Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Piolhos

Piolhos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 3
Piolhos

Quando se fala no assunto, desperta uma comichão inesperada na cabeça. Coçamos e continuamos a coçar. Também o produto para tratar esta comichão causada por bicharocos incomodativos é conhecido a nível nacional. Já quase todos os apanhámos e ao contrário do que se possa imaginar, não significa falta de higiene. Descobriu do que se fala??? Acertou – Piolhos!

Piolhos são incomodativos, chatos, fazem uma comichão tremenda e notam-se a metros de distância.

Quem tem crianças, conhece o problema, e erradamente se julga que os piolhos estão associados a falta de higiene e a estrato social baixo. Os piolhos, como tudo na vida existem, ou pelo menos, podem existir em qualquer pessoa.

Mas o que são na realidade os piolhos?

Muito simples. Os piolhos são insetos sem asas. Mas como sabe, há muito mais a saber sobre os piolhos. Estes bicharocos medem entre 3 e 4 mm em estado adulto. As fêmeas são ligeiramente maiores, mas nunca ultrapassam os 5mm.

Sendo um inseto, os piolhos têm 6 patinhas que usam especialmente para subir e descer pelos cabelos. Ao contrário do que muitas vezes se fala, os piolhos só se alojam na cabeça, visto serem os cabelos o único sitio onde sobrevivem e gostam de viver.

Como gostam de sítios quentes, alojam-se atrás das orelhas e na zona do pescoço, pelo que se quer identificar se estes existem mesmo na cabeça de alguém, é exatamente aqui que deve começar a explorar.

Os piolhos não são o mesmo que as lêndeas. As lêndeas são ovinhos que ainda não rebentaram, o que só acontece ao fim de 8 dias. Ao acontecer este facto, aí sim, passará a ter piolhos e atenção, pois os piolhos reproduzem 10 ovos por dia.

Os piolhos alimentam-se de sangue humano e fazem 4 “refeições”, mordendo o couro cabeludo e injetando saliva, causando comichão e irritação. Só desta forma se conseguem alimentar.

Com uma esperança média de vida relativamente pequena, os piolhos vivem cerca de 3 meses, mas têm a capacidade de enquanto vivos reproduzirem cerca de 350 ovos.

Mas como curar-se deste mal?

Os piolhos são excelentes nadadores, pelo que se acha que lavar o cabelo com frequência com o champô normal o vai salvar da propagação, está muito enganado.

Não acredite em mezinhas nem em remédios caseiros. São totalmente falíveis e muitas vezes irritam o couro cabeludo.

Nada como os produtos de farmácia e um pente de dentes pequenos. Depois de deixar atuar o champô conforme as indicações do produto, penteie-se com paciência e tempo. Madeixa por madeixa vai ver que conseguirá em menos de nada livrar-se deste bicharoco.

Está com comichão na cabeça não está???


Carla Horta

Título: Piolhos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

791 

Imagem por: David Silverline

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • dianadiana

    07-05-2011 às 20:25:52

    Ola gostaria de saber o nome do produto.
    Obrigado.


    ¬ Responder
  • LetíciaLetícia

    10-02-2011 às 18:49:07

    Adorei a publicação!!! Tirei muitas dúvidas! Pois minha filha está com piolho, e nao sabia como comandá-los! Agora sei!
    Obrigada!

    ¬ Responder
  • Marcos Santosjackson

    09-12-2010 às 13:25:08

    Oi, gostaria de saber o nome de algum produto para o tratamento de piolhos.

    ¬ Responder

Comentários - Piolhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: David Silverline

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios