Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Sarna?

O que é a Sarna?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
O que é a Sarna?

Quantas vezes ouvimos a expressão – Arranjar sarna para se coçar. Pois o ato de coçar é o que mais acompanha a Sarna.

A sarna é uma infeção cutânea causada por um parasita. Também conhecida por escabiose, a Sarna é uma doença da pele, contagiosa entre seres humanos e animais.

O “bichinho” causador da sarna é um pequeno inseto de pequeníssimas dimensões da família dos aracnídeos, como as carraças ou os ácaros de nome Sarcoptas. Com um aspeto oval e de 4 patas o causador da infeção tem uma cor acastanhada.




A pele humana tem as condições ideias para a sobrevivência e desenvolvimento do parasita. Este consegue, sem que nos possamos aperceber disso, infiltrar-se na nossa pele, onde a fêmea deposita ovos. Aproximadamente 10 dias depois, estes pequenos ovos dão origem a novos parasitas. A contaminação é inevitável e a propagação começa a ser descontrolada por esta altura.

A pele, por esta altura, já mostra sinais da infeção. Zona vermelha, e pequenas borbulhinhas e uma comichão imensa são apenas algumas das características desta infeção. O prurido aumenta durante a noite, altura em que o corpo está mais quente (a temperatura do corpo é maior quando estamos a dormir). Como qualquer zona da pele que se encontra infetada, se se coçar, o prurido aumenta e as escoriações e feridas ou crostas aparecem.

A Sarna é uma doença cutânea transmissível, quer pelo contato permanente com a pele infetada, ou até mesmo através de roupas, pelo que a sua propagação pode ser perigosa. Escolas, por exemplo são um alvo perfeito para a Sarna. O descuido das crianças e as suas inocentes brincadeiras, levam a uma propagação rápida e perigosa. O alerta deverá ser dado de imediato, logo no primeiro caso e o tratamento deverá ser feito com preceito.

As lesões causadas pelo parasita atingem normalmente as axilas, as virilhas, os espaços entre os dedos, umbigo, dobras dos braços e pernas e zonas genitais. No entanto qualquer zona do corpo pode ser afetada (costas, barriga, membros inferiores ou superiores).

O tratamento deve ser acompanhado por um médico. Poderá ser basicamente o uso de sabonetes específicos e de cremes em todo o corpo (mesmo nas zonas que não estão infetadas), mas também poderá ser necessário um tratamento por via oral.

As roupas deverão ser mudadas diariamente e lavadas com água quente e o contato com as outras pessoas deverá ser cuidadoso. Atenção especial, naturalmente à higiene.


Carla Horta

Título: O que é a Sarna?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBeatriz Schoenfeldt Santos de Souza

    28-09-2013 às 20:37:04

    Sarna é Permanente???

    ¬ Responder

Comentários - O que é a Sarna?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios