Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A Arte Chinesa Posta À Mesa

A Arte Chinesa Posta À Mesa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
A Arte Chinesa Posta À Mesa

Variedade de pratos, multiplicidade de ingredientes e incontáveis combinações vêm de sua história milenar e conferem à cozinha chinesa lugar privilegiado na culinária mundial, promovendo-se praticamente nas mesas de todos os países, com a presença sempre bemvinda de um restaurante chinês.

A extensão continental do país, a superpopulação, e a diversidade de climas e paisagens, propiciam a versatilidade das cozinhas regionais e dos milhares de pratos de que se têm registro na China. Dessas regiões, destacam-se Cantão, que reúne características culinárias cultuadas no norte, em Pequim, Xangai e seus peixes requintados e Sichuan, onde o doce prevalece.

O caráter exótico talvez tenha se estabelecido pela necessidade do povo chinês em superar a fome que sobreveio com as guerras, enfrentando a carência de produtos, com criatividade. A extrema pobreza obrigou a quebrar preconceitos e a converter em alimento animais que, no mundo ocidental, parecem impensáveis para o consumo, como cães, gatos, serpentes, e insetos, como os escorpiões. Restou aos chineses recorrer à inventividade para tornar estes produtos requintadas iguarias.

O princípio taoísta, adotado à mesa na China, faz serem encontrados, simultaneamente, pratos opostos e complementares: se há um quente, haverá sempre um frio, e para um crocante, outro macio, estimulando, assim, todos os sentidos. Ao montar os pratos são observados critérios de sabor, aroma e cor, além de uma apresentação caprichosa.

Os hashi, ou os tradicionais palitinhos, têm a função de aguçar o sabor e banir a presença de facas à mesa, pois, nesta cultura, trinchar e picotar alimentos são exclusividade dos cozinheiros.

A busca da temperatura ideal do cozimento, para conservar as propriedades do alimento, é uma arte e uma especialidade da técnica chinesa. Assim, há os pratos que cozinham lentamente por dias, enquanto outros necessitam de temperaturas extremas e saem do fogo, no máximo, em 15 segundos, como o camarão típico de Xangai.

Embora tenha um território imenso, a China dispõe de poucos vegetais, raras frutas, número reduzido de ervas para temperos, e criação restrita a pequenos animais. Nesta terra, onde tudo é limitado, os recursos são sabiamente aproveitados e utilizados com maestria na cultura gastronômica, de onde saem para encantar o mundo.

Se, ao fazer sua escolha num cardápio, o prato vier fartamente colorido, com aroma estonteante, sabor peculiar e uma aparência exótica, você pode estar a milhares de quilômetros da China, mas tenha certeza que entrou num restaurante chinês. Surpreenda-se!


Hediene

Título: A Arte Chinesa Posta À Mesa

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Imagem por: donteatmeatnow! for reals!

Comentários - A Arte Chinesa Posta À Mesa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios