Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Propriedade do vidro temperado

Propriedade do vidro temperado

Visitas: 28
Comentários: 1
Propriedade do vidro temperado

O vidro é uma das substâncias mais resistentes que há, resistente do que o aço macio, mesmo quando não tem imperfeições. O vidro temperado (ou endurecido) é o elemento transparente estrutural original. Antes do advento dos plásticos duros e anti-arranhões, o vidro temperado foi escolhido para portas, paredes e janelas do automóvel e ainda é preferido pela sua clareza e qualidades refletoras.

Quanto à flexibilidade, o vidro temperado é menos frágil, porque o processo de têmpera elimina as imperfeições que enfraquecem o vidro normal. No que diz respeito à densidade, o intenso calor (mais de 750 graus Celsius) usado para endurecer o vidro cria um envelope exterior denso enquanto esfria, o que cria melhores propriedades isolantes.

Três quartos de polegada de espessura de vidro temperado pode suportar o impacto de uma bola de ferro de meio quilo que caia de uma altura de 9 metros, mas um pedaço de vidro comparável em placa geralmente quebra se o mesmo peso for deixado cair de uma altura de 3 metros.
A têmpera torna o vidro tão resistente que pode suportar milhares de quilos a mais por centímetro quadrado do que uma placa de vidro convencional, tornando-se um dos materiais preferidos para tampos de mesa e outros para superfícies de suporte de peso.

Quanto à transparência e devido à sua densidade, o vidro temperado é geralmente menos claro do que o vidro ou placa transparente comparável e é muitas vezes de cor ou revestido com materiais refletores, que também protegem a sua superfície.

O fator segurança também é significativo quando falamos de vidro temperado. Aliás, normalmente esta vertente acaba por ser um dos motivos pela preferência do vidro com esta característica. Ele parte mas não se desintegra em pedaços, o que é uma característica preferível para utilizações que podem ser sujeitas a forças súbitas, como para-brisas de automóveis.

As qualidades estruturais do vidro temperado são excelentes. Os arquitetos escolhem o vidro temperado para paredes exteriores, portas, até mesmo edifícios em zonas de furacões. Em qualquer lugar em que as condições sejam excecionalmente fortes e exigentes, é necessário um material flexível, transparente e resistente. E para isso existe o vidro temperado!


Ruben Duarte

Título: Propriedade do vidro temperado

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 28

681 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 19:27:12

    Achei bem interessante e descobri informações muito boas sobre o vidro temperado. Parece que são bem resistentes e deixam o ambiente até mais seguro.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Propriedade do vidro temperado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Energias Renováveis
Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais\"Rua
Economizar energia elétrica é importante para nós e para o planeta, já que esse recurso é produzido, em sua grande maioria, através de processos caros e extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

O consumo racional e eficiente de energia elétrica depende de mudanças de hábito por parte dos consumidores (residenciais, comerciais e industriais), principalmente no que diz respeito a ações cotidianas.

Nesse texto selecionamos algumas dicas e informações de grande utilidade pra ajudá-los a programar o uso racional da energia elétrica em condomínios, empresas e em edificações comerciais.

Tome nota:

•Faça manutenção planejada e constante nas instalações elétricas, e não sobrecarregue os circuitos além do que foi especificado em projeto, ou pelo eletricista. A falta de manutenção e a sobrecarga dos circuitos podem causar curtos, aquecer a fiação e permitir que quantidade significativa de energia elétrica se perca pela rede, e ainda danifique a própria fiação.

•Troque todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (tubulares ou compactas), e, se possível, invista na iluminação de LED. As lâmpadas de LED consomem cerca de 80% menos de energia elétrica, quando comparadas às incandescentes e duram oito vezes mais.

•Se o ambiente é muito grande, muito largo, ou muito extenso, divida a iluminação em vários circuitos. Essa medida permite o desligamento parcial de lâmpadas em desuso ou desnecessárias.

•Em áreas de pouca circulação e de permanência transitória como corredores, sanitários, garagens, áreas de serviço e copas, é recomendável a instalação de sensores de presença, mecanismos que acionam a iluminação somente quando houver circulação de pessoas.

•Em áreas cuja iluminação natural consegue ser aproveitada, podem ser também instalados sensores de fotocélulas, dispositivos que detectam automaticamente a necessidade de acionamento da iluminação artificial quando a iluminação natural é insuficiente (á noite e em dias nublados, por exemplo).

•Mantenha as luminárias sempre limpas para que a potência das lâmpadas seja 100% aproveitada.

•Pinte as paredes internas e os tetos dos ambientes com cores claras, pois essas refletem e espalham a luz para todo o ambiente.

•Troque equipamentos elétricos velhos, motores defasados, aparelhos de ar condicionados antigos, luminárias muito gastas, por modelos mais novos, que já são projetados para consumirem menos energia elétrica, e contam com selos de garantia que os qualificam com relação à eficiência.

•Faça manutenção e limpeza constantes nos aparelhos de ar condicionado. Filtros sujos exigem maior esforço dos aparelhos (maior gasto energético) no processo de refrigeração e ainda causam grande risco à saúde.

•Não deixe caixas condensadoras e resfriadoras do sistema de ar condicionados instaladas em locais onde recebam incidência solar constante. Quando recebem sol durante muito tempo esses equipamentos chegam a consumir o dobro da energia prevista, já que a utilizam primeiramente para promover o seu próprio resfriamento e só depois a refrigeração dos ambientes.

Aproveitem nossas dicas e se precisarem de mais informações, entrem em contato com um profissional capacitado.

Pesquisar mais textos:

Danília Oliveira Gonçalves

Título:Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais

Autor:Danília Oliveira Gonçalves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios