Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                       
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Segurança > Sozinho em casa: qual a idade certa?

Sozinho em casa: qual a idade certa?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Visitas: 14.563
Comentários: 52
Sozinho em casa: qual a idade certa?

Certamente terá visto o célebre filme “Sozinho em Casa”, protagonizado por Macaulay Culkin, afinal não há natal que passe, em que não seja exibido. Se tem filhos, já deve ter imaginado a angústia que aqueles pais de ficção passaram.
Apesar de apresentar uma situação demasiado surreal, esquecer um filho, pode fazê-lo refletir numa questão mais concreta: com que idade é que o seu filho pode ficar sozinho em casa? Isto é uma questão que só terá resposta depois de ler este artigo.

A grande maioria dos psicólogos defende que não existe uma idade certa, porém concordam que nunca antes dos 10 anos, esta situação se deve colocar. Antes de deixar um filho assumir esta responsabilidade, deve fazê-lo passar situações que lhe deem autonomia. A idade e a maturidade são os principais aspetos a ter em conta, mas também a localização da casa, pois existem zonas mais perigosas.

Na maior parte das vezes, é a falta de alternativas que leva os pais a deixar os filhos sozinhos. Se um dia vier a ter que deixar os seus filhos desacompanhados, tome precauções. De certeza que não quer ser notícia de imprensa, por o seu filho ter tido um acidente doméstico ou em caso mais extremo, ter morrido, tudo porque você não o protegeu. Assim, há regras básicas a seguir:

- Deixe o alarme das portas e janelas ligado;

- Os telemóveis devem estar sempre contactáveis;

- Deixe-lhes comida já preparada, para que não tenham que mexer no fogão;

- Não os deixe ir brincar para o jardim sem a presença de um adulto;

- Aviso amigos ou familiares que vivam perto, de que a criança está só;

- Não tranque a porta, porque em caso de emergência a criança não consegue sair. Opte por lhe dar uma chave e fique com outra;

- Entregue ao seu filho uma lista com números de telefone importantes, tais como, o seu, o de outros familiares, da PSP, da GNR e dos bombeiros;

- Se alguém bater à porta, deve dar indicações para que a porta não seja aberta e para que não diga que está sozinho, esta última aplica-se também às chamadas telefónicas que receba;

- Deixe algumas atividades delineadas, pois assim sabe que a criança está ocupada, a fazer algo que não a coloca em risco…

Posto isto, lembre-se que não sendo esta uma solução mais favorável, desde que não deixe os seus filhos sozinhos por longos períodos, pode ter um papel importante no seu desenvolvimento, uma vez que os torna autónomos e maduros.

E agora, acha que o seu filho já está preparado para estar sozinho em casa?


Catarina Guedes Duarte

Título: Sozinho em casa: qual a idade certa?

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 14.563

286 

a carregar
Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 52 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 05:30:25

    Penso que é muito arriscado deixar uma criança sozinha em casa. Na realidade, não há uma idade certa, e sim qual o grau de responsabilidade ela possa ter. Mesmo as que se mostram maduras, é melhor prevenir. A solução é sempre deixar alguém com elas ou deixá-las na casa de alguém.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotulio

    25-04-2014 às 10:40:06

    gostei muito do texto e dos comentarios , mas o video foi o que me ajudou mais neste texto referente a Sozinho em casa: qual a idade certa?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomarcela

    27-12-2013 às 23:50:35

    tenho um filho de 6 anos e outro de 3 gostariA DE SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA DE SAIR AS 6 HORAS DA MANHA E VOLTAR AS 8 DA MANHA NESSE HORARIO OS DOIS AINDA ESTÃO DORMINDO JA QUE ELES ACORDA 10 HORAS DA MANHA.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomaria

    03-06-2013 às 10:02:03

    tenho uma filha de 3 anos sempre morei com minha mãe o pai dela foi embora quando ela tinha 1 ano e 4 meses nunca ligou pra saber dela e nem manda pensão e agora q ela completou 3 anos eu preciso trabalha e deixar ela com minha mãe e agora ele vivi me ameaçando de tomar a menina ....ele tem esse direito o q eu faço ??

    ¬ Responder
  • francisco

    23-05-2013 às 01:31:41

    gostaria de saber se um adolescente de 13 anos pode ficar em casa sozinho cuidando de uma irma de 3 anos pois a mae vai trabalhar,o mesmo e meio nervoso com a criança pois isso pode prejudicar a criança,qual e o procedimento.

