Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Cuidados com a panela de pressão

Cuidados com a panela de pressão

Visitas: 6
Cuidados com a panela de pressão

A panela de pressão é muito utilizada na cozinha devido a oferecer grandes vantagens. Por um lado torna-se mais económica porque é muito mais rápida poupando luz ou gás. No entanto é necessário ter cuidados específicos com ela desde a sua compra, ao seu uso, limpeza e arrumação.

Deve em primeiro lugar comprar-se numa loja com depósitos conceituados e verificar se tem selo. Algumas lojas não têm garantias de procedência o que não permite verificar a sua proveniência. Este pormenor é deveras importante para a garantia da panela de pressão.

Esta é uma panela diferente das outras porque permite cozinhar os alimentos três vezes mais rápido. Isto porque a temperatura sobe para 120 graus centígrados devido ao vapor que se vai acumulando e fica maior do que a pressão atmosférica. Tem uma tampa especial toda vedada com uma borracha e contêm uma válvula com um apito que faz muito barulho e solta o vapor da água. È muito importante ouvir sempre se ele roda e faz barulho pois é este o sinal de que tudo está bem. Se ele parar de rodar ou fizer silêncio é porque está entupido com os alimentos. Para evitar que ele entupa deve colocar-se apenas 65% da sua capacidade, Ou seja convêm respeitar o sinal de medição que tem no interior da panela e nunca exceder com água ou alimentos. È esta válvula que controla a pressão dentro da panela de modo que quando algo está mal ela pára. Para garantir maior segurança existe outra válvula que normalmente está na tampa, debaixo do cabo ou nas bordas da panela. Se por acaso a central falhar, a outra abre para evitar que a panela provoque explosão. Este é o seu maior perigo se não se respeitarem as normas.

Assim para um correcto funcionamento não se deve mexer no apito quando está a rodar e logo que ele comece a fazer barulho deve baixar-se o lume do fogão. Se por acaso o apito parar deve desligar-se e deixar esfriar. A válvula deve ser sempre bem lavada para não entupir, em especial os orifícios e o pino.

Depois dos alimentos cozinhados deve retirar-se a panela e deixar sair o vapor sem abrir. Depois rodar lentamente a tampa devagar para não saltar e abrir já sem pressão.

A borracha da tampa deve ser lavada á parte, não deve ser guardada nela para não perder a elasticidade e ficar com falha.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Cuidados com a panela de pressão

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 6

789 

Imagem por: FotoosVanRobin

Comentários - Cuidados com a panela de pressão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

10 motivos para você fazer um cruzeiro

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
10 motivos para você fazer um cruzeiro\"Rua
Vai chegando o final do ano e começa a bater aquela vontade de viajar, de ir descansar longe da correria do dia-a-dia, sem se estressar, a dica é que não há nada mais prático e relaxante do que fazer um cruzeiro, sabe por quê?

1. Você pode contratar o serviço parcelado, em muitas agências de viagem; assim começa a pagar agora e provavelmente já estará mais da metade pago na ocasião da viagem;

2. Relaxar em lugar calmo, com todas as comodidades à bordo, garçons, camareiro, equipe de animação, entre outros;

3. Geralmente o pacote já vem com comida e bebida liberados, o que quer dizer que você se delicia e não se preocupa com quanto vai gastar e onde vai comer.

4. Como o navio atraca em vários portos, dá um tempinho para conhecer vários lugares bacanas e tirar muitas fotos nos pontos turísticos. Dependendo da parada, você até consegue alugar um kit de mergulho e dar uma olhada no fundo do mar.

5. A diversidade cultural costuma ser muita e você acaba conhecendo pessoas e costumes de outros países;

6. Para não ir achando que as horas à bordo do navio são entediantes, vale ressaltar que há inúmeras atividades fornecidas pela tripulação responsável, o que inclui brincadeiras, atividades físicas em grupo, dança, sorteios e muita música.

7. Para aqueles que apreciam jogos de azar, o navio tem um cassino que é um encanto mesmo para quem não joga.
8. Outra atração impressionante é a danceteria, aberta todas as noites, com músicas de variados estilos, e bebidas liberadas com o bar no mesmo ambiente;

9. Já se preferir lagartear ao sol dentro do navio costuma ter espaço para o banho de sol e com piscinas grandes e também jacúzis para você se sentir em um verdadeiro spa.

10. Não menos importante, os navios contam com um teatro que costuma impressionar os passageiros, com um elenco digno de grandes palcos, e histórias incríveis.


Então, se você ainda não teve essa incrível experiência, vale a pena se programar aí com a família, e aventurar no mar, colecionar um misto de emoções, lembrancinhas e milhares de fotos. Com certeza será uma experiência inesquecível e você vai acabar querendo fazer mais vezes!

Pesquisar mais textos:

Clarissa Reinoco Machado

Título:10 motivos para você fazer um cruzeiro

Autor:Clarissa Reinoco Machado(todos os textos)

Imagem por: FotoosVanRobin

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios