Múltiplos benefícios do mangostão
Com apenas o tamanho de uma tangerina, o mangostão tem cor púrpura e uma casca espessa, semelhante a uma romã.
A árvore caracteriza-se por folhas verdes, leva sete anos a atingir a maturidade, e tem duas colheitas por ano. É cultivado na Venezuela, Costa do marfim, sul da China, índia e Indonésia.
As suas qualidades destacam-se em usos medicinais com muitas aplicações. Estas incluem tratamentos para problemas de pele, inflamações, problemas gastrointestinais, cancro, diabetes, colestrol,arteriosclerose, hipertensão etc.
Atualmente é muito utilizado pela medicina chinesa e indiana, filipinas, áfrica do Sul e Vietname.
E considerado atualmente o melhor suplemento devido a ser bastante antioxidante. Ele fornece uma variedade de fitonutrientes, quarenta e três xantonas, esterol e polissacarídeos, que são as principais classes de fito-nutrientes. Por suposto não restam dúvidas relativamente à sua eficácia de utilização dos fitonutrientes do mangostão no corpo humano, como um grande elemento de cura.
Trata-se pois de um super fruto com uma potente atividade antioxidante, antiinflamatória, antibacteriana e anti-tumural, podendo inclusive provocar a morte das células tumurais. Os seus efeitos permitem desinflamar as articulações e a redução das dores provocadas pela artrite reumatoide, lúpus e psoríase.
No nossos dias, devido ao estilo de vida atual, os radicais livres e a inflamação crónica tem vindo a aumentar nas nossas sociedades. no entanto, a ação dos radicais livres e a sua resposta nefasta no organismo, pode ser prevenida com o consumo regular de antioxidantes, presentes em grande percentagem no mangostão. Ele é pois visto como uma esperança renovada no campo das doenças. Além de fornecer os fitonutrientes e antioxidantes, dá energia para a redução da fadiga do dia a dia.
Pode ser consumido em sumo, xarope, elixir, comprimidos ou no caso da pele, em cremes. Esta é naturalmente rejuvenescida e tratada de qualquer sequela. Será pois o mangostão um simples fruto ou algo mais?. Durante séculos foi utilizado no sudoeste asiático como alimento e em medicina local. Atualmente é consumido por quase todo o mundo devido á sua grande eficácia na melhoria e prevenção de diversas patologias,para além de ter um delicioso sabor.
Também vai gostar:
Comentários ( 8 ) recentes
- Luene
15-07-2014 às 23:50:17Não conhecia a fruta e muito menos os benefícios do mangostão. Muito bom e gostaria de saber e sentir o seu sabor.
¬ Responder - Luiza
14-03-2013 às 08:03:58Mandei manipula garcinia mangostana de 200mg quanto devo tomar por dia tenho diabete pressao alta artrose colesterol síndrome do panico.
¬ Responder - lucitalma
01-03-2013 às 19:39:34Olá! Gostaria de saber onde encontra este fruto?Obrigada!
¬ Responder
- Weliton
20-06-2013 às 23:02:41Este fruto é cultivado aqui no Brasil,no Sul da Bahia em uma cidade chamada Una,talvez tenha em outras cidades, mas que eu saiba é nesta cidade,que fica aqui bem perto de mim.não te conheço mas se você quiser posso enviar uma meia dúzia prá vc conhecer.É realmente uma delícia.
¬ Responder
Caso queira o fruto como disse acima posso enviar uns 6 sem nenhum custo.Não comercializo simplesmente gosto deste fruto, e de vez enquando alguém me presenteia com alguns.
basta informar seu endereço certinho,que ponho no correio.
- Reinaldo
27-03-2014 às 23:00:05Estou em são paulo e quero comprar o fruto do magostão
¬ Responder
Reinaldo - Teresa Maria Batista Gil
27-07-2012 às 11:57:52Eu pessoalmente já tomei o sumo de mangostão e desde logo notei uma energia redobrada que me permitiu vencer o cansaço de que sofria no momento.Além disso o sumo tem um sabor muito agradável e fresco.A asma pode desenvolver-se em qualquer idade, embora 40% dos casos ocorra na infância. A incidência da doença tem vindo a aumentar apesar do desenvolvimento de novos medicamentos para a combater. Neste caso o mangostão revela-se útil em virtude de reforçar o sistema imunológico.Os xanthones do mangostão são poderosos anti-inflamatórios. Eles têm qualidades anti-virais que levam á redução no número de infeções virais. Os seus antioxidantes poderosos ajudam a contra atacar os efeitos nocivos dos radicais livres.Há várias doenças que podem ser controladas com o mangostão, e o seu uso beneficiará em especial aqueles que têm tendência para contrair gripes, resfriados,cansaço, problemas reumáticos, gota e alergias.O mangostão, em experiências de laboratório, mostrou ter efeitos anti-histamínicos. Também mostrou potentes efeitos anti-inflamatórios que o tornam mais eficaz em experiências, que medicamentos anti-inflamatórios prescritos. As qualidades microbianas da planta também se revelam ótimas nas infeções.O cancro é um crescimento anormal de células, que forma o tecido anormal chamado tumor, que pode ser maligno ou benigno. O macanismo que leva a células a se dividirem e multiplicarem estão fora do controlo dos genes contidos nos cromossomas do seu núcleo. Os radicais livres é que danificam as células, devendo ser combatidos com mangostão.Em muitos tipos de artrite, a maioria dos benefícios do mangostão deve-se ao seu efeito anti-inflamatório, porque bloqueia seletivamente os efeitos do enzima COX-2 e não provoca os perigosos problemas gastro-intestinais.O risco da gota pode ser baixado por alterações da dieta alimentar, na qual a ingestão de certos tipos de proteína animal é reduzida, para dimunuir a produção de ácido úrico. O efeito do mangostão é visível na gota.A gota pode ser efetivamente tratada com o mangostão e, sendo a frequência dos ataques muito reduzida pelo consumo diário deste suplemento alimentar, anti-inflamatório. O ideal é fazer-se uma toma de 3 colheres ao longo do dia.O mangostão serve ainda para fazer preciosos cremes, muito benéficos para a pele do rosto e do corpo. Como é antioxidante, repara e restaura a pele, deixando-a resplandescente. Contribui para o seu rejuvenescimento imediato e evita o envelhecimento prematuro da mesma.à medida que envelhecemos, a habilidade do corpo em manter a homeostase, ou seja o equilíbrio do corpo, declina e ios danos não são todos reparados. Deste modo, a sua nutrição é um fator primordial. Do mesmo modo, a adequação do mecanismo de produção de antioxidante e um fator chave para a eficácia das reparações da pele. O mangostão, naturalmente, proporciona uma fonte adequada de antioxidantes suplementares.
¬ Responder - Cláudia
04-09-2012 às 03:00:57Obrigada por compartilhar a informação. Estou em SP, em qual tipo de comércio encontro o mangostão em xarope ou cápsulas? grata
¬ Responder - Aresque MAchado de Almeida
18-02-2013 às 06:26:53Pelo que li achei um poderoso fitonutriente e que terá com certeza uma aplicação muito grande contras as minhas enfermidades crônicas. Ex. Baixa imunidade, artrite, artrose, várias doenças de pele.
¬ Responder
Como dispomos de frutos por aqui, gostaria de saber como preparar o xarope. Agradeço antecipadamente a resposta.