    ¬ Responder
  • fabiana

    11-04-2013 às 20:14:06

    tenho um filha de 13 anos ela já pode fica sosinha em casa cuidando de sua irmarzinha de 3 aninhos? somente durante o dia para eu trabalhar?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojorge

    04-04-2013 às 12:45:56

    minha ex esposa mi deixou com dois filhos menores , uma de 4 e outra de 8 . hoje a filha tem 19 o filho 15 . éla foi totalmente auxente , eu que fiz de tudo por eles . conheci uma pessoa maravilhosa que fez o que a mae deles nunca fizeram por eles . mais se passaram 3 anos morando juntos minha filha nao esta mais se dando com minha esposa , ela no momento foi morar com a mae dela, o menor esta comigo . só que a mae deles é viciada em drogas , ela vem mi dizendo que quer voltar pra casa eminha esposa nao aceita , eu amo minha filha foi eu quem criei , fico muito preocupado com ela , e agora o meu filho que tem 15 anos esta mi trazendo problemas com horario de chegar em casa ,, ela mi diz tudo e ele nao gosta mais dela ,, e quer ir morar com a mae tambem ,,ele nao fala mais com ela ,, acho tambem que ele esta esquecendo de tudo que minha esposa faz por ele ,, eu fico muito preocupado com isto ,, que devo fazer meus amigos estou sem saber o que devo fazer ,,mi ajudem ,,busco minha filha de volta ? deixo ela ? mi separo e volto com meus filhos ? deixo eles tomarem suas decisôes ,, que devo fazer ,, um abraço.

    ¬ Responder
  • Sônia

    02-07-2013 às 13:23:06

    Certamente eu priorazia os filhos, melhor se separar e voltar a ficar com seus filhos, são muito novos para tomares as decisões e se virar sozinhos, os filhos são mais importantes, se for o caso depois vai arrumar outra mulher, ou fique sozinho, mas não sacrifique os filhos pela mulher que não é mãe deles...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokate oliveira

    02-06-2013 às 16:39:39

    acho que você deve ficar com seus filhos pois é seus!a esposa por mais que ajudou você a criar não é a mãe , e pelo que você falou a mãe verdadeira não tem condições psicológicas de criar devido o vício, então você tem mesmo que estar do lado de seus filhos , você tem que dar bons exemplos pro seus filhos pra lá na frente eles serem pessoas honestas e do bem , trabalhadores enfim . minha opinião é que você precisa sim estar ao lado de seus filhos mesmo que custe seu casamento SÃO SEUS FILHOS E PRECISAM DE VOCÊ, PENSE NISSO tenho três filhos e meu mais velho não é do meu marido só os menores e se um dia passar por algum constrangimento com meu marido e filho eu fico do lado do meu filho, pois filho é pra sempre a esposa tem que ceder são seus filhos ela já sabia que você tinha filhos quando te conheceu né !!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãofernandes

    04-04-2013 às 12:18:38

    moro com minha esposa , um filho de 1 ano e um de 15 anos de um outro relacionamento. o de 15 anos nao vem tratando bem minha esposa . ele chega em casa e nao fala com ela. chamei a atançao dele , ele falou que éla esta pegando no seu pé , porque sempre que ele chega em casa depois do horario ela mi fala ,, e ele nao aceita isto . como posso fazer pra fazer ele entender que ela esta querendo seu proprio bem ,, ou vcs acham que ela esta querendo que ele retorne para casa da mae dele ,, pois trabalho a noite e nao estou em casa sempre. que horas vcs acham que devo deixar ele chegar em casa ,, e vcs concordam que posso dar castigo ? ou nao ,, um abraço a todos e por favor mi ajudem esta situaçâo esta se agravando .

    ¬ Responder
  • valter

    22-03-2013 às 03:03:48

    MINHA EX MULHER ARRUMOU UM NAMORADO E ESTA NO COMEÇO TDO LINDO E MARAVILHOSO E DIFICIL E QUE ELA ESTA DEIXANDO MEU FILHO DE 3 ANOS COM MINHA EX SOGRA QUE E UMA ALCOLATRA(QDO IA EM CASA ACABAVA COM MEU ESTOQUE DE BEBEDIAS) E COM MINHA ENTEADA DE 17 ANOS (QUE NAO VALE O QUE COME).
    E ELA PRA ME ESCONDER QUE ESTA DORMINDO NA CASA OU EM OUTRO LUGAR COM O NAMORADO NAO DEIXA MEU FILHO COMIGO O QUE FAZER...

    ¬ Responder
  • Lucia

    31-01-2013 às 12:46:54

    É triste ter q deixar os filhos sozinhos em casa.

    ¬ Responder
  • Jonathan

    14-01-2013 às 16:16:29

    MINHA IRMÃ DE 20 ANOS TEM UM FILHO DE 9 MESES,ELA SAI PRATICAMENTE TODOS OS DIAS E VOLTA P CASA AS VEZES SÓ NO OUTRO DIA,ELA NÃO TRABALHA E NÃO ESTUDA E MORRA COM OS PAIS,A CRIANÇA FICA COM MINHA MÃE;MAS ELA VIVE BRIGANDO COM ELA PORQUE ELA SAI DE CASA E NÃO VOLTA CEDO OU NEM VOLTA NO MESMO DIA;AI QUERIA SABER SE PODE TER PROBLEMAS PRA CRIANÇA POR TER SUA MÃE TÃO AUSENTE?E SE ISSO É LITERALMENTE CORRETO?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLara

    14-02-2013 às 13:56:50

    Acho que sua mãe devia impôr responsabilidade nela, eu tenho 18 anos e sou muito responsável, nunca trouxe pra casa nenhum bebê pros meus pais cuidarem, e mesmo se trouxesse EU SERIA A RESPONSÁVEL POR TUDO, COMPRAS DO BEBÊ, ALIMENTAÇÃO, HORÁRIO, CUIDADOS, EDUCAÇÃO E ETC. Não deixaria com eles, pq é falta de responsabilidade e falta de respeito com o bebê e com os pais. Que além da obrigação de ter cuidado da sua irmã, ainda ter q cuidar do filho dela, é uma sacanagem com eles. Mas se pelo menos ela fosse uma pessoa responsável, trabalhadeira ou estudiosa eu não diria nada. Fala pra sua irmã acordar pra vida que nem tudo é festa. Mas tb seus pais tem culpa em deixar ela fazer o que quer, BOTA MORAL.. afinal a casa que vcs moram é de seus pais ou é da sua irmã?? AFF....

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoviviane

    21-01-2013 às 10:51:13

    não e boa idea

    ¬ Responder
  • CRISTIANO

    09-01-2013 às 22:03:48

    ACHO QUE A REGIANE DEVE SOFRER DE ABSTINENCIA ALCOLICA OU JA NACEU ADULTA,PARA PARA PUBLICAR TANTA BOBAGEN.POR QUE UMA MAE OI PAI QUE DEIXA SEUS FILHOS A SO EM CASA ACHANDO QUE NADA QUEPODE ACONTECER E O CHAPOLIN EXISTE MERECE DORMIR NA CADEIA DO RIO DE JANEIRO

    ¬ Responder
  • Gleici Meri

    13-01-2013 às 16:20:59

    Arrogante!!!!

    ¬ Responder
  • eleni maria da silva

    31-12-2012 às 23:48:09

    quero conhecer porque eu me sinto sozinha um beijo ass eleni

    ¬ Responder
  • leciane

    10-11-2012 às 00:45:52

    meu tio sai para trabalhar e sua mulher deixa seus filhos sosinhos.sempre fica as meninas mais velhas cuidando deles mas elas aind são muito novas a mais velha tem 14 anos a outra12,elas ficam cuidando das tres ou quatro crianças para a mae ir na igreja,mas ela as vezes sai de manhã e só volta 11 da noite. moramos em um sitio onde tem um rio perto e alem disso ultimamente acontece roubos por perto.acho isso qela faz um absurdo e quero fazer algo antes aconteça algo ou um acidente.o que devo fazer?


    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocleide

    14-01-2013 às 10:55:49

    já pensou em ajuda-lo a cuidar das crianças?

    ¬ Responder
  • vivalda

    01-10-2012 às 21:43:48

    meu filho fica em casa so ele tem oito anos eu trabalho muito perto tipo 1quilometro eu ligo em meia meia hora e vou em casa em quatro horas ele so e ele e bem trnquilo mais fico muito preoculpada nao posso parar de trabalhar deus tome conta dele eu oro todos os dias antes de sair.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    14-09-2012 às 11:35:39

    Acho que as crianças devem ser incentivadas a ficar sozinhas em casa, não por falta de alternativas, mas de forma a começarem a desenvolver um sentido de responsabilidade e independência. Afinal, não é viável permitir que uma criança ande sozinha na rua, nomeadamente no percurso do trajeto entre casa e escola, sem que primeiro tenha cumprido essa etapa. Porém, deverá haver uma idade para o permitir, devendo ser calculada de acordo com a maturidade.

    ¬ Responder
  • Mauricio

    11-09-2012 às 22:32:08

    Esqueci minha filha de 3 no carro na garegem do prédio onde moro.

    Fui avisado pelo zelador após cerca de 15 minutos?

    Se cometi algum crime, o que posso fazer para me redimir?

    ¬ Responder
  • beatriz

    30-08-2012 às 02:06:03

    isso e uma porcaria e uma lei se logica como as pessoas que nao tem dinheiro vai paga uma baba eu tenho uma filha de 13 e uma de 11 se eu nao deixa els so quem vai paga minha contas eu tenho quer trabalha

    ¬ Responder
  • vilma fatima sodre

    31-07-2012 às 01:03:38

    Tenho uma filha de 16 anos e meio ea pode cuidar dos outros irmão

    ¬ Responder
  • LecirLecir

    05-06-2012 às 20:04:50

    Quando preciso sair, deixo meus dois filhos de 9 e 5 anos,sob os cuidados do mais velho que tem 17 anos, isso é considerado abandono de incapaz??
    Meu ex marido ameaçou de chamar o conselho tutelar, por causa disso, mas são poucas as vezes que isso acontece e levo sempre celular ligado, qualquer coisa o mais velho me liga e eu volto correndo..

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRafaela

    23-07-2012 às 19:48:15

    Acho que não, porque seu filho mais velho já tem idade suficiente para ficar em casa sozinho e cuidar dos menores...eu também sou a filha mais velha, tenho 15 anos, e fico frequentemente cuidando dos meus irmãos de 13 e 9 anos em casa *--*

    ¬ Responder
  • Paulo FereiraPaulo Fereira

    13-05-2012 às 04:08:00

    Tenho uma filha que vai fazer 12 anos em novembro. Pelo menos três vezes por semana ela fica só em casa das 7:30 às 9:30 da noite. Minha casa fica no local movimentado, tem portões de ferro na frente e no quintal, além de um cão. Temos telefone móvel e computadores, além dela ser muito cuidadosa. Digo a ela para não abrir a porta para ninguém e nem dizer que está só em casa e sempre me telefonar se alguém bater a porta. Além do mais, 12 anos não é mais criança. Nesta idade nossos filhos já sabem e conhecem muito da vida apesar da inexperiência. Por isso não vejo problemas em deixá-la sozinha por duas horas.

    ¬ Responder
  • Terapias Cascaisamelia beatriz

    12-04-2012 às 12:55:23

    Olha,ESTA LEI ART.133,QUE N PODE DEIXAR MENOR DE 16 ANOS SOZINHO,É UM ÓO.EU SOU DIVORCIADA E TRABALHO FORA, MEU FILHO DE 12 ANBOS, QUE AGE COMO SE TGIVESSE 18,NÃO ME OBEDECE,ME XINGA DOS PIORES PALAVRÕES,NÃO ME RESPEITA.ANTES ELE TINHA UMA PESSOA QUE FICAVA COM ELE P/EU TRABALHAR, AGORA,NÃO TEM MAIS, E ELE,NÃO ACEITA ,NÃO QUER ENTENDER QUE NÃO POSSO LEVÁ-LO AO TRABALHO MCOMIGO, QUE TEM QUE FICAR EM CASA,PRECISO,ALIÁS NECESSITO TRABALHAR.JÁ MUDEI DE HORARIO, DE LOCAL DE SERVIÇO P/PODER FICAR CONM ELE, TBM NÃO DEU RESULTADO,MEIA HORA,QUE PRECISO DEIXÁ-LO SÓ, FAZ UM ESCARCELL DANADO, AÍ É QUE ME XINGA E GRITA MESMO.ELE NÃO É LOCO.É NORMAL.O DETALHE É QUE AGE COMO ME DETESTASSE, SIMP-LESMENTE VIVO UM INFERNO,SEM PAZ, E NINGUEM GOSTA DELE, ELE É MUITO DONMO DE SI,INSUPORTAVEL, E FALA SOBRE O CONSELHO TUTELAR, E SE ACHA, JÁ ME DENUNCIOU AO CONSELHO VARIAS VEZES, POR DEIXA-LO SÓ, P/IR TRABALHAR,É UM ESCANDA-LO AQUI EM CASA.,O CONSELHO TUTELAR DEVERIA TER UMA EEENNORME CASA, JÁ QUE SÃO TÃO NBONS, E ABRIGAR TODAS AS CRIANÇAS COMO MEU FILHO,SUPER REBELDE E QUE VC NEM BATER PODE,ENTÃO ELES QUE CUIDEMN..CERTO.SEJA O QUE DEUS QUIZER,HJOJE SER AMAIS UM DUIA DE SHOM,PRECISO IR TRABALHAR E... VOU DEIXA-LO SIM SOZINHO.

    ¬ Responder
  • eloisa

    13-03-2013 às 10:56:36

    Você deveria fazer tratamento psicologico e levar seu filho junto, pois uma mãe que não consegue ter o respeito do próprio filho é porque tem muita coisa errada na relação dos dois.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDébora

    23-02-2012 às 23:19:24

    Conforme o Art 133 do CP ,é crime de abandono de incapaz deixar uma criança menor de 16 anos sozinha em casa e dá pena de 6 meses a 3 anos de prisão...é um absurdo...mas é a Lei.Melhor nhão ir contra.

    ¬ Responder
  • joycejoyce

    11-02-2012 às 20:46:43

    olha eu tenho 12 anos e fico sosinha em casa meus pais pode ser atuado po abodono de incapas

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoizabela

    24-01-2012 às 17:00:18

    tenho 11 anos,fico em casa sozinha e vou para a escola sozinha é capaz de meus pais serem acusador de abandono incapaz?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoclara

    04-01-2012 às 20:46:53

    eu acho que nao deve deixar o seu filho em casa sozinho

    ¬ Responder
  • sandrasandra

    30-10-2011 às 21:39:20

    meu filho tem 11 anos, um dia o deixei sozinho para ir ao mercado, não domerei nem meia hora e ele estava mexendo com alcool , a sorte é que era alcool em gel. Foi um susto danado,se tivesse acontecido algo, sei que seria totalmente culpada, portanto qdo saio, mesmo que ele não queira ir eu o levo.

    ¬ Responder
  • IsabelIsabel

    04-09-2011 às 15:02:34

    Tenho 10 anos , e meus pais falam que ja querem me deixar só em casa , eu concordo . Eu posso ficar sozinha em casa junto com minha irma de 6 anos?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoClaudia

    13-07-2011 às 20:34:54

    Tenho amigos que deixam as filhas de 6 e 5 anos sozinhas em casa. É por pouco tempo mas acho muito perigoso. Eles acham normal pois moram em prédio, mas mesmo assim acho o fim.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoandressa

    22-08-2012 às 12:33:42

    nossa de 5 e 6 anos são bebes ainda :0
    mesmo que seja por pouco tempo para com isso ou vc leva eles ou deixa uma pessoa de sua confiança os vendo eles !!!

    ¬ Responder
  • Cristiano RafaelCristiano Rafael

    10-05-2011 às 05:34:48

    Minha ex sai de casa e deixa nossos filhos sozinhos, eles tem apenas 10 e 8 anos... já por 3 vezes liguei pra casa dela e eles atendem estando sozinhos...
    Posso requerer a guarda deles baseado em abandono de incapaz? no caso de ligar e eles estarem só... devo acionar a quem imediatamente? a polícia ou o conselho tutelar? moramos em cidades diferentes... eu tenho quem possa ficar com eles enquanto trabalho (minha mãe e minha irmã)... existe a possibilidade de eu requerer a guarda baseado nisso?

    ¬ Responder
  • regianeregiane

    25-05-2012 às 13:17:18

    aff, deixa ele por um motivo, e tenho certeza que se vc pagasse melhor a pensão não precisaria deixar as crianças sozinhas, se vc esta preocupado pq nao paga uma babá para auxiliar , e tem outra deixar com avó , tio tia seja la quem for não tem fundamento, pois só a mãe tem o direito, o coisa chata esses homens que encomodam as mulheres , deixa sua ex viver em paz, seus filhos se quisessem ou se sentissem ameaçados teriam dado um jeito de ficar com vc, minha filha tem 11 anos e ela decidiu por a mais b que quer ficar comigo e o pai tenta tirar ela de mim assim mesmo, sabe o que isso esta causadando a ela? ela esta cada vez mais afastada do pai e disse a uns dias que ele não a respeita e que as vezes se enoja das atitudes dele. vc quer que seus filhos sintam isso por vc. ?

    ¬ Responder
  • FranklinFranklin

    11-06-2012 às 14:35:30

    Vc esta baseado a resposta do cara na sua vida. Deixe seus problemas de ladrão enxergar o do próximo.

    ¬ Responder
  • regianeREGIANE

    24-07-2012 às 18:58:49

    baseada em fatos que respondi isso não por causa de resposta dele. se as crianças se sentem ameaçadas elas dão um jeito pode ter certeza de sair daquela situação, dizem para alguém , seja no colégio, psicologa. ( para quem leva, como no me caso) . se as crianças vão ao pai e dizem que esta ruim ficar sozinhos, que o pai percebe que existe um perigo , concordo plenamente em tentar requerer a guarda dos mesmos.

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoeu

    20-03-2013 às 16:27:26

    Cala a boca sua franga provavelmente vc se separou do seu ex para poder ficar rodando na eskina!! VACA

    ¬ Responder
  • RODRIGO

    23-03-2013 às 15:47:35

    EU TBM ACHO ESTA MULHER DEVE SER UMA BISCATONA,VC E PAI TEM QUE SE PREOCULPA MESMO CARA,VC TA CERTO.

  • CleideCleide

    22-03-2011 às 00:07:42

    Meu filho tem 17 anos e eu viajo pra cidades que ficam 130Km de distancia eu posso ser acusada de abandono de incapaz?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMariiah

    01-02-2011 às 23:21:25

    Tenho 12 anos e, eventualmente, fico sozinha em casa, também moro no 3º andar. Concordo com o fato de que as crianças não devem ficar sozinhas em casa até obterem a responsabilidade necessária. Minha mãe segue todas as recomendações e avisa, também, ao o zelador do meu prédio, tenho o nº do apartamento da síndica e, qualquer problema, posso avisar a ela. Acho que seguindo tais recomendações, não há problema em deixar uma criança sozinha casa. Porém, o adulto deve estar sempre alerta ao seu celular.

    ¬ Responder
  • SIMONESIMONE

    31-01-2011 às 17:32:16

    tenho um menino de 10anos e uma garota de 17, a garota estando trabalhando e eu tbem, ele pode ficar sozinho em casa? tem uma lei onde posso pedir que o pai pague alguem para cuidar dele, ou um segundo turno na escola? ele estuda em colégio particular, e somos separados!

    ¬ Responder
  • Thais HelenaThais Helena

    12-01-2011 às 04:54:46

    Ana, seu filho não pode ficar em casa sozinho, pois você pode perder a guarda dele, ele pode ir ao conselho tutelar. Isso se chama Abandono de Incapaz.
    Junior, sua filha pode sim, ficar em casa sozinha, acima de 14 anos, pode ficar em sua casa normalmente. Já seu filho, é bom leva-lo junto. Arrume qualquer pessoa para ficar com ele!
    Seus pais estão totalmente certo, apesar de eu também não concordar com esse fato de maiores de 14 anos poderem ficar sozinho's em casa. Porém Anelse, voce nao pode ficar sozinha em sua casa. Obrigada a todos. Um abraço!

    ¬ Responder
  • Betex Transportes - bhAMANDA

    29-09-2010 às 18:39:05

    concordo plenamente com esse texto . que as crianças ñ devem ficar sozinha alem de ter responsabilidade e ter mais de 10 anos
    obrigado.

    ¬ Responder
  • Dina Paula Santos Cabral NunesANA

    01-09-2010 às 18:40:56

    meu filho tem 12 anos .moro num apartamento 3 andar.ele pode ficar só enquanto trabalho???

    ¬ Responder
  • juniorjunior

    26-05-2010 às 01:57:53

    minha filha tem 14 anos meu filho 10 eles podem ou não ficar só em casa,moro em um apartamento de 2 andares,e eles não saem para a rua.precisamos trabalhar.o que fazer.

    ¬ Responder
  • ANELSEANELSE

    22-11-2009 às 23:35:21

    Eu tenho 11 anos e fiquei varias vezes sozinha em casa
    meus pais tomam quase todas essa preucasoes para minha segurança

    ¬ Responder

Comentários - Sozinho em casa: qual a idade certa?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.