Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 2
Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Talvez já tenha acontecido com você ou com alguém próximo, uma dor desagradável, sem explicação e que o médico às vezes não sabe dizer exatamente de onde vem, mesmo depois de detalhados exames. A resposta pode estar na ponta dos dedos, mas exatamente no shiatsu, técnica de massagem de origem chinesa que se popularizou no Japão no século XIX. Hoje, também no Brasil o shiatsu é um procedimento bastante procurado por gente que quer se livrar de dores e, sobretudo, aliviar o estresse. Segundo a medicina tradicional chinesa, muitas destas dores são causadas pela estagnação de sangue e, conseqüentemente, de energia vital em uma ou mais regiões do corpo.

A partir da manipulação de determinados pontos, pressionando-os ou friccionando-os, o shiatsu dissipa a estagnação, fazendo com que a circulação volte a fluir plenamente, melhorando a oxigenação sanguínea. Suas indicações são muitas: dores musculares dores articulares, hérnia de disco, torcicolos, insônia, enxaquecas. É importante lembrar, porém que o shiatsu não é uma terapia de cura em si, explica os médicos. Ele é parte de um trabalho médico que pode incluir medicamentos, dieta alimentar, exercícios e acupuntura.

A acupuntura e o shiatsu, aliás, têm a mesma origem e ativam os mesmíssimos canais de energia do corpo humano, que, na medicina chinesa, são conhecidos como meridianos. Mais há diferenças entre os resultados obtidos pelas duas técnicas. A acupuntura movimenta profundamente nossa energia. Por isso, não é recomendada a quem esteja com o organismo muito debilitado e com a vitalidade baixa. Para esse caso, o shiatsu pode ser mais indicado porque tem efeitos tonificantes. Os dois procedimentos podem ainda ser aplicados simultaneamente, o que é comum entre profissionais habilitados. Para quem tem medo de agulhas, costuma se aliar shiatsu e acupuntura, uma agulha anestesia o centro da dor, e o trabalho com shiatsu começam pela periferia do ponto estagnado até atingir este centro.A quem prefira o chamado shiatsu puro que tem diferentes níveis de intensidade. No Japão, a técnica do shiatsu é muito mais vigorosa. Pode incluir não só o toque das mãos, mas também a pressão do cotovelo e dos joelhos.

Aqui no Brasil temos de adaptá-la e torná-la mais suave, porque são poucas pessoas que agüentam uma manipulação tão forte. O shiatsu ainda é usado como terapia auxiliar de males crônicos grave, caso de esclerose múltipla, doença neurológica que provoca transtornos motores severos. Os pontos energéticos desequilibrados durante uma crise de esclerose são ativados, melhorando sensivelmente os movimentos dos membros afetados no caso de fibromialgia, que faz o paciente sentir dores generalizadas pelo corpo à massagem também pode trazer grande alívio durante fases de crise.

Waldiney Melo

Título: Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 8

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • pedro siqueira filho

    04-03-2013 às 13:27:25

    como terapeuta da técnica shi-atsu faço o tratamento com sucesso a mais de 10 anos

    ¬ Responder
  • Cliciane

    02-11-2012 às 17:11:47

    estou fazendo uma pesquisa sobre o shiatsu no tratamento da esclerose multipla, se tiver mais algum texto, trabalho relacionado, poderia indicar-me.Também gostaria do nome do autor e ano dessa publicação, obrigada!

    ¬ Responder

Comentários - Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios