Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cancro da mama - Auto-exame

Cancro da mama - Auto-exame

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Cancro da mama - Auto-exame

Atualmente o cancro da mama afeta uma em cada dez mulheres, no mundo ocidental, sendo que na Europa surgem cerca de meio milhão de novos casos por ano.

Neste contexto, todas as mulheres, e especialmente as que têm mais de 40 anos de idade, devem aprender a técnica de autoexame para detetar protuberâncias ou manchas nos seios e devem fazer esse autoexame mensalmente (de preferência logo após a menstruação), pois o diagnóstico precoce e posterior remoção cirúrgica do cancro são a única esperança de cura.

Se por acaso sentir um nódulo ou espessamento da mama, enquanto toma duche, deve imediatamente fazer um autoexame, e mesmo que nunca tenha tido motivos de suspeita deve começar a realizar autoexames de rotina. Deve começar por deitar-se com a mão direita atrás da cabeça, e com a mão esquerda palpar suavemente a mama direita, pressionando muito levemente e assegurando-se que “explora” toda a mama e axila. De seguida, deve colocar a mão esquerda atrás da cabeça e examinar o peito esquerdo com a mão direita, da forma anteriormente descrita. Deve manter os dedos achatados, enquanto a mão faz pequenos movimentos circulares para detetar eventuais crescimentos dentro do tecido.

O mesmo procedimento (sentindo delicadamente todas as partes de cada mama) deve ser repetido na posição sentada, com a mão atrás da cabeça.

A inspeção visual, em frente de um espelho, também deve ser feita. Com os braços ao longo do corpo, deve observar cuidadosamente a pele e o contorno do mamilo de cada seio, à procura de qualquer irregularidade suspeita. Deve ser feita também uma observação adicional, com as mãos pressionando para dentro sobre os quadris para levantar o peito e músculos do peito - anormalidades da forma ou textura da pele ou uma mudança no tamanho da mama são possíveis indícios de doença e devem ser relatados imediatamente a um médico.

Ao estabelecer uma rotina de exames periódicos, mesmo pequenas mudanças podem ser notadas. A deteção precoce de um tumor ou um quisto permite receber um tratamento antes da condição se tornar grave ou de a malignidade se estender a outros órgãos. Desta forma, pode erradicar o mal na sua fase inicial e evitar males maiores. Neste caso, como em tantos outros, a prevenção é a melhor cura.


Carlos Vieira

Título: Cancro da mama - Auto-exame

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

647 

Imagem por: zoha_n

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:27:33

    há sinais, claro. as células começam a dividir-se mal e surge o tal tumor. no cancro da mama, as massa que se formam são os gânglios aumentados, ficando salientes. a partir dos 40 anos a mulher deve fazer o auto-exame. deve deitar-se com uma mão atrás da cabeça e com a outra, usando três dedos, tactear a a mama. quando a mama tem seio grandes deve fazer movimentos mais profundos para sentir.

    ¬ Responder

Comentários - Cancro da mama - Auto-exame

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: zoha_n

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios