Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Ser Sobredotado

Ser Sobredotado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Ser Sobredotado

Ser-se inteligente não chega. Dizer que determinada pessoa é híper-inteligente não é o termo ideal. Ser-se sobredotado é ser-se único numa sociedade que muitas vezes ninguém entende muito bem o que isto é.

Ser sobredotado não é sinonimo de felicidade, ao contrário do que muita gente imagina, pois o desinteresse e a desintegração da restante sociedade são uma constante.

Um sobredotado tem uma capacidade mental única e muito acima da média, sendo portador de um QI (coeficiente de inteligência) bastante elevado. Um sobredotado absorve e assimila informação de forma extraordinária.

No entanto, poderá não ser em todas as áreas. Muitos sobredotados são mais talentosos nas áreas da matemática e da física, enquanto outros para áreas linguísticas e intelectuais. Há quem defenda ainda a teoria de que alguns indivíduos possam ser sobredotados fisicamente, conseguindo genialidades motoras.

Cada individuo sobredotado é híper talentoso numa determinada área. Há quem estude a sobredotação e explique que existem os sobredotados de Fatos G 8inteligencia Geral) que mesmo não sabendo ler, conseguem decifrar problemas e esquemas como equações de forma correta, quando um teste é apresentado através de imagens.

Mas afinal o que causa a sobredotação? A resposta é controversa, pois os estudos ainda não comprovam que exista uma causa científica para a sobredotação. No entanto há quem explique esta situação. Defendem que um sobredotado apresenta uma característica cerebral com funcionalidades distintas, por exemplo na massa do lobo pré-frontal, no volume da massa cinzenta ou até mesmo no tamanho do cérebro. Há ainda quem defenda (ao contrario do que foi dito anteriormente) que a causa da sobredotação são as conexões cerebrais, sendo o seu funcionamento mais otimizado, causando uma capacidade superior.

Apesar destas fantásticas características, um sobredotado pode ser uma pessoa desinteressada e um aluno com notas medíocres.

Na infância, numa criança sobredotada cuja superdotação não é reconhecida, pode ser diagnosticado défice de atenção, hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo e ser considerada uma criança desafiadora e em permanente oposição. Na verdade, a sociedade em que está inserido, torna-se a determinada altura desinteressante e aborrecida. A falta de interesses que partilha com crianças da sua idade podem causar depressão e ansiedade, e causar inveja e ciúme noutras crianças.

A verdade é que a nossa atenção enquanto sociedade se vira muito mais para quem sobre de os menos ou pouco dotados e retira a curiosidade devida a estes indivíduos. Existem centros e escolas próprias para sobredotados, mas não será isso também exclui-los da sociedade em que todos devemos viver?


Carla Horta

Título: Ser Sobredotado

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

641 

Comentários - Ser Sobredotado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios