Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Entorse ou distensão

Entorse ou distensão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 3
Entorse ou distensão

Quando nos magoamos e queremos fazer um breve tratamento caseiro, nem sempre sabemos identificar que tipo de lesão temos. Para um leigo na matéria, é difícil diferenciar uma entorse de uma distensão. Procuremos compreender para não sermos apanhados de surpresa da próxima vez.

Uma entorse é uma rutura ou distensão dos ligamentos e tecidos em redor de uma articulação. São mais frequentes nas articulações do tornozelo e punho. Uma entrose pode estar associada a outras lesões, tornando-se, desta forma, difícil de distinguir de uma fratura. Em caso de dúvida, consulte o médico para esclarecer de que lesão se trata afinal.

No caso de entorse, a vítima queixa-se de dor na articulação e na região circundante, bem como perda de força e incapacidade de mover a articulação. Podem surgir equimoses e edemas.

O ideal, de forma a contornar o problema, é colocar a vítima na posição mais confortável possível, evitando mover ou tocar na articulação lesada. Ajude-a a descansar o membro afetado, colocando almofadas sobre o mesmo, de forma a reduzir o inchaço. Aplique uma ligadura, mas sem apertar excessivamente, sobre a articulação lesada. Após 10 minutos, pode colocar gelo diretamente sobre a ligadura, de forma a reduzir o edema e a dor.

Uma distensão é uma rutura ou estiramento das fibras musculares ou dos tendões, resultante de um esforço excessivo e repentino. As distensões são mais frequentes no pescoço, zona lombar, coxa e barriga da perna. Em termos de tratamento, pouco varia em relação ao tratamento de uma entorse.

Nestes casos, a vítima apresenta dor súbita e aguda na zona afetada, rigidez, edema e cãibras no tecido lesionado. Pode ocorrer ainda espasmo paralisante da zona danificada.

De forma a auxiliar a vítima, procura colocá-la numa posição confortável. Evite tocar ou mover a zona lesionada e procure elevar a zona, excetuando se for no pescoço ou costas.

No caso de se tratar de uma lesão nos braços ou nas pernas, utilize uma ligadura elástica. Após 10 minutos de compressão firme, aplique gelo diretamente sobre a ligadura.

Se a lesão for ao nível da lombar, a vítima deverá descansar cerca de uma hora, de forma a aliviar o espasmo muscular.

Procure auxílio médico em ambos os casos. Se na primeira será necessário fazer o despiste de uma possível fratura, no segundo caso será necessário tratamento a longo prazo.


Cláudia Bandeira

Título: Entorse ou distensão

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 6

811 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    12-08-2014 às 22:27:44

    Muito relevante identificar a diferença de entorse e distensão. Às vezes, pode-se pensar que não é nada na hora em que acontece a topagem, mesmo não sentindo dor deve-se procurar um médico para tirar raio x e verificar o que pode ser feito.

    ¬ Responder
  • Josélia Silva

    17-03-2013 às 16:44:42

    Muito interessante as informações, as explicações são compreensíveis e convicentes. Se poss´´ivel, gostaria de receber informações no meu email.

    ¬ Responder
  • O Sucesso2014camila alves

    04-09-2010 às 00:30:19

    Muito convincentes as suas explicaçoes. Parabens!

    ¬ Responder

Comentários - Entorse ou distensão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios