Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Ser Sobredotado

Ser Sobredotado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Ser Sobredotado

Ser-se inteligente não chega. Dizer que determinada pessoa é híper-inteligente não é o termo ideal. Ser-se sobredotado é ser-se único numa sociedade que muitas vezes ninguém entende muito bem o que isto é.

Ser sobredotado não é sinonimo de felicidade, ao contrário do que muita gente imagina, pois o desinteresse e a desintegração da restante sociedade são uma constante.

Um sobredotado tem uma capacidade mental única e muito acima da média, sendo portador de um QI (coeficiente de inteligência) bastante elevado. Um sobredotado absorve e assimila informação de forma extraordinária.

No entanto, poderá não ser em todas as áreas. Muitos sobredotados são mais talentosos nas áreas da matemática e da física, enquanto outros para áreas linguísticas e intelectuais. Há quem defenda ainda a teoria de que alguns indivíduos possam ser sobredotados fisicamente, conseguindo genialidades motoras.

Cada individuo sobredotado é híper talentoso numa determinada área. Há quem estude a sobredotação e explique que existem os sobredotados de Fatos G 8inteligencia Geral) que mesmo não sabendo ler, conseguem decifrar problemas e esquemas como equações de forma correta, quando um teste é apresentado através de imagens.

Mas afinal o que causa a sobredotação? A resposta é controversa, pois os estudos ainda não comprovam que exista uma causa científica para a sobredotação. No entanto há quem explique esta situação. Defendem que um sobredotado apresenta uma característica cerebral com funcionalidades distintas, por exemplo na massa do lobo pré-frontal, no volume da massa cinzenta ou até mesmo no tamanho do cérebro. Há ainda quem defenda (ao contrario do que foi dito anteriormente) que a causa da sobredotação são as conexões cerebrais, sendo o seu funcionamento mais otimizado, causando uma capacidade superior.

Apesar destas fantásticas características, um sobredotado pode ser uma pessoa desinteressada e um aluno com notas medíocres.

Na infância, numa criança sobredotada cuja superdotação não é reconhecida, pode ser diagnosticado défice de atenção, hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo e ser considerada uma criança desafiadora e em permanente oposição. Na verdade, a sociedade em que está inserido, torna-se a determinada altura desinteressante e aborrecida. A falta de interesses que partilha com crianças da sua idade podem causar depressão e ansiedade, e causar inveja e ciúme noutras crianças.

A verdade é que a nossa atenção enquanto sociedade se vira muito mais para quem sobre de os menos ou pouco dotados e retira a curiosidade devida a estes indivíduos. Existem centros e escolas próprias para sobredotados, mas não será isso também exclui-los da sociedade em que todos devemos viver?


Carla Horta

Título: Ser Sobredotado

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

641 

Comentários - Ser Sobredotado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios