o cacau, combate a formação de placa dentária.

Sofia Nunes

Título: Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 298

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 20:53:44

    Nas guloseimas penso que só consigo ver malefícios, é uma bomba para a saúde oral, e também riquíssima em açúcar, fazendo também mal, para os diabetes. Mas que olha para elas existe uma tentação enorme, falo por mim, é uma atracção incondicional, quem resiste? É raro olhar para aquelas delícias de vários formatos e desenhos e não ter vontade de lhe dar umas dentadinhas.

    ¬ Responder

Comentários - Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios