Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Combata a retenção de líquidos

Combata a retenção de líquidos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 46.924
Comentários: 51
Combata a retenção de líquidos

A retenção de líquidos, é uma das principais inimigas das pessoas que pretendem manter uma linha exemplar, sobretudo mulheres, caracteriza-se por um acumular excessivo de água entre as células. É uma situação anormal e esses líquidos, se não forem excretados pela urina, irão provocar inchaço, normalmente na barriga, nas mãos, nos pés, nos tornozelos, nas coxas e nos peitos, podendo levar a aumentos de peso da ordem dos dois quilos num único dia. Em acréscimo, é possível que sinta a vista embaciada, dores de cabeça e no peito e a tensão alta.

Quando a origem da retenção de líquidos ocorre nos períodos pré-menstrual e menstrual, a explicação reside nas alterações metabólicas e hormonais próprias desse ciclo, pelo que se trata de uma situação transitória que não merece grande preocupação. Todavia, a retenção de líquidos pode dever-se a insuficiência renal e/ou cardíaca, hipertensão, deficiência no funcionamento da tiroide, e problemas hormonais e circulatórios. Quando assim é, o acompanhamento médico revela-se indispensável.

Os hábitos alimentares e a postura diária influenciam significativamente a possibilidade de reter líquidos no organismo. O sal, por exemplo, de que se tem, normalmente, tendência para exagerar, é o principal agente de retenção de líquidos, conferindo ao corpo um aspeto inchado, sendo, portanto, preferível temperar com limão, ervas aromáticas e um mínimo de sal. É preciso ainda prestar atenção aos rótulos dos produtos processados, que podem não patentear “sal” no rol dos ingredientes, mas sim “glutamato de monosódio”, que vem a dar no mesmo.

Beber muita água (pelo menos um litro e meio por dia), chás, sumos de fruta natural, batidos e outros líquidos ajuda a diurese. Ingerir alho, cebola, abóbora, tomate, alho francês, couve e rúcula favorece a circulação, com diminuição da retenção hídrica. A salsa, abundante em vitaminas e minerais, auxilia na digestão de alimentos mais pesados e também é diurética. O potássio, presente na banana, combate, de igual modo, a retenção de fluidos. E, ao contrário do que se possa pensar, o ananás, a melancia, a papaia e o limão fautorizam-na. Efetivamente, o açúcar é um dos piores fatores para a retenção de líquidos.

Não permanecer muito tempo na mesma posição, nem de pé, nem sentado, e praticar exercício físico são outras dicas importantes, tal como evitar bebidas que desidratam (chá, café e, sobretudo, álcool).

Na gravidez é bastante vulgar a retenção de líquidos. Medicamentos, como a pílula contraceptiva, os corticosteróides, alguns anti-inflamatórios e outros, são, identicamente, prejudiciais. Quando se trata de uma retenção associada a má circulação sanguínea, usar meias elásticas ou descansar amiudadamente com as pernas elevadas, especialmente com uma leve inclinação para o lado esquerdo, reduz, habitualmente, o edema.

Uma mistura de água de coco com meio pepino ou meia cenoura é uma “mezinha” caseira que hidrata e coadjuva a eliminação de toxinas.


Maria Bijóias

Título: Combata a retenção de líquidos

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 46.924

361 

a carregar
Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 51 )    recentes

  • eliza

    17-04-2014 às 01:02:31

    estou com retenção liquida devido ao uso de corticosteroides , demora muito para meu corpo voltar ao normal após o tratamento?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    15-04-2014 às 22:43:01

    Já tive sérios problemas com retenção de líquidos, mas quando passei a beber 2 litros de água por dia, tive uma melhora sensacional! Parabéns pelo texto.

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • marcia

    30-03-2013 às 08:40:42

    no texto...Beber muita água (pelo menos um litro e meio por dia), chás...após voces falam que... tal como evitar bebidas que desidratam (chá, café e, sobretudo, álcool).
    afinal devemos ou nao tomar cha???e quais beneficiam???

    Saber mais em: http://www.ruadireita.com/saude/info/combata-a-retencao-de-liquidos/#ixzz2P1geIN00

    ¬ Responder
  • eliane

    17-03-2013 às 19:36:45

    queria saber se posso faze o uso de l carnitina 120 mg manipulado tomando pressat 5mg , estou malhando 5 vezes na semana. tenho muita rentençao de liquidos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDeêH

    26-02-2013 às 06:57:26

    Minha irmã tem 16 anos e em 1 semana , ela engordou 10kilos . A barriga dela está bem dura e os pés dela estão inchados .Pode ser retenção de liquidos ??

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocol

    27-12-2012 às 11:28:12

    Aline eu estou com o mesmo peso que vc , e tb estou inchada !!!

    ¬ Responder
  • Regina

    02-12-2012 às 14:56:06

    Pq vcs não respondem as pessoas, se perguntam é pq estão em duvida, precisam de ajuda!

    ¬ Responder
  • ana claudia

    29-11-2012 às 19:46:27

    eu estou fasendo quinioterapia ela me deixa muito inchada e a inda falta 5 secaoes estou mesentindo gorda ganhei 10 k

    ¬ Responder
  • Aline

    30-10-2012 às 01:55:59

    tenho terrivel problema de contençao de liquidos,só vivo cansada,não trabalho,há oito anos apos uma cesariana vivo no efeito sanfona,estou c.cisto de 0,1cm na tireoide hj,e não tenho consequido voltar meu peso de antes,59 kg,hj tenho 70kg,o que faço?nao como muito...me ajudem so vivo inchada,e tem tempo que chego no max.62kg.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Horta

    07-09-2012 às 00:27:21

    Já conhecia os problemas de inchaço em várias zonas do corpo devido à retenção de líquidos. Existem vários chás no mercado bastante saborosos que fazem efeito diurético e que ajudam na retenção de líquidos. Também ajudam no combate à celulite, pois a retenção de líquidos também não ajuda quando queremos combater este nosso tão persistente inimigo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLu

    11-08-2012 às 20:15:42

    Eu era magrinha, com seios de tamanho normal para o meu corpo e tinha uma barriga quase lisinha. Amava meu corpo! De repente, comecei a sentir umas dores na coluna e nas pernas, fui ao médico, e depois do exame, descobri que tinha duas hérnias de discos. O médico receitou um medicamento bom, mas não sabia que lá tinha corticóide. Nos três primeiros meses, meu corpo ainda estava normal, mas depois desse tempo, notei que meus seios começaram a inchar e a ficar doloridos. E minha barriga ficou enorme. Horrível! O que fazer para voltar ao normal? Se alguém pode me ajudar, agradecerei muito!

    ¬ Responder
  • Rita C.Rita C.

    11-07-2012 às 12:26:39

    Eu também fazia muita retenção de líquidos, mas não podia/queria tomar nada por causa de outros problemas de saúde que podiam piorar. Mas passava muito mal, pernas e pés muito inchados. Experimentei a clínica Bodyscience, têm vários tratamentos para este problema, e não estão a ver a diferença! São tudo tratamentos não invasivos, por isso não implicam os riscos de, por exemplo, medicamentos que andam por aí.
    Recomendo! Experimentem! Podem contactar as clínicas pelo site www.bodyscience.pt

    ¬ Responder
  • marianamariana

    30-06-2012 às 00:58:18

    Ola. Tenho 22anos, no Verão passado descobri que tinha o nível de plaquetas, e de ferro baixo, tenho vindo a fazer uma alimentação rigorosa, optando geralmente por alguns legumes ricos em ferro etc. evito doces e odeio comidas fast food. Tenho feito análises regularmente e felizmente já estou melhor, os meus niveis ja estao mais estaveis. Desde o ano passado, engordei 13kilos, faço imensa retenção de líquidos! Desde Janeiro comecei a correr uma média de 30min mais 1h de exercícios de aeróbica, tenho procurado variar (se não vou correr, vou andar 3h de bicicleta ou 1h3o natação), neste período de tempo emagreci apenas 3kilos. Reparei que não transpiro, mesmo nos dias de mais calor :s O que posso fazer para resolver a situação?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDr. Cristiano

    07-10-2012 às 23:36:05

    Mulheres têm menos glândulas sudoríparas que os homens, suam menos mesmo. Não significa retenção de liquidos ou coisa parecida.

    ¬ Responder
  • Eliane KogayaEliane Kogaya

    06-07-2012 às 14:36:07

    Olá, tenho os mesmo sintomas e tenho problema na tireoide chamado HASHIMOTO DISIASE, verifica com seu medico se nw é o mesmo problema.
    Abracos

    ¬ Responder
  • naildesnaildes

    23-04-2012 às 17:15:16

    Olá sou portadora de cindrome de behçet e faço uso diario de corticoide.e3 com isso engordei 20 kilos.Já fiz o teste e fiquei 2 meses sem tomar o remedio e com isso emagreci 15 kilos,Só q tive q voltar a tomar por q comecei a ter muitas crises.Por acaso existe algo q eu possa fazer para evitar esse efeito colateral do remedio.estou muito inchada,e já estou tomando varios chas q desincham.mais os resultados são tão lentos q da vontade até de desistir.me ajude por favor.

    ¬ Responder
  • Chocolate Quentesueli da silva

    08-03-2012 às 23:47:18

    por favor me ajudem eu estou com forte retencao de liquidos nao tenho tireoide nem pressao alta e doi as juntas dos pes e mao incham muito estarei agradecidos se alguem me ajudar

    ¬ Responder
  • maria mouramaria moura

    07-02-2012 às 22:36:33

    fiz uma cirugia ingiunal,retirei todos os glaglius p causa se um melanoma,sinto mtas dores nas pernas,e falta de circulação e retenção de liquido.o que faço p melhorar?

    ¬ Responder
  • franciscafrancisca

    15-01-2012 às 15:01:24

    o que eu façor para mante o meu pesor pois ter dias que eu estou muito enchados e aumento meu pesor da noite para o dia mim ajunda. eu tenho problema de ovarios policistos.

    ¬ Responder
  • elmaelma

    14-01-2012 às 16:20:22

    A 6anos comecei a engordar, muito pulei de 62quilos en 2anos para 102quilos estou com os meus pés mãos, e rosto muito enchados retenho muito liquidos e minha pressão que era baixa agora está muito alta,para completar estou para fazer uma histerectomia, estou sentindo muito medo pois meu pezo e minha pressão está muito alta, o que fazer? por favor me ajudem!

    ¬ Responder
  • sheilasheila

    08-01-2012 às 15:45:36

    Tenho um hipoplasi coseguentemante pressão alta, retenção de liquidos e sobre peso, podem me ajudar.

    ¬ Responder
  • CleusaCleusa

    30-09-2011 às 16:53:35

    @claudia
    oi eu tambem tenho nefrite e tomo essa medicação, faço tratamento com o nefrologista, ele disse para mim evitar o sal e tomar um litro de agua por dia. gostaria de conversar mais com voce.

    ¬ Responder
  • oséliaoselia

    16-08-2011 às 23:24:51

    olá tomo a perlutan a 8 anos mas notei que um ano atrás comecei a inchar e ganhar peso tenho problema renal...o que posso fazer pra parar de reter liquido tem algum chá?

    ¬ Responder
  • cristiane silva gomescristiane silva gomes

    03-08-2011 às 02:10:34

    quem faz quimioterapia pode tomar diurético, em caso de inchaço?

    ¬ Responder
  • LUCILENE B.SILVA

    02-12-2013 às 11:16:00

    eu fiz quimioterapia dia 25 desse mês e estou muito inchada,barriga,rosto,mãos,tornozelos,pernas,vista embaraçada,dor de cabeça,nervoso,entestino preso.em fim toda inchada.é normal?

    ¬ Responder
  • LUCILENE B.SILVA

    02-12-2013 às 11:00:19

    eu fiz quimioterapia dia 25 desse mês e estou muito inchada,barriga,rosto,mãos,tornozelos,pernas,vista embaraçada,dor de cabeça,nervoso,entestino preso.em fim toda inchada.é normal?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAndré Castro

    02-06-2011 às 23:08:53

    A melhor solução para quem quer emagrecer é mesmo, correr todos dias, pelo menos 1 hora, e tentar consumir entre 700 e 1000 calorias no máximo por dia

    ¬ Responder
  • aurea vieira santosaurea vieira santos

    26-05-2011 às 09:02:27

    tenho 45 anos tenho uma retençao de liquido fortissima nao e quelquer remedio que me funciona ja tentei muitos naturais beber 2 litros de agua por dia e nada poderias me ajudar?33

    ¬ Responder
  • Natália Martins RodriguesNatália Martins Rodrigues

    08-05-2011 às 07:10:37

    Tenho 47 anos e tenho o colesterol alto. Também tenho uma depressão há 10 anos. Há 2 meses comecei a engordar e engordei 15kg. Eu quase que não como por isso não se justifica o aumento de peso. O que sinto é inchaço em especial na cara e nos olhos e também a minha barriga dilatou muito. Também tenho o figado gordo mas o meu médico disse-me que isso não tinha grande importância. Gostava de saber porque razão estou a engordar tanto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTania

    08-05-2012 às 17:50:46

    Tenho tambem colesterol alto, depressao e eu incho muito na cara e no corpo sobretudo nas pernas, tenho hipotiroidismo, faça os exames á sua tiroide porque pelo que voce relata pode ser hipotiroidismo, as melhoras.

    ¬ Responder
  • LiaLia

    28-03-2011 às 22:20:11

    Engordei num ano 16 kg, passei de 54 para 70. Já tentei de tudo para emagrecer, até medicamentos. Todos os dias ando de bicicleta/ ou caminho pelo menos 30 minutos, sendo que há dias que o faço 3 horas. Não como doces há meses e odeio comidas fast food. Costumo comer 5 refeições por dia e tenho muito cuidado (ingiro cerca de 1200 Kcal/dia). Já fui a um nutricionista mas ele não me receitou nada disse apenas que ia acabar por emagrecer. Já passaram mais de 8 meses desde essa consulta. Alguém me pode ajudar por favor?

    ¬ Responder
  • aldaizealdaize

    05-02-2011 às 20:22:40

    faz 65 dias que fiz a redução de estômago e nãoestou perdendo mais peso eliminei só 15 e estacionou não sei precisoperder mais25 o que fazer? Será que estou inchando outra coisa estou mentruando sem parar e muito

    ¬ Responder
  • claudiaclaudia

    20-01-2011 às 19:38:42

    ola, minha mae esta com alguns problemas renais por causa,da hipertensão arterial,ela fez uma biopsia, e o resulatdo foi nefrite, depois disso começou a tomar alguns remedios antihipertensivos,e anti inflamatorios corticosteroides, dai em diante ela comecou a reter liquidos, ele fica inchada nos ombros perto da furcula esternal, nos braços e epernas nao retem liquidos o que fazer será... que ajudem a consulta dela pro medico ainda esta longe...queria resposta

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorosa maria

    27-10-2010 às 16:05:23

    eu engordei 6 quilos em 10 meses,isso aconteceu depois que comecei a tomar perlutan

    ¬ Responder
  • Rama RochesterCarla

    08-10-2010 às 01:22:04

    me ajudem por favor eu tomo a perlutan faz um ano e agora estou engordando eu queria saber o q eu faço para emagrecer de novo estou com meus peitos enorme e meu bumbum tbm esta grande perdi muitas roupas me ajudem por favor obrigado

    ¬ Responder
  • LUCINHALUCINHA

    01-10-2010 às 20:11:48

    ha 6 anos retirei uteros e ovarios desde então comecei num processo de efeito sanfona,passo um tempão com o mesmo peso derepente emagresso quase dez quilos em uma semana passa um tempo volto a engordar dinovo,de um tempo para cá comecei a inchar muito,ter dor nas pernas,cansaco,indispossição.já fui ao médico e ele disse que esta tudo normal,que só preciso fazer uma dieta.me ajude por favor

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSoraia Nunes

    27-09-2010 às 14:55:45

    @elaine
    Uma coisa que posso recomendar e umas ampolas de L-Carnitina que não faz mal ao organismo e não tem efeitos contrarios depois de parar de tomar.É muuito bom porque ajuda na eliminação de tóxinas do nosso organismo ajudando a transpirar mais rsultando melhor com exercício físico.
    L-Carnitina é o melhor que se pode tomar porque o nosso corpo também produz carnitina mas ás vezes não com a efeciencia que devia.

    ¬ Responder
  • elaineelaine

    24-09-2010 às 14:30:13

    ja estou fazendo tratamento com nutricionista ja tem 2 anos e tenho dificuldade de emagrecer este mes fiz tudo direito so perdi 1 kilo tem hora que da vontade de joga tudo pro alto mas penso em meus filhos e eu acho que a propria medica ja esta desistindo de mim pessava 109 kilos hoje estou com 103.9 ja chegei ao 100 mas volto tudo de novo num vacilo estou bebendo muito liquido e quase nao transpiro o que pode ser me ajuda pelo amor de DEUS OBRIGADA.

    ¬ Responder
  • Dinnytur Turismoana paula marinho senra

    07-08-2010 às 19:12:11

    sou uma doente oncologica de 41 anos da qual estou a ultrapassar o cancro da mama ja fez 6 siclos de quimio vou dia 16 deste mes iniciar mais 30 ciclos de radioterapia dia 2 fez 1 mes que acabei as cessoes de quimio acontece que ja recori as urgencias do sentro de saude e do hospital varias vezes por causa de estar toda inchada desde os pes pernas etc sempre que sou vista dizem que e normal so que eu ja sinto muitas dores nos pes ao andar ajudem me me digam o que faço ja nao sei mais o que fazer muito obrigado

    ¬ Responder
  • vivianaviviana

    29-06-2010 às 20:50:44

    tenho vinte quatro anos e em menos de um ano engordei 15 quilos so que naõ parece gordura e sim inghaço ,minha alimentaçaõ é bem balanceada não como doces não por estetica mas porque não gosto mesmo.já tentei dietas de todo jeito e quanto menos eu como mais engordo não faço execicio fisíco mas me movimento muito o dia todo ,no fim do dia meu pé e meu corpo parece que esta ate meio roxo de tanto inchaço por isso que pensei na retençao de liquido obrigada viviana

    ¬ Responder
  • drica

    31-07-2014 às 19:02:14

    olá, beba suco verde todos s dias que vc sentirá outra pessoa, ótimo para retenção de líquido, baixa bastante o colesterol, falo por experiencia propria, bata no liquidificador duas folhas grandes de couve, uma laranja descascada, um limão descascado e uma colher de chá de farinha de linhaça, um copo de água e gelo. bata tudo e depois coa e toma, pode por adoçante, de preferencia o stelvia, que contém sucralose. é excelente, apropriado para quem quer emagrecer.
    m

    ¬ Responder
  • marymary

    04-06-2012 às 03:19:45

    ja faz alguns meses q mesinto gorda em 5 meses engordei 11kg eu quase nao com mas tomo muito cafe fui ao medico ele me disse esse inchaço pode ser mã circulaçao ja ñ aguento mais minha barriga esta cada dia maior ate parece q estou gravida de5 meses estou tomando diuretico mas o inchaço ñ acaba e sinto muita dor nas pernas, por favor alguem me ajude a voltar meu peso normal de 67 kg. ja ñ sei o q fazeer. sinto muita dores nas costas na altura dos rins, vez enquando me ataca sistite,chego a gritar de dor no canal da urina. muito obrigada se alguem puder me ajudar.

    ¬ Responder
  • SolangeSolange

    11-05-2010 às 01:13:25

    Meu peito inchou logo após a menstruaçao apenas o direito só num lado dele e sinto dores se encosto nele
    fiz um ultrasom e deu que era retençao de liquidos quero saber se isto vai sair sozinho ja que tenho que esperar até fim de maio para consulta pois ainda falta uns exames,alguem pode me responder?Obrigada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEdineuza

    23-04-2010 às 15:24:05

    Exelente matéria. Com certeza vai ajudar muita gente que está com o mesmo problema de inchaço.Vou mudar imediatamente minha alimentação.
    Parabéns!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojaciara

    23-04-2010 às 14:07:31

    @luciana
    o melhor é consultar sua médica como está gravida não pode tomar um medicamento qualquer.
    è normal no final da gravidez voce ficar mais inchada mas se acha que está muito deve mesmo ir ao médico.

    ¬ Responder
  • lucianaluciana

    23-04-2010 às 13:47:12

    oi eu estou gravida de 8 meses e no final do dia eu estou muito inchada e acordo com as juntas do dedos que ñ consigo fechar minha mão e dormencia
    me ajunda por favor
    abraço

    ¬ Responder
  • tania cannellini da silvatania cannellini da silva

    14-04-2010 às 23:16:10

    Amei tudo que li pra mim foi muito bm.
    Eu estou muito inchada e ñ sabia o que fazer.
    Mas agora irei tomar providencias e falar pra quem esta,com o
    mesmo ploblema a solução.Que Deus ilumine cada vez mais vcs.

    ¬ Responder
  • Ely Ana Farreira dos SantosEly Ana Farreira dos Santos

    11-03-2010 às 02:57:16

    Tive um ganho de peso de 16kg em apenas 6 meses. Já procurei diversos médicos que começam a tratar mas não surte muito resultado. Fiz um exame e foi constatado hipertiroidismo e meu peso não para de subir. Faço dietas, caminhadas e sofro muito de dor nos seios e ficam inchados, assim como minhas mãos e meus pés. Por favor me ajudem.

    ¬ Responder
  • cidacida

    09-03-2010 às 22:26:15

    Tive um ganho de peso de 13kg em apenas 6 meses. Já procurei diversos médicos que começam a tratar mas não surte muito resultado. Fiz um exame e foi constatado hipertiroidismo e meu peso não para de subir. Faço dietas, caminhadas e sofro muito de dor nos seios e ficam inchados, assim como minhas mãos e meus pés. Por favor me ajudem.

    ¬ Responder
  • ritarita

    22-03-2012 às 21:43:26

    vi no site e o resultado e tomar 2copos de agua aolevantar e so depois de 15min logico apos escovar os dentes pode-se comer funciona veja mais no site farmacia da vovo e muito bom este tratamento onde os japoneses fazem e cura diversas doenças;e muito importante manter uma dieta leve e nao beber agua nem antes nem depoisdas principais refeiçoes do dia espero que te ajude e tbem faça caminhadas pelamanha que é mais frio o tempo é otimo vc vai adorar abraços.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLarissa

    02-09-2009 às 12:19:47

    Estou grávida e faço muita retenção.

    Chego mesmo a sentir as pernas muito cansadas, chego ao fim do dia esgotada.

    Mesmo usando meias eláticas e dormindo com as pernas mais elevadas que o resto do corpo esta situação continua..Tem mais alguma dicas?

    ¬ Responder

Comentários - Combata a retenção de líquidos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.