Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cancro da mama - Auto-exame

Cancro da mama - Auto-exame

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Cancro da mama - Auto-exame

Atualmente o cancro da mama afeta uma em cada dez mulheres, no mundo ocidental, sendo que na Europa surgem cerca de meio milhão de novos casos por ano.

Neste contexto, todas as mulheres, e especialmente as que têm mais de 40 anos de idade, devem aprender a técnica de autoexame para detetar protuberâncias ou manchas nos seios e devem fazer esse autoexame mensalmente (de preferência logo após a menstruação), pois o diagnóstico precoce e posterior remoção cirúrgica do cancro são a única esperança de cura.

Se por acaso sentir um nódulo ou espessamento da mama, enquanto toma duche, deve imediatamente fazer um autoexame, e mesmo que nunca tenha tido motivos de suspeita deve começar a realizar autoexames de rotina. Deve começar por deitar-se com a mão direita atrás da cabeça, e com a mão esquerda palpar suavemente a mama direita, pressionando muito levemente e assegurando-se que “explora” toda a mama e axila. De seguida, deve colocar a mão esquerda atrás da cabeça e examinar o peito esquerdo com a mão direita, da forma anteriormente descrita. Deve manter os dedos achatados, enquanto a mão faz pequenos movimentos circulares para detetar eventuais crescimentos dentro do tecido.

O mesmo procedimento (sentindo delicadamente todas as partes de cada mama) deve ser repetido na posição sentada, com a mão atrás da cabeça.

A inspeção visual, em frente de um espelho, também deve ser feita. Com os braços ao longo do corpo, deve observar cuidadosamente a pele e o contorno do mamilo de cada seio, à procura de qualquer irregularidade suspeita. Deve ser feita também uma observação adicional, com as mãos pressionando para dentro sobre os quadris para levantar o peito e músculos do peito - anormalidades da forma ou textura da pele ou uma mudança no tamanho da mama são possíveis indícios de doença e devem ser relatados imediatamente a um médico.

Ao estabelecer uma rotina de exames periódicos, mesmo pequenas mudanças podem ser notadas. A deteção precoce de um tumor ou um quisto permite receber um tratamento antes da condição se tornar grave ou de a malignidade se estender a outros órgãos. Desta forma, pode erradicar o mal na sua fase inicial e evitar males maiores. Neste caso, como em tantos outros, a prevenção é a melhor cura.


Carlos Vieira

Título: Cancro da mama - Auto-exame

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

647 

Imagem por: zoha_n

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:27:33

    há sinais, claro. as células começam a dividir-se mal e surge o tal tumor. no cancro da mama, as massa que se formam são os gânglios aumentados, ficando salientes. a partir dos 40 anos a mulher deve fazer o auto-exame. deve deitar-se com uma mão atrás da cabeça e com a outra, usando três dedos, tactear a a mama. quando a mama tem seio grandes deve fazer movimentos mais profundos para sentir.

    ¬ Responder

Comentários - Cancro da mama - Auto-exame

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Seguros
Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet\"Rua
Os seguros pela Internet estão a ter cada vez mais procura por parte dos consumidores, especialmente devido ao factor preço, mas também porque as pessoas começam a dominar melhor as ferramentas da Internet e a ter mais confiança nos serviços disponibilizados online.

A grande vantagem de contratar um seguro pela Internet é a possibilidade de conseguir valores muito inferiores aos que conseguiria num mediador de seguros local. Poderá conseguir reduzir o prémio do seu seguro em 50% ou ainda mais. As operadoras de seguros que actuam pela Internet não têm que pagar comissões aos correctores (intermediários) e por isso podem fazer preços mais competitivos. Além disso, poderá também fazer simulações online usando os aplicativos para esse efeito que essas empresas de seguros disponibilizam nos seus sites.

Ao trabalhar com estas empresas não terá que perder tempo em filas de espera nas agências físicas. Todas as operações podem ser efectuadas através da Internet: adesão, alteração de dados, alteração do modelo de seguro, etc., e toda a informação relativa aos seus seguros estará disponível 24 horas por dia na sua conta de cliente.

Para as pessoas que dão grande importância ao contacto pessoal na altura de contratar um serviço, as empresas de seguros pela Internet não são obviamente uma solução, e essa é uma das suas principais desvantagens.

Outra desvantagem é que no caso de haver algum problema terá que ser o próprio cliente a contactar a seguradora e a tratar de tudo que for necessário para a resolução do problema, enquanto se contratar o seus seguros através de um mediador, no caso de haver problemas apenas tem que contactar o seu mediador e será ele a tratar de tudo.

Na minha opinião, para quem percebe o mínimo de Internet e quer poupar dinheiro nos prémios dos seus seguros, obviamente que as seguradoras que actuam pela Internet e telefone (as chamadas low-cost) são sem dúvida a melhor opção.

Se por outro lado, você não domina a Internet e não gosta de se preocupar nem de tratar de papeladas, no caso de ter algum acidente, então o melhor é manter-se em contacto com as agências físicas.

Pesquisar mais textos:

Carlos Vieira

Título:Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Autor:Carlos Vieira(todos os textos)

Imagem por: zoha_n

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Francisco Moreira da Silva 04-10-2014 às 11:37:30

    Passados estes anos o canal de vendas de seguros pela internet tem muito pouca representatividade no nosso mercado. Tudo não passa de muita, mas muita, publicidade. É impossível reduzir o prémio de um seguro automóvel(é neste produto que estas seguradoras mais se tentam afirmar) em 50% ou ainda mais. O consumidor de seguros prefere e procura um profissional que EXPLIQUE OS SEUS SEGUROS. No pós venda são os MEDIADORES PROFISSIONAIS DE SEGUROS que melhor desempenham este importantíssimo serviço ao cliente de seguros, oferecendo níveis de serviço muito superiores ao de qualquer seguradora que venda pela internet! … e sem pagar mais por isso! … Sobre este tema haveria muito mais para falar, termino dizendo: O QUE RENDE É IR FAZER O SEGURO NUM MEDIADOR PROFISSIONAL DE SEGUROS.

    ¬ Responder
  • gil 17-06-2014 às 23:03:37

    tontarias , nao vale de nada , treta...

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    29-05-2014 às 16:28:35

    Os seguros pela internet precisam ser bem pesquisados, pois há muitas fraldes. O melhor é receber indicação de alguém que já use o serviço.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios