Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Churrasco Sem Culpa: Carne Vermelha Faz Bem A Saúde

Churrasco Sem Culpa: Carne Vermelha Faz Bem A Saúde

Categoria: Saúde
Churrasco Sem Culpa: Carne Vermelha Faz Bem A Saúde

Ninguém tem dúvida: fim de semana combina com churrasco. Para quem não dispensa uma carne vermelha assada na brasa, aí vai uma boa desculpa para colocar mais um pedaço no prato: o alimento é rico em ferro e proteínas de alto valor biológico, além de ser a principal fonte de vitamina B12 na DIETA.

Segundo a nutricionista Mariele Marcato, do Hospital San Paolo, a carne vermelha contém ferro heme, que é mais bem aproveitado pelo organismo do que o ferro não heme, presente nos vegetais. Por isso, o alimento ajuda na prevenção da anemia.

Além disso, as proteínas dele são consideradas completas, pois fornecem nove aminoácidos essenciais ao corpo.

— Elas são fundamentais para o crescimento de músculos e para evitar a perda de massa magra. Como o coração é um músculo, as proteínas da carne também ajudam a fortalecê-lo — afirma Mariele.

Já a vitamina B12 desempenha papel fundamental em uma série de mecanismos orgânicos, como a formação de anticorpos e o funcionamento da imunidade.

Como a carne vermelha também tem gordura, o recomendável é consumir apenas um bife do tamanho da palma da mão por refeição.

— Claro que, em um churrasco, ninguém come só essa quantidade de carne. Mas se acontecer uma vez por mês, não faz mal. O que não pode é virar rotina — diz Mariele.

Crosta tostada aumenta risco de câncer
Quem quiser consumir mais carne deve moderar a ingestão de álcool e outros alimentos calóricos, como pão de alho. O ideal é investir em saladas, legumes e grãos para compor o prato e ajudar a saciar a fome.

De acordo com a nutricionista, também é importante para a saúde ficar atento ao preparo da carne carne vermelha. O melhor é deixá-la bem passada, mas não tostada.

Estudos apontam a crosta queimada possui substâncias que aumentam o risco de câncer. Isso ocorre poque temperaturas muito elevadas fazem com que os aminoácidos e a creatina (presente nas fibras musculares) reajam e formem aminas heterocíclicas, que fazem crescer a produção de radicais livres no organismo.

Por outro lado, não completar o cozimento e comer carne mal passada pode levar à ingestão de bactérias causadoras de vômitos e diarreias


Celso Junior Juniorcis

Título: Churrasco Sem Culpa: Carne Vermelha Faz Bem A Saúde

Autor: Celso Junior Juniorcis (todos os textos)

Visitas: 0

387 

Comentários - Churrasco Sem Culpa: Carne Vermelha Faz Bem A Saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios