Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Estime o seu coração

Estime o seu coração

Categoria: Saúde
Comentários: 4
Estime o seu coração

Muitas vezes, pensa-se que se começa a ter doenças cardíacas por uma questão de genética, idade, problemas da vida ou elementar inevitabilidade. Pois bem, a saúde do nosso coração está mais nas nossas mãos do que imaginamos, e circunstâncias que nos passam, amiúde, despercebidas podem despoletar a patologia coronária.

O colesterol exagerado é um dos inimigos mais públicos, porque amplamente divulgado. Toda a gente tem colesterol. E convém que assim seja, já que ele é indispensável para que as células orgânicas se regenerem, substituam e desenvolvam. Não obstante, e dado que não se dilui no sangue, o colesterol tem de ser transportado entre células através de lipoproteínas, que não devem apresentar valores elevados, porque quanto maior for a acumulação destas proteínas, maior será a probabilidade de se armazenarem nas paredes das artérias, constituindo, deste modo, obstáculo à passagem da circulação sanguínea para o coração e para o cérebro. Neste sentido, as carnes vermelhas devem ser substituídas por peixes gordos e proteínas vegetais, como a soja. Para reduzir o colesterol de maneira natural há que recorrer à actividade física e consumir esteróis vegetais. Estes são extractos naturais de plantas com uma estrutura idêntica ao colesterol, que dificultam e impedem a sua absorção.

Por outro lado, a raiva e a hostilidade, acolhidas de forma habitual e persistente, também são factores de risco para eventos cardiovasculares. De facto, atacam o sistema imunitário e colocam vários órgãos em perigo. Portanto, se é daquelas pessoas que “ferve em pouca água”, ou pressente que quase nem precisa de “água” para “ferver” (!), descontrolando-se com situações aparentemente banais, preste atenção, pois essa atitude é passível de lhe acarretar dissabores bem piores do que conflitos com familiares, amigos ou colegas de trabalho!...

A boa notícia é que a Psicologia fornece técnicas de gestão da raiva descontrolada, onde se incluem a meditação, o yoga do riso (que sugere o riso, mesmo forçado, como mecanismo desencadeante do bom humor), a prática de hobbies ou de exercício físico, entre outros auxiliares com valores científicos comprovados. O exercício físico constitui um dos métodos naturais mais eficazes para melhorar a função cardíaca e regular a tensão arterial.

Optar por um estilo de vida saudável, alimentos certos e cinco minutos de exercitação diária soam como música para o seu coração. Se lhe der a “melodia” correcta, ele não falhará um compasso e a restante “orquestra” do seu organismo agradece. É que, basicamente, estamos a tratar do “órgão-rei”, que é, simplesmente, o “maestro”!



Maria Bijóias

Título: Estime o seu coração

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    22-07-2014 às 20:08:12

    Adoro exercitar-me! Creio que nosso coração é bem especial assim como nosso corpo e devemos constantemente nos avaliarmos se estamos cuidando dele com afinco. Uma alimentação saudável, exercícios diários e uma boa disposição da mente, têm efeitos surpreendentes!

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 15:56:21

    os tomates têm licopeno que ajudam a baixar as tensões. pode por exemplo juntar-lhe requeijão e fica com um óptimo aperitivo. é uma excelente maneira de introduzir nutrição nas nossas vidas. o salmão é rico em ácidos gordos ómega 3 e previne a criação de placa e a formação de coágulo. feijão-fava também deve ser considerado na sua alimentação. tenho um estilo saudável para ter um coração saudável.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 18:49:47

    para desobstruir as artérias beba sumo de romã com metade de uma banana, 5 iogirtes e meio iogurte. fica um óptimo batido. muito nutritivo. é uma óptima maneira de iniciar o dia. os oregãos são óptimos para ajudar na função cardíaca e pode comer por exemplo na pizza. estes baicxam o LDL (o colesterol mau) e aumenta o HDL (o bom colesterol). saiba ainda que o cacau escuro em pó também é muito bom.

    ¬ Responder
  • keli noronhakeli noronha

    19-09-2010 às 04:52:42

    queria saber se o coraçao rigido e veias comprimidas tem cura se o coraçao volta a ser normal?

    ¬ Responder

Comentários - Estime o seu coração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios